5 dificuldades das maquiagens no verão e como superá-las: veja os truques!

Saiba como fazer a maquiagem de ver?o durar mais tempo e aprenda os truques certeiros para os dias de calor (Foto: Instagram @whitneymadueke)

Assim que começa o verão as makeup lovers já sabem o que esperar: brilho excessivo na pele maquiada, certa dificuldade na hora de produzir o rosto bronzeado - e descascado pelo sol -, sem contar no hard work que é usar máscara e lápis de olho sem escorrer.

Mas você sabia que cada um desses pequenos probleminhas de make no calor podem ser contornados com medidas simples? São truques fáceis e rápidos que podem salvar todo e qualquer look até o fim do verão. Quer ver? A gente te mostra na matéria!

1. Base com aspecto oleoso nos dias quentes

Visualizar esta foto no Instagram.

Uma publicação compartilhada por Emily DiDonato (@emilydidonato) em

Nos dias de verão a pele produz mais suor e, consequentemente, mais oleosidade no rosto - o que acaba atrapalhando bastante o acabamento da base no visual, né? Para fugir disso, não tem muito mistério!

Como contornar: o segredo é investir na limpeza diária da pele (especialmente com a esfoliação antes de fazer a maquiagem, justamente para desobstruir os poros de impurezas e oleosidade). Depois, o segundo passo é hidratar o rosto com um creme à base de água e escolher uma base leve mais sequinha e corretivo. Use o pó translúcido fixador de make e prontinho!

2. Lápis de olho e rímel escorrendo para a região das olheiras

Visualizar esta foto no Instagram.

Uma publicação compartilhada por Maybelline New York (@maybelline) em

Usar o delineador, lápis de olho ou máscara durante um dia de calor é quase sempre lidar com o olho de panda no look. O que acontece é que o calor e suor vão derretendo a make e os pigmentos pretos se acumulam todos embaixo dos olhos, né? Mas tem jeito!

Como contornar: aqui, vale separar as dicas por produtos usados:

- Lápis de olho e delineador: prepare a pele dos olhos usando um hidratante ou primer específicos. Depois, o segredo é esfumar bem o traço na pálpebra e/ou linha rente aos cílios inferiores. Isso ajuda a fixar mais os pigmentos e, ao mesmo tempo, retirar o excesso que acabaria escorrendo ao longo do dia.

- Máscara de cílios: aqui, a melhor forma de evitar que o pigmento transfira dos cílios para a pele é apostando numa fórmula à prova d'água e bem resistente. Isso já vai ser suficiente para manter a make perfeita!

3. Produtos de make mais claros do que o rosto bronzeado

Visualizar esta foto no Instagram.

Uma publicação compartilhada por Melissa Alatorre (@alatorreee) em

Quem nunca passou o dia inteiro na praia e na hora de fazer a make da noite viu que os produtos de maquiagem não estavam mais no tom da pele? Esse probleminha é real, mas é possível driblá-lo:

Como contornar: a melhor forma de deixar a make compatível com o seu bronzeado é ter produtinhos alguns tons acima da sua cor de inverno. Deixe separado uma base e/ou corretivo mais escuros na nécessaire e aposte sem medo nas misturinhas! 

4. Maquiagem craquelada na pele descascando pelo sol

Visualizar esta foto no Instagram.

Uma publicação compartilhada por(@kamilabravo) em

Quem se esquece de usar o protetor solar no rosto nos dias de calor acaba lidando com um probleminha bem incômodo: a descamação da pele. Isso pode atrapalhar - e muito - a make no dia a dia, né? Mas nada que algumas trocas não possam resolver.

Como contornar: para não deixar as peles descascando no rosto muito evidentes, o primeiro truque é hidratar bem a pele e, depois, deixar o pó um pouquinho de lado. Em vez dele, aposte em bases líquidas com efeito matte. Elas vão aderir bem ao rosto e amenizar qualquer imperfeição!

5. Batom cremoso derretendo pelo calor

Visualizar esta foto no Instagram.

Uma publicação compartilhada por SHAYLA (@makeupshayla) em

Já reparou como o batom acaba ficando com aspecto borrado mais facilmente no calor? Isso sem contar na facilidade com que ele transfere para outros objetos e parece não secar tão facilmente. Para isso, vale fazer uma pequena mudança de textura.

Como contornar: nos dias de muito calor, uma opção mais segura é o batom matte líquido! Ele deixa um aspecto sequinho, dura mais tempo na produção e dá o acabamento perfeito ao look. De todo jeito, caso você não queira abrir mão do batom cremoso, vale partir para o truque do pó fixador por cima da boca para fazer a make dos lábios durar mais tempo.

Redação: Raquel Carletto

Opa, parece que você não está logada! Por favor Ou criar uma conta.