6 erros comuns na hora de remover a maquiagem dos olhos

Descubra os 6 principais erros na hora de retirar a maquiagem dos olhos
Descubra os 6 principais erros na hora de retirar a maquiagem dos olhos

Retirar a maquiagem ao final do dia é um passo muito importante para garantir a saúde da pele, ainda mais quando a aposta é em uma make poderosa nos olhos. Por ser uma das áreas mais sensíveis do rosto, eles precisam de uma atenção extra na hora de remover todos os pigmentos de cor e impurezas, para não correr o risco de causar reações alérgicas ou as tão temidas linhas de expressão. Para acabar de vez com os problemas, separamos os 6 erros mais comuns das mulheres na hora de remover a make de olhos. Confira e saiba como evitá-los!

1 – Utilizar produtos agressivos na hora de retirar a maquiagem dos olhos

O primeiro passo é observar o tipo de produto usado para fazer a make e a melhor forma para remoção: entre as máscaras de cílios, por exemplo, existem as que saem apenas com água, outras com água morna e aquelas que exigem um demaquilante bifásico. Se a ideia for invertir no produtos mais específica de remoção, o ideal é utilizar um suave e formulado para a região, evitando que as substâncias mais abrasivas causem alguma reação. Além disso, a dica é sempre evitar o contato dos produtos diretamente com os olhos, fazendo massagens suaves até que a maquiagem seja completamente removida.

2 – Esfregar o algodão nos olhos

O principal erro cometido na hora de retirar a make dos olhos é esfregar o algodão neles. Apesar de macio, ele pode irritar a pele sensível da região e até mesmo causar danos. O recomendado é passar uma quantidade suficiente de removedor para a área dos olhos no algodão e deixar parado por alguns segundos. Após, passar delicadamente sobre a pálpebra e cílios até que a maquiagem seja completamente removida. Caso seja necessário, repita o passo a passo.

3 – Utilizar apenas água e sabão para retirar maquiagem à prova d'água

Maquiagem à prova d'água tem esse nome justamente por ser resistente à umidade. Por isso, para retirar esse tipo de produto, procure utilizar um demaquilante com a base oleosa para que a remoção seja feita da maneira certa. Além disso, prefira discos de algodão para fazer a limpeza dos olhos. Por serem delicados e não soltarem tantas fibras quanto as bolinhas, eles facilitam o processo.

4 – Utilizar shampoo infantil para lavar os olhos

Um erro muito comum na hora de retirar a maquiagem dos olhos é investir em shampoo infantil. Apesar de ser delicado, ele não foi feito para a higiene dessa região, podendo causar irritações. Além disso, o produto não é totalmente eficaz na retirada da maquiagem, assim como um demaquilante específico para a área dos olhos.

5 – Esquecer da lavar o rosto com água corrente

Apesar da maquiagem ter sido completamente removida com o demaquilante, é sempre necessário fazer a limpeza facial com água corrente e sabão para o rosto. Esse passo vai evitar que o acúmulo de produtos químicos do demaquilante, fibras de algodão e até mesmo alguma maquiagem restante irrite os olhos durante a noite.

6 – Não hidratar a região dos olhos

Justamente por se tratar de uma área delicada, a região dos olhos necessita ser hidratada. Por isso, sempre que fizer a limpeza da maquiagem com água limpa e corrente, procure passar um hidratante ideal para essa área. Isso vai garantir que a pele fique saudável e possa ser renovada corretamente durante o sono.