4 formas de lavar os pincéis e as esponjas de maquiagem

Como lavar os pincéis e esponjas de maquiagem: confira 4 jeitos diferentes!
Como lavar os pincéis e esponjas de maquiagem: confira 4 jeitos diferentes!

Todo pincel e esponja de maquiagem precisa ser lavado regularmente, principalmente os que são usados todos os dias, como os de base ou blush, por exemplo. Além de acumular bactérias e impurezas da pele, os resquícios de produtos que ficam nas cerdas podem alterar o tom ou a textura da maquiagem, estragando toda a produção. Para lavar, os produtos usados não diferem muito: ou usa-se um limpador de pincéis, ou um demaquilante ou até mesmo um shampoo neutro, aqueles de bebês que não agridem a pelel. Mas você sabia que há maneiras diferentes para deixar os itens bem limpinhos e conservados? Confira quais são!

1 - Com shampoo neutro ou demaquilante, embaixo de água corrente

Como os shampoos de bebê tem o PH balanceado e não contém álcool, eles são os queridinhos das mulheres por não estragarem as cerdas, sejam elas sintéticas ou naturais. O primeiro jeito de lavar é colocar um pouco de shampoo nas mãos e esfregar o pincel embaixo da água corrente, que pode ser a torneira da pia ou o chuveiro. Vá esfregando sutilmente o pincel e aplicando shampoo até retirar todo o produto contido nele. Nesse passo é importante deixar o pincel inclinado sob a água, para não correr o risco de molhar o cabo e estragar a cola do item. Já se a ideia for usar o demaquilante, basta depositar o produto nas cerdas e deixar agir por alguns segundos. Em seguida é só lavar com a água corrente até acabarem os resíduos da make.

Depois que retirar toda a sujeira do pincel, a dica é modelar as cerdas com os dedos para deixá-las retinhas, e deixar secar naturalmente, em cima de uma toalha ou até mesmo papel toalha, durante 24 horas.

2 - Com shampoo neutro, usando um tapete de borracha

Usar um tapete ou uma luva de borracha para limpar pincéis é uma maneira mais prática e menos trabalhosa do que usar as mãos para esfregar as cerdas. Primeiro, apoie o tapete dentro ou ao lado da pia, e separe um pote pequeno para colocar o shampoo neutro. Depois, basta ir molhando o pincel no shampoo e esfregar as cerdas no tapete, fazendo movimentos circulares e de vai e vem até que estejam limpinhos. Além disso, há a vantagem de limpar mais de um pincel por vez, esfregando todos juntos no tapete.

3 - Sabonete em barra para lavar esponjas de maquiagem

Para lavar as esponjinhas de make, a dica é usar um sabonete em barra, também neutro, e ir esfregando a esponja de forma bem sutil no sabonete até sair toda a sujeira. Vale deixar a esponja úmida para acelerar o processo, e esfregar quantas vezes precisar. Depois, é só tirar o excesso em água corrente e deixar secá-la naturalmente, por cima de uma toalha ou papel toalha.

4 - Com um limpador específico de pincéis

Para quem prefere uma maneira prática de limpar os pincéis, como naquele momento em que precisa-se aplicar cores diferentes de sombra com um mesmo pincel, vale usar os produtos específicos, que não molham as cerdas. Basta aplicá-los no pincel, limpar as cerdas com uma toalha limpa até sair todo o produto, esperar uns minutinhos e pronto.