Siga as dicas e aprenda a neutralizar a cor da pele para acabar com manchas avermelhadas
Tela cheia
Siga as dicas e aprenda a neutralizar a cor da pele para acabar com manchas avermelhadas

A maquiagem ideal para disfarçar rosácea e manchas avermelhadas no rosto

Terça-feira 03 de junho de 2014 - 17h53

Uma pele uniforme e sem defeitinhos aparentes é o sonho da maioria das mulheres, mas que parece ir por água abaixo cada vez que surge uma nova manchinha no rosto. As famosas rosáceas e as marcas avermelhadas são grandes vilãs da make para as donas de peles mais clarinhas ou que sofrem com constantes alergias, mas podem ser combatidas com a famosa combinação de corretivo e base.

Evite esfoliações e esponjas no rosto

A pele avermelhada normalmente apresenta algum tipo de inflamação, por isso o cuidado na rotina de beleza deve ser redobrado. Para o maquiador Dudu Castro, do Crystal Hair Ipanema, é importante redobrar a atenção na hora da limpeza do rosto, para evitar que a irritação aumente e a pele ganhe uma tonalidade ainda mais vermelha. "O primeiro passo é lavar cuidadosamente a pele. Nada de esfoliar e usar esponjas abrasivas, que possam irritar a cútis. Limpe levemente com os dedos e seque o rosto com uma toalha macia", ensinou.

Como neutralizar o vermelho da pele

Manter a pele muito bem limpa e hidratada é o primeiro passo para uma boa maquiagem em qualquer tipo de pele, especialmente as com rosácea. Além de ajudar a fixar melhor os produtos, uma pele bem cuidada cria um aspecto mais iluminado e bonito. Vale apostar também em um primer ou no BB Cream na tonalidade do rosto para preparar a cútis antes de receber os demais cosméticos. Em seguida, é chegado o momento de esconder as manchinhas mais vermelhas do rosto.

Apesar do corretivo ser usado normalmente após a base, minimizando apenas os defeitinhos mais persistentes que não foram uniformizados com a primeira camada de produto, quando as manchinhas são mais fortes e avermelhadas a melhor solução é inverter o passo a passo tradicional da maquiagem. "O segredo na hora de fazer a make é eliminar a vermelhidão da pele. Por isso use corretivo antes da base para dar um bom acabamento", explicou o maquiador Dudu Castro. A tonalidade do corretivo também pode fazer toda a diferença no resultado final da make. "Para corrigir as manchas avermelhadas da pele, o ideal é aplicar um corretivo sempre um tom abaixo da cor da pele", explicou a maquiadora Jane Moreira, da Ophicina do Cabelo. Aplique o produto com a ajuda de um pincel ou com as pontas dos dedos, espalhando apenas no local da vermelhidão.

Evite cosméticos com pigmentos rosados

Já para a base, a preferência é por uma tonalidade mais próxima a cor da pele ou com um fundo levemente amarelado, evitando sempre os produtos que contenham pigmentos mais rosados que podem realçar as marquinhas do rosto. Caso não encontre o produto com o tom perfeito para o seu rosto, vale misturar duas cores diferentes até chegar no cosmético ideal. Para aquelas que querem um visual mais sequinho, algumas leves pinceladas de pó compacto mantém a pele com acabamento matte.

Para o dia a dia, no entanto, a maquiadora Jane Moreira afirma que o ideal é investir em uma cobertura mais suave para a pele, dando um aspecto mais natural: "durante o dia, vale usar o BB Cream, que já vai dar uma cobertura bem legal e uniforme, e depois finalizar com o corretivo". Se as marquinhas ainda estiverem aparentes, a maquiadora ensina a aplicar novamente o BB Cream com a ajuda de um pincel, somente nos pontos onde ainda é possível enxergar a vermelhidão da pele, garantindo que a make não ganhe um aspecto pesado.

Tom do batom e da sombra também podem ajudar a disfarçar vermelhidão

Além dos produtos para esconder os defeitinhos da pele, como a base e o corretivo, os outros itens de maquiagem podem ser grandes aliados na busca por minimazar as manchas avermelhadas da pele. "Abra mão do blush e nos olhos opte por sombra e lápis em tons neutros. O batom vermelho também deve ser evitado", explicou o especialista Dudu Castro.

Enquanto o blush marcando as maçãs do rosto pode destacar a área que já sofre com o aspecto vermelho, os tons mais sóbrios para os olhos, como marrom e nude, ajudam a neutralizar a cor da pele ao criar um efeito de sombreamento no rosto. Para a boca, o clássico vermelho pode criar uma ilusão da pele estar ainda mais vermelha, por isso vale investir em tons de rosa suave, nude ou "cor de boca".

Todas as Notícias: "Pele"
  1. Maquiagem com sardas falsas: +50 fotos do efeito que deixa a pele com acabamento natural
    Maquiagem com sardas falsas: +50 fotos do...
    Maquiagem com sardas falsas: +50 fotos do efeito que deixa a pele com acabamento natural
    Se você acompanha as tendências de maquiagem, já sabe que o efeito de pele natural está super em...
  2. Teste: você sabe tudo sobre contorno facial? Responda as perguntas e descubra!
    Teste: você sabe tudo sobre contorno faci...
    Teste: você sabe tudo sobre contorno facial? Responda as perguntas e descubra!
    Quase um mandamento na maquiagem das famosas para afinar, emoldurar e valorizar bem o rosto, o...
  3. Da base ao corretivo, saiba para que serve e a ordem certa para aplicar cada produto de pele na maquiagem
    Da base ao corretivo, saiba para que serv...
    Da base ao corretivo, saiba para que serve e a ordem certa para aplicar cada produto de pele na maquiagem
    Se você é uma iniciante no mundo da maquiagem, é bem provável que a quantidade de produtos...
  4. Como passar base, corretivo e pó para uma maquiagem natural: confira as dicas e aprenda a evitar o efeito pesado na pele
    Como passar base, corretivo e pó para uma...
    Como passar base, corretivo e pó para uma maquiagem natural: confira as dicas e aprenda a evitar o efeito pesado na pele
    A maquiagem natural está cada vez mais em alta e se você quer fazer a linha "acordei linda",...
  1. Batom vermelho aberto ou cereja: qual o melhor para a primavera? Vote!
    Batom vermelho aberto ou cereja: qual o m...
    Batom vermelho aberto ou cereja: qual o melhor para a primavera? Vote!
    O tempo passa e o batom vermelho continua sendo um clássico que nunca sai de moda! Seja para dar...
  2. Nail art fácil com esmalte nude e branco: veja o passo a passo e aprenda a fazer a decoração moderninha com unhas foscas
    Nail art fácil com esmalte nude e branco:...
    Nail art fácil com esmalte nude e branco: veja o passo a passo e aprenda a fazer a decoração moderninha com unhas foscas
    Quer turbinar o esmalte nude e não sabe como? A gente te ajuda! O tutorial da semana vai te...
  3. 6 maquiagens para usar nessa primavera: veja as inspirações do Instagram e arrase nas produções da estação!
    6 maquiagens para usar nessa primavera: v...
    6 maquiagens para usar nessa primavera: veja as inspirações do Instagram e arrase nas produções da estação!
    A primavera chegou! No mundo da maquiagem, isso significa que está oficialmente aberta a...
  4. Maquiagem para show à noite: passo a passo de uma make poderosa para usar num festival de música!
    Maquiagem para show à noite: passo a pass...
    Maquiagem para show à noite: passo a passo de uma make poderosa para usar num festival de música!
    Está em dúvida sobre que maquiagem usar em um show à noite? Em um festival como o Rock in Rio,...