Base de maquiagem: como escolher e adaptar os produtos em cada tipo de pele?

Quem tem a pele oleosa pode usar uma base matte de cobertura m?dia e alta para fechar os poros e conseguir um efeito sequinho (Foto: Instagram @angiemikaelian)
As bases de maquiagem podem se adaptar aos tipos e probleminhas de pele, como oleosidade, espinhas e linhas de express?o. Saiba como conseguir um efeito perfeito! (Foto: Instagram @zeejohnson)
As bases de maquiagem podem se adaptar aos tipos e probleminhas de pele, como oleosidade, espinhas e linhas de express?o. Saiba como conseguir um efeito perfeito! (Foto: Instagram @zeejohnson)
Como adaptar a base de maquiagem para cada tipo de pele? Confira na mat?ria! (Foto: Instagram @marianna_hewitt)
Como adaptar a base de maquiagem para cada tipo de pele? Confira na mat?ria! (Foto: Instagram @marianna_hewitt)

Escolher a base de maquiagem de acordo com o tipo de pele pode ser o segredo para dar match, viu? Como existem v?rios tipos de acabamento, textura e dura??o, apostar em uma que te d? um resultado perfeito e natural ? essencial!

Mas e como adaptar as bases que voc? j? tem? Ou como melhorar a textura do produto para o seu tipo de pele? Para ajudar nessa miss?o, a gente separou os 5 tipos de pele mais comuns - com os probleminhas espec?ficos de cada um deles! - e algumas dicas para voc? conseguir o efeito ideal!

1. Pele com acne: bases cremosas de m?dia e alta cobertura

Tipo de base: para cobrir tooodas as espinhas e as manchinhas de acne, escolha as bases de efeito matte que tenham m?dia e alta cobetura. As texturas cremosas s?o mais confort?veis e garantem um visual natural, mesmo que a pele esteja ultra maquiada. Para descobrir o que exatamente procurar na f?rmula da base para pele com acne, clica aqui!

Dica para aplicar e adaptar: para n?o machucar as espinhas que est?o inflamadas, use uma esponjinha de make - tipo a beauty blender, sabe? - para aplicar a base com batidinhas ao inv?s de arrastar o produto com um pincel.

2. Pele com muita oleosidade: base oil-free com efeito matte

Tipo de base: quem n?o tem acne mas tem a pele oleosa pode se jogar nas bases que sejam oil-free e que prometam efeito matte, e isso vem logo indicado na embalagem! Esse acabamento mais sequinho vai controlar a oleosidade e evitar que o temido brilho no rosto atrapalhe seu look.

Dica para aplicar e adaptar: aplique a base com a pele limpa, sempre! Assim, o risco de oleosidade acumular nos poros ? menor.

3. Pele seca e sem vi?o: base cremosa misturinha com creme hidratante

Tipo de base: apesar de boa parte das brasileiras ter pele oleosa, muitas sofrem mesmo ? com pele seca ou, pelo menos, algumas partes do rosto ressecadas. Se voc? ? desse time, escolha bases de cobertura m?dia com textura fluida e leve, al?m do acabamento fresh!

Dica para aplicar: a pele seca precisa de glow natural, ent?o a dica para isso ? combinar a base com um creme hidratante facial! Assim, voc? consegue uniformizar seu tom de pele e ainda hidratar a pele seca. Pingue um pouco de base no dorso da m?o, deposite um pouquinho de creme, misture e aplique normalmente na pele!

4. Pele com linhas de express?o: base cremosa com cobertura m?dia

Tipo de base: quem tem linhas de express?o ao redor dos olhos, na testa ou perto dos l?bios deve apostar numa base que cubra perfeitamente essas marquinhas, ao inv?s de marc?-las ainda mais! As de cobertura m?dia e cremosas s?o as mais indicadas.

Dica para adaptar: voc? pode adaptar sua base matte ou de cobertura alta se quiser cobrir 100% as linhas! A dica ? aplicar um creme hidratante anti-idade, para preencher as ruguinhas, antes de espalhar a base. Tamb?m d? para combinar os produtos juntos, fazendo uma misturinha no dorso da m?o e aplicando com batidinhas!

5. Pele mista: base matte com cobertura m?dia

Tipo de base: a pele mista costuma ter oleosidade na zona "T", ou seja, na testa, no nariz e no queixo, ent?o a dica ? escolher uma base de cobertura m?dia ou alta e que tenha acabamento matte ou cremoso.

Dicas para adaptar: Para as ?reas mais secas do rosto, como as bochechas, voc? pode combinar a base matte com um creme hidratante para dar um toque macio a essas ?reas mais opacas. Tamb?m vale misturar a base matte com um pouquinho de iluminador cremoso para a make de festa. Que tal?

Reda??o: Beatriz Doblas

COMPRE O LOOK

Try It ON

Opa, parece que você não está logada! Por favor Ou criar uma conta.