7 coisas que pode você pode estar esquecendo na hora de se maquiar: do batom à cor da base

Leia a matéria e descubra se você está esquecendo algum passo importante na maquiagem! (Foto: Instagram @beautymalene)
Conferir a maquiagem à luz natural ajuda a perceber se a cor da base está diferente ou se o batom está borrado! (Foto: Instagram @tenipanosian)
Esperar o batom secar antes de sair de casa e limpar as pálpebras com cotonete para tirar o excesso de máscara de cílios costumam ser passos esquecidos na hora da maquiagem! (Foto: Instagram @brihallofficial)
Leia a matéria e descubra se você está esquecendo algum passo importante na maquiagem! (Foto: Instagram @beautymalene)

Que atire a primeira pedra quem nunca saiu de casa e percebeu algum errinho de maquiagem no próprio rosto: batom borrado? Máscara de cílios nas pálpebras? A cor da base que oxidou e ficou num tom diferente da sua pele? Quem já passou por esses mini desastres é bem capaz de estar esquecendo passos importantes na hora de se maquiar, como tirar o excesso de batom ou observar a make numa luz boa. Veja a lista e confira 7 coisas que você pode estar esquecendo - ou até mesmo ignorando! - na sua maquiagem!

1. Tirar o excesso de batom do centro dos lábios

Se o batom sempre mancha seus dentes logo depois que você aplica nos lábios, é bem provável que você esteja esquecendo de tirar o excesso. E pra isso, o famoso truque do tempo das nossas avós continua bem atual: é só você colocar o dedo indicador no centro dos lábios e puxar levemente para fora. Assim, você consegue retirar o excesso de batom da parte interna dos lábios e não correr risco de o produto manchar os dentes da frente.

2. Esperar o batom secar

Você aplica o batom e logo em seguida vai vestir a roupa ou já sai de casa? Saiba que há grandes chances de ele borrar na rua ou manchar seu look do dia. É que esperar o batom secar completamente é passo importantíssimo para evitar esses desastres de beleza- principalmente os de cores mais power como vermelho, roxo e pink! Bastam esperar alguns segundinhos para o produto secar nos lábios e pronto!

3. Limpar o excesso de máscara de cílios

Colocou os pés para fora de casa e na primeira olhadinha no espelho percebeu que as pálpebras estão sujas de máscara? Pois é, limpar o excesso de produto aplicado nos cílios costuma ser um passo bastante esquecido, principalmente nos momentos de pressa! Para não esquecer mais, a dica é ter sempre cotonetes na nécessaire ou num potinho visível no armário! Basta usar o acessório umedecido nas pálpebras e pronto!

4. Limpar a pele antes de se maquiar

Você até pode saber que a pele do rosto precisa estar sempre limpa, mas você lembra desse passo de beleza antes de fazer a maquiagem do dia? Aplicar base, corretivo, pó e outros itens de make com a pele suja é ruim por dois motivos: a make nova pode não ficar bem, já que a base pode craquelar ou os produtos não espalharem direito, e o seu rosto pode acumular oleosidade e restos da make anterior, abrindo espaço para cravos e espinhas! Aqui, você aprende tudinho sobre preparação de pele!

5. Aplicar a base no pescoço e nas laterais do rosto

Outro passo superesquecido pelas mulheres na hora de passar base é a maquiagem do pescoço! O ideal é sempre puxar um pouquinho de produto até essa área, embaixo do queixo, apenas para igualar a cor do rosto com a do pescoço. A dica é usar o excesso de produto que fica na esponja ou no pincel.

6. Vestir a roupa branca antes de se maquiar

Quem já manchou a gola da blusa ou do vestido branco sabe o drama que é quando isso acontece! Por isso, lembre-se sempre de vestir a peça de roupa clara antes de se maquiar, para não correr risco de a maquiagem manchar a gola! Outro truque pra essa hora é proteger a parte de cima da roupa com outro tecido por cima, para que a base ou o corretivo não respingue no look.

7. Olhar a maquiagem em uma luz mais natural

Quem sempre se maquia na correria pode estar esquecendo um último e muito importante passo da maquiagem: conferir o rosto na luz natural. É que a luz interfere - e muito - no resultado da make. Se você se maquiar em um ambiente com luz quente, de uma tonalidade mais amarelada, é bem capaz de você não conseguir enxergar a cor exata da base ou outros detalhes da maquiagem. Nessa matéria aqui, você aprende a luz ideal e a posição ideal das lâmpadas na hora de se maquiar.

Redação: Beatriz Doblas