Aprenda como lavar seus pincéis de maquiagem: siga o passo a passo

 Saiba a forma correta de limpar os pincéis de maquiagem

Saiba a forma correta de limpar os pincéis de maquiagem

Toda mulher que adora maquiagem tem pelo menos um pincel na bolsa. E manter esse utensílio bem cuidado é importante não só para o resultado da make mas também para a saúde da pele. Toda vez que um pincel é usado ele acumula oleosidade, poeira e células mortas, que podem contaminar o rosto com possíveis bactérias. Além disso, restos de produtos podem alterar a cor da base ou do corretivo, causando um resultado indesejado. Por isso, nada de preguiça! Aprenda de forma simples a manter os seus pincéis sempre limpos.

Passo a passo para lavar corretamente os pincéis


Tanto os pincéis de cerdas naturais como os de cerdas sintéticas podem e devem ser lavados. A maquiadora profissional Melissa Paladino explica que os de uso profissional devem ser limpos após cada cliente atendida. Nesses casos é aconselhado o uso de produtos específicos, já que o processo é mais rápido. Para pincéis de uso pessoal, o ideal é que sejam lavados uma vez por semana e podem ser limpos com shampoo de bebê, que é neutro e não agride a pele. O ritual para quem prefere usar shampoo é simples. Veja o passo a passo feito pela maquiadora:


1 - Aplique o shampoo com as cerdas viradas pra baixo em água corrente e em temperatura morna;


2 - Espalhe entre as cerdas e enxágue;


3 - Retire o excesso de água, penteie as cerdas com os próprios dedos e deixe o pincel secar deitado sobre uma toalha de papel. Uma toalha seca também pode ser usada. É importante não posicionar o pincel com as cerdas para cima, para evitar que a água entre em contato com a cola aplicada na base das cerdas. E lembre-se de jamais usar ou guardar o pincel ainda molhado para não correr o risco de mofar.

Ferramentas para base e sombra merecem atenção redobrada na hora da limpeza


Pincéis com restos de produtos de base e sombra podem interferir na aplicação e alterar os pigmentos das cores. Os pincéis de esfumar também merecem atenção especial. "Eles devem estar sempre limpos pra que seja possível esfumar com uma cor mais clara numa próxima aplicação", alerta a maquiadora.

A hora certa de trocar o pincel

Pincéis de maquiagem não têm data de validade. Dependendo da frequência de uso e de conservação, eles podem durar bastante. A dica da maquiadora é sempre observar o estado das cerdas. "Quando o pincel começa a perder as cerdas, é hora de substituí-lo", aconselha.