6 motivos para apostar no batom na hora de transformar - por completo! - o seu look

O batom pode deixar o look de festa mais elegante quando a maquiagem dos olhos estiver mais simples (Foto: Instagram @sazan)
Leia a matéria e comprove que o batom pode transformar qualquer maquiagem! (Foto: Instagram @shereenlovebug)
Em um look mais formal, batons vivos e acesos podem dar um toque moderninho ao visual (Foto: Instagram @vvalentines)
O batom pode deixar o look de festa mais elegante quando a maquiagem dos olhos estiver mais simples (Foto: Instagram @sazan)

O batom é aquele produto must have que tem um poder incrível em qualquer maquiagem! É ele que vira seu aliado quando você só tem 2 minutos pra se maquiar ou quando você não está no mood de criar um olho poderoso cheio de efeitos esfumados. Se você é do time de mulheres que ainda não acredita taaanto assim neste queridinho de make, o Tudo Sobre Make preparou 6 provas que te mostram que o batom consegue, sim, transformar para melhor qualquer rostinho - que já esteja maquiado ou não. Vem ver!

1. O batom aquece o visual e disfarça a palidez

Se você tem cabelos e pele muito claros, provavelmente vive driblando o efeito pálido e monocromático na maquiagem. Ao invés de passar um tempão criando contornos e smokey eyes intensos, o batom te ajuda a acender o visual em um só passo! Cores como vermelho vivo, cereja e nuances como rosa e coral bem clarinho ajudam nessa missão dando um toque de cor no centro do rosto.

2. Deixa a maquiagem noturna mais bonita

Uma publicação compartilhada por (@vvalentines) em

Sabe quando você se arruma para uma festa ou balada à noite e não sabe se coloca um batom ou não? Pois bem, na dúvida, vai no sim! O item consegue dar um "up" na make como nenhum outro produto de beleza consegue, ainda mais se for uma cor marcante. Para quem gosta de tirar fotos, o batom geralmente é o item que mais se destaca na imagem, por mais que a make dos seus olhos esteja bafônica.

3. O batom e o gloss valorizan o bronzeado da pele negra

A pele negra é naturalmente mais bronzeada e luminosa, mas o batom também ajuda a dar um glow a mais - principalmente os de acabamento glossy e os mais cremosinhos. É como se a pele tivesse ganhado um iluminado natural causado pelo sol. Aposte em tons de nude com fundo amarronzado e bege, mas se quiser ir pelos intensos, os batons vermelhos e marrons escuros são boas opções.

4. Deixa o look de trabalho mais moderninho

Se o seu job permite looks e makes despojadas, se jogue no batom vermelho quando sentir que a sua roupa está formal demais para o ambiente. Mesmo durante o dia, o red lipstick ajuda a acender o visual enquanto a roupa estiver mais arrumadinha e mais fechada. Vale apostar em tonalidades que mais valorizam o seu tom de pele. Aqui, você consegue descobrir tudinho sobre batom vermelho e tom de pele.

5. Dá a impressão de dentes mais brancos e luminosos

Um dos truques de maquiagem para dar impressão de dentes mais claros e luminosos tem a ver com batom: os de fundo azulado ajudam a neutralizar a cor amarelada dos dentes por causa do contraste com os pigmentos frios do item. Assim, o sorriso fica mais claro e o tom amarelo dos dente não chama tanta atenção. A dica é apostar em batons como rosa, vermelho, coral, vinho e roxo, que deixam a maquiagem mais radiante.

6. Garante um toque coradinho ao 'no-makeup' makeup

Sabe aquela maquiagem natural que está super em alta? A preparação da pele é o grande segredo para o efeito no-makeup, mas o batom também consegue deixar o look ainda mais natural e ainda dar aquele efeito coradinho ao rosto, como se você estivesse acabado de sair da praia! Aposte em tons clarinhos como pêssego, coral e rosinha claro. As negras podem apostar em tons de nude e gloss transparente para dar o efeito glowy.

Redação: Beatriz Doblas