3 jeitos superdiferentes de usar a esponja de maquiagem: da aplicação do pó compacto à nail art!

O acessório também ajuda bastante na hora de reproduzir a técnica 'baking'! Descubra como na matéria (Foto: Instagram @KamilaBravo)
Você sabia que a esponja de maquiagem tem várias funções? Descubra todas elas e aproveite ainda mais esse acessório (Foto: Instagram @kokoandchanel)
Apesar de serem as queridinhos da make, esponjinhas também servem para aplicar efeitos divertidos nas unhas (Foto: Instagram @kathrynskatwalk)
O acessório também ajuda bastante na hora de reproduzir a técnica 'baking'! Descubra como na matéria (Foto: Instagram @KamilaBravo)

Além dos pincéis, as esponjas de maquiagem são as queridinhas na hora de espalhar a base e o corretivo, para conquistar um acabamento bem uniforme e natural. O que pouca gente reparou é que elas também podem facilitar - e muito! - outras etapas da produção, como aplicar o pó ou até ajudar a finalizar a nail art. Quer saber como aproveitar essa ferramenta ao máximo? Descubra 3 funções inusitadas das esponjas de maquiagem e experimente!

1. Aplicar outros produtos cremosos

Se você é fã de produtos de textura em creme, as esponjinhas podem ser suas grandes aliadas! Na hora de colorir os olhos com as sombras cremosas, em vez de usar os dedos, aposte no formato pontudo do acessório que permite alcançar os cantinhos sem borrar. Assim como para espalhar a base, o ideal é usá-la úmida, para evitar desperdício de produto e ainda deixar a sombra mais fácil de espalhar nas pálpebras. O blush em creme também pode ganhar um acabamento bem natural quando aplicado com a esponja: basta depositar a cor com o acessório, pressionando levemente sobre as bochechas.

2. Fazer a técnica 'baking'

Para aquelas que desejam copiar a técnica queridinha das irmãs Kardashian em casa mas não têm os pincéis adequados, a esponja é um adianto de vida! Aqui, ao contrário dos produtos cremosos, é preciso usá-lo sequinho para conseguir o 'baking' perfeito e não borrar a make nem grudar o pó. O truque é simples: basta aplicar uma boa camada de pó translúcido na esponja e, em seguida, transferir o produto para o rosto com batidinhas suaves sobre a região abaixo dos olhos, na linha do maxilar e até na testa, assim como ensina esse passo a passo. Esse truque, em especial, é ótimo para evitar que os produtos se acumulem nas dobrinhas da pele ao longo do dia, deixando a make sempre viçosa e iluminada.

3. Criar efeitos divertidos na manicure

Quem disse que as esponjas de maquiagem só servem para o rosto? Já parou para pensar que elas têm a textura e o formato precisos para fazer o efeito degradê nas unhas? A parte arredondada do acessório é ideal para a aplicação de outras cores ou de glitter na pontinhas dos dedos, por cima do esmalte base! Esse tipo de nail art é super glamuroso e pode ser usado com cores diferentes para causar um contraste ainda maior, ou até mesmo várias tonalidades da mesma cor passando do tom mais escuro para o mais clarinho.

Após fazer o uso da esponja nas mãos, nada de usá-la de novo na make, viu? O ideal é usar uma já antiga mesmo. Os resíduos do esmalte são bem difíceis de tirar e, para não comprometer nem o resultado das unhas nem da maquiagem, lembre-se de separar um acessório especialmente para cada função!