Base de maquiagem: tudo o que você precisa saber sobre o produto!

Você é uma expert em base de maquiagem? Confira a matéria e descubra! (Foto: Instagram @nekachoo)
Toda base de maquiagem pode ter cores iguais mas subtons de diferentes: veja os detalhes na matéria! (Foto: Instagram @allieballiemakeup)
A base ficou escura? Basta misturar com um pouquinho de hidratante (Foto: Instagram @lilia.iva)
Você é uma expert em base de maquiagem? Confira a matéria e descubra! (Foto: Instagram @nekachoo)

A base é o must have de maquiagem para quase toda mulher, né? Como o nome já diz, ela serve MESMO como uma base para todos os outros produtinhos de make que vem em seguida e, claro, cria uma camada impecável que esconde manchinhas e uniformiza o tom de pele.

E por mais que você seja uma expert em bases e já tenha encontrado uma para chamar de sua, é bem provável que existam alguns detalhes que você não sabe sobre ela - e aqui embaixo estão 7 deles. Vem ver!

1. A base deve ser testada no maxilar: a cor da pele do corpo não é a mesma do rosto!

Sabia que não é a melhor escolha testar a cor da base no dorso da sua mão ou no braço? O certo é testar a cor no maxilar, no pescoço ou até nas bochechas, porque a cor da pele do rosto costuma ser bem diferente na tonalidade do corpo. A cor de base que "desaparecer" no maxilar será o match perfeito!

2. As bases podem ter a mesma cor, mas temperatura diferente

E por falar em cor, você já deve ter reparado que uma mesma marca de make pode ter cores de base iguais - ou beeem parecidas! Isso acontece porque cada uma tem um subtom, que pode ser amarelado/quente ou rosado/frio, porque a nossa pele também tem essa diferença. Para saber o seu fundo de pele, descubra aqui!

3. Sim, a base pode mudar de cor na sua pele

A cor da base ficou perfeita na hora mas depois ela deu uma leeeve escurecida? Não se desespere: algumas bases podem oxidar quando entra em contato com o ar. Por isso, a dica é ficar alguns minutinhos com para observar como o produto se comporta no rosto e ter cer-te-za de que aquela cor é mesmo a sua!

4. Bases líquidas costumam ter uma cobertura melhor

Por causa da consistência mais grossinha, as bases líquidas costumam ter uma cobertura melhor do que as bases em pó ou em bastão: elas ajudam a cobrir melhor as espinhas, as manchinhas vermelhas ou amarronzadas e as olheiras, principalmente as de efeito matte.

5. A base de cobertura matte não vai entupir seus poros

As bases de maquiagem não entopem os poros e não costumam causar espinhas! O que acontece é o produto cobrir temporariamente os buraquinhos da pele e, por isso, a acne pode surgir em quem não lava o rosto antes de aplicar a base ou não tira a make da forma correta.

6. A base usada no verão pode se transformar na base de inverno com alguns truques

Se no verão você costuma usar uma base mais escura do que o seu tom de pele por causa do look bronzeado, saiba que ela não precisa ser descartada no inverno não, viu? Faça uma misturinha com protetor solar sem cor, com um creme hidratante facial ou com um corretivo clarinho para deixar o produto no seu tom de pele "invernal"!

7. A base de inverno também pode ser usada no verão

Sim, aquela base comprada nos meses de inverno - quando sua pele não está tão bronzeada assim - também pode servir para o verão! É só adicionar umas gotinhas de base ou corretivo mais escuros ou usar a mesma base, mas finalizar com um pó compacto de um tom mais escuro.

Redação: Beatriz Doblas