6 dicas para conseguir um acabamento perfeito com o batom matte escuro!

Que o efeito do batom matte já conquistou grande parte das apaixonadas por maquiagem é certo, mas o momento da aplicação - das cores escuras, principalmente - pode reservar alguns desafios. Não tem nada pior que estar com pressa e acabar borrando a boca com um batom escuro que seca super rápido, ou ainda sair com o produto mal passado e só perceber horas depois. Mas, apesar dessas dificuldades, mudar a cor e a textura do batom não precisa ser a solução para o seu dilema: existem alguns truques que podem tornar a aplicação do batom muito mais prática e livre de erros. Confira!

1 - Hidrate os lábios

Por mais que sejam maravilhosos em relação à duração e aparência, o batom matte nem sempre desliza tão bem na hora da aplicação e, ainda, mostra sem pena a aparência desidratada dos lábios, levantando aquelas desagradáveis pelinhas e marcando imperfeições. Por isso, a dica número 1 para aplicar o produto de maneira mais rápida e ficar com a boca impecável é hidratar! Na pressa, agilize o processo usando uma camada de protetor labial antes de preparar a pele e outros detalhes da make; depois, é só retirar o excesso do produto é aplicar o batom matte com muito mais facilidade. Outra dica é escolher os batons matte com textura mais macia, que ajudam na hora de deslizar a bala nos lábios.

2 - Aplique a primeira camada do produto com pincel

Se mesmo depois de hidratar, você ainda não levar muito jeito para acertar o contorno dos lábios, que tal facilitar a vida recorrendo ao bom e velho pincel? Por se tratar de um produto bem mais seco, é difícil conseguir um acabamento perfeito apenas com a ajuda do aplicador - já que a cor vai acabar saindo mais apagadinha -, mas experimente passar a primeira camada dessa maneira para, só depois, aplicar o batom direto da bala. Como as partes mais difíceis já estarão contornadas, a chance de errar e estragar tudo vai ser bem menor.

Dica extra: por sinal, se você estiver insegura quanto ao tom do batom que pretende comprar, que tal testar o produto antes da compra? Para isso, basta usar o Virtual Try-On no site de Maybelline NY! A ferramenta é um simulador para teste de maquiagem que permite ver a cor de qualquer batom da marca ao vivo no seu visual. Vale experimentar!

3 - Faça o contorno com lápis

Outra dica para tornar a aplicação mais rápida e precisa é fazer o contorno com um lápis da mesma cor do batom. Além de delimitar bem a área e diminuir a chance de deixar o acabamento borrado, o produto ainda pode ser usado para aumentar ainda mais a durabilidade do tom nos lábios: para isso, basta preencher toda a boca e, só depois, aplicar o batom por cima.

4 - Comece desenhando um no meio dos lábios

Com o pincel, lápis ou mesmo diretamente da bala, uma dica infalível para facilitar sua vida na hora de usar o batom matte escuro é começar a aplicação fazendo um "X" na parte de cima da boca, que cria um formato próximo a um "coração". Feito isso, é só ir preenchendo dos lados da maneira que achar mais fácil com a tranquilidade de já ter passado pela área mais difícil sem estragar tudo.

5 - Use o cotonete para limpar os borrados

Mesmo com alguns truques facilitando a vida na hora da aplicação, é claro que um borrado ou outro pode acabar passando pela marquinha dos lábios - e esse é um lado negativo dos batons escuros que não dá para fugir sempre. Para corrigir esses erros sem correr o risco de borrar tudo, a dica é contar com a ajudinha dos cotonetes para limpar a área ao redor da boca, tomando bastante cuidado para não encostar nas partes que já estão certinhas.

6 - Elimine as manchas com base ou corretivo da mesma cor da sua pele

Depois de limpar o borrado ao redor da boca, pode acontecer de algumas áreas ficarem manchadas com a cor do batom. Para resolver isso, o segredo é contar mais uma vez com a ajuda dos cotonetes - mas, desta vez, aliados à base ou corretivo da cor exata da sua pele. Para fazer o truque, é simples: basta aplicar um dos dois produtos no cotonete, tirar o excesso e passá-lo em volta dos lábios para se livrar do borrado e conseguir um acabamento impecável.


Opa, parece que você não está logada! Por favor Ou criar uma conta.