7 dicas de maquiagem para quem usa lente: da máscara de cílios ao lápis, saiba como escolher e aplicar os produtos

7 dicas úteis de maquiagem para quem usa lentes de contato! (Foto: Instagram @stephweizman)
As lentes de contato devem ser colocadas antes de começar a maquiagem, já que os olhos estarão limpos (Foto: Instagram @brihallofficial)
Para quem usa lentes de contato, a máscara de cílios pode ser aplicada a partir do meio dos fios, para não encostar na linha d'água dos olhos (Foto: Instagram @angiemikaelian)
7 dicas úteis de maquiagem para quem usa lentes de contato! (Foto: Instagram @stephweizman)

Maquiagem e lentes de contato podem, sim, serem usadas juntas, viu? Mas as dúvidas sobre como usar as lentes e aplicar a make sem colocar em risco a saúde dos olhos são muitas: Qual é a melhor máscara de cílios? Pode usar qualquer tipo de sombra? Colocar as lentes antes ou depois do delineador? Para tirar todas essas questões a limpo, o Tudo Sobre Make fez uma lista com dicas mega úteis para você colocar em prática ao usar maquiagem e lentes em qualquer ocasião. Confira!

1. Lente de contato deve ser colocada antes da maquiagem

As lentes devem ser colocadas antes de você começar a make, ok? Assim, os olhos estarão limpinhos. Se você deixar para colocar a lente depois, qualquer sujeirinha que tenha caído nos olhos na hora da make poderá irritar a vista. Já se algum pigmento cair por cima da lente, fica mais fácil removê-lo usando colírios ou piscando os olhos.

2. Máscara de cílios: textura cremosa e pró-queratina protegem as lentes

Para quem usa lente, usar a máscara de cílios costuma ser uma dúvida comum! A dica é escolher máscaras que não sejam muito líquidas, porque costumam borrar com facilidade e demorar um pouquinho mais para secarem. Por isso, vale escolher fórmulas cremosas e mais consistentes, que tenham ativos liberados por oftalmologistas, como a pró-queratina.

3. Máscara: produto pode aplicado fora da raiz dos cílios

Outra dica para quem usa máscara de cílios é sobre a aplicação: evite a raiz dos fios e aplique o produto só do comprimento para as ponta. Dessa forma, a máscara não encosta na linha d'água dos olhos e nem nas lentes. Na hora de aplicar, é só posicionar o pincel na horizontal, no meio dos cílios, e fazer o movimento de zigue-zague.

4. Lápis de olho: dica é usar o produto fora da linha d'água

Você é do time que não dispensa o lápis de olho? Então, saiba que a dica valiosa para não causar vermelhidão nos olhos é aplicar o produto longe da linha d'água, ou seja, bem na raiz dos cílios. Assim, o lápis não entra em contato com a lente e, de bônus, o efeito esfumadinho na raiz garante impressão de olhos mais abertos!

5. Sombras: textura cremosa e corretivo ajudam a prevenir irritação nos olhos

Quando o assunto é sombra, é preciso ter cuidado extra com as versões em pó: é que os pigmentos soltinhos podem cair com facilidade dentro dos olhos e, assim, irritar e até estragar a lente. A dica é apostar em sombras cremosas ou, pra quem não quer abrir mão daquela sombra em pó queridinha, aplicar um corretivo nas pálpebras para fixar melhor o produto.

6. Blush: dica é aplicar o produto de olhos fechados

Como o blush também é em pó, vale proteger os olhos para que os pigmentos do produto não caiam na lente. Um truque útil é pegar o produto com o pincel, posicionar as cerdas na área onde você for aplicar o blush e, então, fechar um pouco olhos para esfumar. A dica também vale para o pó compacto e o pó bronzeador!

7. Remover a lente: antes ou depois da maquiagem?

O ideal é tirar as lentes antes de remover a maquiagem: é que na hora da remoção, a make acaba derretendo e escorrendo para dentro dos olhos - o que pode causar vermelhidão e irritação na área. Por isso, retire as lentes antes de usar o demaquilante ou a água micelar, e se algum pigmento de make grudar nas lentes, é só limpar com o colírio específico.

Redação: Beatriz Doblas