10 mandamentos da base de maquiagem: veja as dicas para acertar na make da pele

Saiba quais s?o os 10 segredinhos do que fazer a n?o fazer com a base de maquiagem (Foto: Instagram @cinderella_merz)

Com efeito matte ou acetinado, de média cobertura ou de longa duração... ainda bem que existem várias versões da base de maquiagem para deixar o look perfeito para cada ocasião, né? Só que para uniformizar o rosto, deixar a pele perfeita e aproveitar o melhor desse produtinho, é preciso saber usá-lo do jeito certo.

Você sabe como? A gente separou os 10 mandamentos da base de make que toda mulher deveria seguir no visual do dia a dia e/ou de festa. Leia a matéria para descobrir e anote os segredinhos!

#1: escolha a base de acordo com o seu tipo de pele

Visualizar esta foto no Instagram.

Uma publicação compartilhada por Maybelline New York (@maybelline) em

Sabia que para conseguir um acabamento perfeito, o segredo é encontrar a base ideal para o seu tipo de pele? E a regrinha é simples:

- Peles oleosas podem recorrer às bases sequinhas de efeito matte para controlar o brilho e aderir melhor ao rosto;

- Peles secas conseguem o destaque certo com a ajuda das bases mais iluminadas, com efeito acetinado. Esses produtos são perfeitos para trazer o ar shiny na medida certa para a make;

- Peles mistas já estão liberadas para usar mais de um tipo de base (específica para as necessidades de cada área do rosto) ou, então, escolher as bases levemente iluminadas;

#2: sempre limpe e hidrate a pele antes da base de maquiagem

Outro ponto importantíssimo é lembrar do ritual de cuidados com a pele antes da base. Seja na make do dia a dia ou de festa, você sempre deve começar limpando e hidratando o rosto para que o acabamento da base fique impecável - e a durabilidade do look seja ainda maior!

#3: ache o seu tom ideal fazendo o teste na mandíbula

Visualizar esta foto no Instagram.

Uma publicação compartilhada por Maybelline New York (@maybelline) em

Não consegue acertar no tom da base para o rosto? Pode ser que você esteja testando o produto no lugar errado na hora da compra: ainda na loja, em vez de testar a base no dorso da mão, experimente colocar algumas opções de cor na mandíbula e veja qual delas "some" na sua pele. Essa será a perfeita para você!

#4: faça a correção de cores no rosto antes da base de make

Se você recorre ao corretivo amarelo (ou de outra cor) para anular manchas pelo rosto - a famosa correção de cores, como as experts chamam - muita atenção: faça isso antes de aplicar a base, ok? Assim o rosto ficará realmente uniforme e do jeitinho que você deseja!

#5: escolha a forma de aplicação ideal para o seu tipo de base

Assim como existem tipos de base diferentes, existem tipos de aplicações perfeitas para cada base de make. Legal, né? Basicamente, o segredo para não desperdiçar o produto e conseguir um look power é usar:

- o pincel de base para espalhar bases líquidas; 

- as pontinhas dos dedos ou o pincel duo-fibra para bases cremosas;

- a esponjinha para dar o acabamento suave depois de aplicar a base (seja do tipo que for).

#6: prefira bases de longa duração para ocasiões especiais

Visualizar esta foto no Instagram.

Uma publicação compartilhada por Maybelline New York (@maybelline) em

Se você tem algum evento importante na agenda, lembre-se de fazer a maquiagem usando uma base de longa duração. Ela é perfeita para garantir que o look permaneça intacto durante todo o evento, é específica para essas situações e não vai te deixar na mão nem mesmo com calor ou suor. Fica a dica!

#7: aplique a base trabalhando em camadas finas

A melhor forma de conseguir a cobertura e uniformização ideal na pele é trabalhando a base em camadas finas. Aplique a primeira, depois a segunda e, se necessário, a terceira! Não deixe que ela seque completamente entre as camadas, mas faça sempre aos poucos. Assim você não corre o risco de exagerar, né?

#8: lembre-se que a base sempre vem antes do corretivo

Nunca é tarde para lembrar que o corretivo deve ser usado sempre depois da base! Assim como o nome já sugere, ele existe para corrigir os errinhos que a base não consegue cobrir por si só - se houver algum. Logo, nada de aplicar a base depois de corrigir a pele, ok? Tudo em nome do look natural!

#9: não se esqueça de selar a base com o pó

Visualizar esta foto no Instagram.

Uma publicação compartilhada por Maybelline New York (@maybelline) em

Para conseguir aquele ar de pele perfeita - e garantir que a base vai ficar no lugar durante todas as horas que você precisar - é importante selar o produto líquido/cremoso com uma camadinha de pó. Vale usar o compacto caso queira mais uma camadinha de cor, ou até mesmo o translúcido se a ideia for um ar leve e sequinho

#10: fique de olho no prazo de validade da sua base

Por fim, mas não menos importante, acompanhe de perto o prazo de validade da sua base de maquiagem! Como esse produtinho tem contato direto com os poros da pele, a chance da fórmula vencida causar algum tipo de alergia ou acne é grande, viu? Respeite o limite de vida útil dele e aproveite-o enquanto puder!

Redação: Raquel Carletto

Opa, parece que você não está logada! Por favor Ou criar uma conta.