6 erros com o contorno do rosto que provavelmente você já cometeu: saiba quais são e como evitar!

Mulher com o rosto contornado por um risco azul

Você sabe como fazer o contorno facial perfeito. A técnica queridinha das famosas é super simples e perfeita para deixar os traços do rosto bem destacados na make - mas, ao mesmo tempo, quando se perde a mão na cor, acabamento ou aplicação do bronzer, blush e iluminador, o resultado final pode ir do power ao over em dois tempos!

Quer saber como não correr riscos? Continue lendo a matéria para ver quais são os erros mais cometidos quando o assunto é contour e aprenda a fugir de cada um deles!

Erro #1: ignorar o formato do rosto

O passo a passo do contorno facial está bem longe de ser igualzinho para todas, viu? Não se deixe enganar por tutoriais genéricos sobre o assunto! Para valorizar e disfarçar os traços do nariz e extremidades da face é preciso, primeiro, conhecer o formato do próprio rosto. Redondo, quadrado, oval, triangular... já sabe qual é o seu? Então clique aqui e saiba como realçar cada tipo!

Erro #2: escolher o tom errado dos produtos de contorno

O segundo erro mais cometido pelas fãs iniciantes no contour facial está no tom dos produtinhos. Tanto o bronzer (que faz as sombras), quanto o blush e iluminador usados para trazer luz e sombra a pele devem ser compatíveis com a cor da pele - caso contrário, o resultado será uma make nada natural! Aqui, para descobrir a tonalidade perfeita, o segredo é testar sem medo.

Erro #3: usar mais de uma textura no mesmo contorno facial

Ainda sobre maquiagens com acabamento natural, vale seguir a dica de eleger um único tipo de acabamento na make. Assim, se você pretende fazer a produção da noite com pó compacto e blush em pó, é melhor contornar o rosto também com produtos em pó. Da mesma forma, se usar produtinhos cremosos na preparação da pele, mantenha a textura na hora de criar as sombras e luzes no rosto.

Erro #4: não esfumar bem as partes sombreadas

Seja usando produtinhos em creme ou em pó, o grande truque de maquiagem para o contorno facial está em esfumar tooodo o contour do jeito certo! Quanto mais espalhados na pele estiverem o bronzer, iluminador e blush, mais natural o look vai parecer. Agora, se precisar de uma ajudinha para escolher o pincel certo para a tarefa, essa matéria aqui pode te ajudar.

Erro #5: deixar de iluminar os pontos altos da face

Apostar no contorno facial sem finalizar o look com o iluminador pode dar a sensação de visual incompleto na sua maquiagem, viu? Isso acontece porque não basta apenas escurecer e disfarçar os traços mais evidentes - é preciso, também, enaltecer e destacar os pontos altos da sua face, como a pontinha do nariz, arco do cupido e têmporas. Já sabe: nada de abandonar o highlight nessa técnica!

Erro #6: deixar a sombra marcada demais no nariz

Se você prefere afinar o nariz, nada mais justo do que contorná-lo de acordo com o gosto! Maaaas, em nome do acabamento impecável, lembre-se de garantir que a sombra dessa região se misture completamente à pele. É que por estar em evidência, o contorno muito marcado no nariz pode comprometer o resultado final da produção. Melhor dar uma atenção ainda mais especial a ele, né?

Redação: Raquel Carletto

Opa, parece que você não está logada! Por favor Ou criar uma conta.