4 situações que causam lábios ressecados: saiba o que fazer para evitar e tratar o problema

Saiba o que pode causar o ressecamento dos lábios (Foto: Instagram @christinanadin)
Saiba o que pode causar o ressecamento dos lábios (Foto: Instagram @christinanadin)

Os lábios ressecados são um problema muito comum entre as mulheres e podem estragar aquela maquiagem perfeita. Se isso acontece com você, não precisa se preocupar: dá para hidratar os lábios e deixá-los super macios para arrasar na make com bocão.

Quer saber quais são as principais causas dos lábios ressecados e como evitar que isso aconteça? Então vem conferir a listinha que a gente preparou!

1- Clima seco

Se você mora em um local com o clima seco, ou está de viagem, é bem provável que já tenha sofrido com os lábios ressecados. O problema é ainda mais frequente no  inverno, quando a umidade do ar fica mais baixa.

A forma de lidar com isso é simples: aposte nos hidratantes labiais. Além disso, evite passar a língua nos lábios. Apesar da sensação de alívio momentâneo, a prática acaba piorando o ressecamento.

2- Queimadura de sol

O excesso de sol também pode ser uma das causas do ressecamento labial. Isso acontece porque os lábios são uma semimucosa - ou seja, uma pele mais fininha e propensa à perda de água que o resto do corpo.

Se acontecer com você, a solução é escolher um hidratante labial com alto poder de hidratação nos dias seguintes à exposição ao sol. Para evitar que a queimadura volte a acontecer, é indicado usar um protetor labial com FPS sempre que for à praia ou piscina.

3- Reações alérgicas

A causa do ressecamento labial também pode ser uma reação alérgica a algum produto que você esteja usando. Isso pode acontecer por causa de algum componente do seu batom, pelo creme dental ou mesmo outros produtos, incluindo os alimentos.

Nesses casos, o uso do produto que causou a alergia deve ser interrompido imediatamente. Procure o seu médico, que pode receitar uma pomada para conter a reação, que também ajudará a combater o ressecamento. Você também pode apostar no uso dos hidratantes labiais, para ajudar a deixar sua boca macia novamente.

4- Remédios para acne ou quimioterapia

Alguns remédios para acne, como a tretinoína, também provocam a desidratação dos lábios. Mas isso também pode acontecer em outros tratamentos médicos, como a quimioterapia. Por usarem substância fortes, é normal que os lábios fiquem ressecados ou mesmo rachados ao fazer esses tipos de tratamento.

Para minimizar o efeito, aposte em um hidratante labial bem potente e evite situações que podem agravar o ressecamento - como as queimaduras solares e passar a língua nos lábios.

Redação: Gabrielle Nunes