A maquiagem ideal para disfarçar rosácea e manchas avermelhadas no rosto

Uma pele uniforme e sem defeitinhos aparentes é o sonho da maioria das mulheres, mas que parece ir por água abaixo cada vez que surge uma nova manchinha no rosto. As famosas rosáceas e as marcas avermelhadas são grandes vilãs da make para as donas de peles mais clarinhas ou que sofrem com constantes alergias, mas podem ser combatidas com a famosa combinação de corretivo e base.

Evite esfoliações e esponjas no rosto

A pele avermelhada normalmente apresenta algum tipo de inflamação, por isso o cuidado na rotina de beleza deve ser redobrado. Para o maquiador Dudu Castro, do Crystal Hair Ipanema, é importante redobrar a atenção na hora da limpeza do rosto, para evitar que a irritação aumente e a pele ganhe uma tonalidade ainda mais vermelha. "O primeiro passo é lavar cuidadosamente a pele. Nada de esfoliar e usar esponjas abrasivas, que possam irritar. Limpe levemente com os dedos e seque o rosto com uma toalha macia", ensinou.

Como neutralizar o vermelho da pele

Manter a pele muito bem limpa e hidratada é o primeiro passo para uma boa maquiagem em qualquer tipo de pele, especialmente as com rosácea. Além de ajudar a fixar melhor os produtos, uma pele bem cuidada cria um aspecto mais iluminado e bonito. Vale apostar também em um primer ou no BB Cream na tonalidade do rosto para preparar a cútis antes de receber os demais cosméticos. Em seguida, é chegado o momento de esconder as manchinhas mais vermelhas do rosto.

Apesar do corretivo ser usado normalmente após a base, minimizando apenas os defeitinhos mais persistentes que não foram uniformizados com a primeira camada de produto, quando as manchinhas são mais fortes e avermelhadas a melhor solução é inverter o passo a passo tradicional da maquiagem. "O segredo na hora de fazer a make é eliminar a vermelhidão da pele. Por isso use corretivo antes da base para dar um bom acabamento", explicou o maquiador Dudu Castro. A tonalidade do corretivo também pode fazer toda a diferença no resultado final da make. "Para corrigir as manchas avermelhadas da pele, o ideal é aplicar um corretivo sempre um tom abaixo da cor da pele", explicou a maquiadora Jane Moreira, da Ophicina do Cabelo. Aplique o produto com a ajuda de um pincel ou com as pontas dos dedos, espalhando apenas no local da vermelhidão.

Evite cosméticos com pigmentos rosados

Já para a base, a preferência é por uma tonalidade mais próxima a cor da pele ou com um fundo levemente amarelado, evitando sempre os produtos que contenham pigmentos mais rosados que podem realçar as marquinhas do rosto. Caso não encontre o produto com o tom perfeito para o seu rosto, vale misturar duas cores diferentes até chegar no cosmético ideal. Para aquelas que querem um visual mais sequinho, algumas leves pinceladas de pó compacto mantém a pele com acabamento matte.

Para o dia a dia, no entanto, a maquiadora Jane Moreira afirma que o ideal é investir em uma cobertura mais suave para a pele, dando um aspecto mais natural: "durante o dia, vale usar o BB Cream, que já vai dar uma cobertura bem legal e uniforme, e depois finalizar com o corretivo". Se as marquinhas ainda estiverem aparentes, a maquiadora ensina a aplicar novamente o BB Cream com a ajuda de um pincel, somente nos pontos onde ainda é possível enxergar a vermelhidão da pele, garantindo que a make não ganhe um aspecto pesado.

Tom do batom e da sombra também podem ajudar a disfarçar vermelhidão

Além dos produtos para esconder os defeitinhos da pele, como a base e o corretivo, os outros itens de maquiagem podem ser grandes aliados na busca por minimazar as manchas avermelhadas da pele. "Abra mão do blush e nos olhos opte por sombra e lápis em tons neutros. O batom vermelho também deve ser evitado", explicou o especialista Dudu Castro.

Enquanto o blush marcando as maçãs do rosto pode destacar a área que já sofre com o aspecto vermelho, os tons mais sóbrios para os olhos, como marrom e nude, ajudam a neutralizar a cor da pele ao criar um efeito de sombreamento no rosto. Para a boca, o clássico vermelho pode criar uma ilusão da pele estar ainda mais vermelha, por isso vale investir em tons de rosa suave, nude ou "cor de boca".


Opa, parece que você não está logada! Por favor Ou criar uma conta.