6 motivos para manter a limpeza do seu pincel de maquiagem em dia

 A limpeza dos pincéis é fundamental para prevenir o aparecimento de espinhas, cravos e irritações na pele!  (Foto: Shutterstock)
 Pincéis como o de base concentram maior quantidade de produto e devem receber uma atenção especial!  (Foto: Shutterstock)
 A limpeza diária com o álcool irá prolongar a vida útil dos pincéis, pois evitam que as cerdas caiam e o cabo de madeira apodreça  (Foto: Shutterstock)
 A higienização dos pincéis é fundamental para garantir ainda um boa aparência mesmo quando se está sem maquiagem!  (Foto: Shutterstock)
A limpeza dos pincéis é fundamental para prevenir o aparecimento de espinhas, cravos e irritações na pele! (Foto: Shutterstock)

Há quem não ligue muito para o seu uso, mas as experts em maquiagem sabem os benefícios de usar os pincéis na hora de preparar uma make impecável! Eles facilitam a produção e deixam tudo mais bonito, por isso é preciso ter cuidados com a limpeza desses acessórios. Afinal, essas ferramentas são tão importantes quanto um delineado perfeito. A maquiadora Milena Brambilla, da Escola de Maquiagem Profissional de Curitiba, indicou 6 motivos para a manter a limpeza do seu pincel de make em dia! Confira quais são!

1. Pincéis podem ter bactérias e fungos que oferecem risco à saúde

Milena esclarece que ahigienização após cada aplicação com os pincéis é fundamental, pois eles podem ter bactérias e fungos que trazem sérios riscos à saúde. "É recomendável lavar os pincéis depois de utilizá-los e uma vez por mês, aproximadamente, limpá-los com sabão ou shampoo neutro e sempre deixá-los virados a fim de que a água não escorra até a madeira, explica a maquiadora.

A maquiadora ainda complementa. "Esse tipo de cuidado é importante porque quando os pincéis ficam muito tempo sem limpeza podem acumular poeira e impurezas e dessa forma ser um terreno fértil para bactérias e fungos que podem irritar a pele deixando-a sensível e suscetível à infecções", esclarece.

2. Pincéis sem limpeza podem causar espinhas, cravos e poros inflamados

A paixão das mulheres pela maquiagem vem do desejo de consertar imperfeições e ressaltar pontos fortes do rosto. Contudo, Milena ressalta que a falta de higienização, principalmente nos pincéis para base, pode causar o efeito rebote. "Os pincéis usados para fazer a base de maquiagem concentram maior quantidade de produto e devem ter uma atenção especial. Espinhas, cravos e poros inflamados podem ser uma consequência da falta de higienização", indica.

A dica de Milena para fazer a limpeza desse tipo de pincel é usar o álcool isopropílico. "Uma ótima opção é comprar o álcool isopropílico para higienização diária. Você pode colocar o produto em um borrifador e adicionar, inclusive, um aromatizante para evitar o cheiro forte. Ele deve ser aplicado sobre os pincéis seguidos de leves movimentos de vai e vem em um papel toalha para evitar a contaminação", explica a profissional.

3. Prolonga a vida útil do acessório

Engana-se quem pensa que os pincéis de maquiagem não se estragam. Eles tem uma validade que pode ser reduzida quando a higienização não é feita corretamente. Milena aponta que limpá-los sempre após o uso faz com que durem muito mais! "A limpeza diária com o álcool irá prolongar a vida útil dos pincéis. A lavagem, porém, deve ser feita da maneira correta para que não apodreça a madeira e faça com que as cerdas caiam", afirma a maquiadora.

4. Pincel limpo ajuda a economizar produto

Quando os pincéis ficam muito sujos por já estarem com muita maquiagem acumulada, é preciso passá-los mais vezes nos produtos e assim o resultado pode não ser o esperado. Isso muitas vezes acontece porque quando eles juntam resíduos em seu interior, se pega mais make para aplicar no rosto e o visual fica super carregado. Por isso, é fundamental lembrar sempre que as ferramentas limpas ajudam não só a fazer um look perfeito, como economizar produto, afinal, será necessário passar menos vezes o pincel em pós e bases.

5. A make não fica acumulada no centro da esponja e dos pincéis

Para aquelas que preferem usar as esponjas para se maquiar, também é importante limpar quando reparar que a cor começou a ficar diferente da original. O motivo para manter a limpeza das esponjnhas em dia é que elas têm ainda mais chances de acumular resíduos no interior, justamente por terem a capacidade de absorverem mais os líquidos. E não se esqueça de sempre deixá-las nas suas respectivas embalagens, lugares arejados e longe da umidade, para evitar contaminação com organismos que circulam pelo ar!

6. Deixa a maquiagem impecável

Quer uma maquiagem perfeita? Um pincel limpo é um dos segredos! "A higienização dos pincéis é fundamental para uma boa aparência mesmo sem maquiagem. Pessoas que fazem com regularidade maquiagem com profissionais devem ficar atentos aos cuidados que o profissional tem com os pincéis. Imagem é fundamental e higiene também", conclui Milena Brambilla.