Base para o rosto à base de silicone, água ou óleo? Conheça os ingredientes da sua maquiagem

Conheça os diferentes tipos de bases líquidas (Foto: Instagram @chiutips)
Conheça os diferentes tipos de bases líquidas (Foto: Instagram @chiutips)

Você sabia que os ingredientes principais da sua base podem fazer toda a diferença no resultado da make? Sim, além de encontrar a cor perfeita para o seu rosto e o tipo de cobertura que você mais gosta, os componentes usados na fabricação também influenciam na escolha do melhor produto para você.

Embora seja um fator muito importante na escolha da base ideal para você, a maioria das mulheres não confere os ingredientes do produto antes de comprar. Quer saber qual é o tipo de base mais adequado para você? Confira essa dicas.

O que você precisa levar em conta na hora de escolher a sua base?

Não é segredo que existem vários fatores que podem influenciar na escolha da melhor base para a sua pele. As cores são o fator principal - além de serem mais claras ou mais escuras, elas podem ter a tonalidade mais rosada ou amarelada. Você também precisa decidir se prefere uma cobertura mais suave ou bem intensa.Você pode optar por um produto em pó, cremoso ou líquido, de acordo com a sua preferência e tipo de pele.

Mas você sabia que as bases líquidas ainda podem ser feitas à base de água, silicone ou óleo? E isso faz toda a diferença no resultado! 

Visualizar esta foto no Instagram.

Uma publicação compartilhada por ROXETTE ARISA HOWE (@roxettearisa) em

As bases à base de água são mais suaves

Esse é o tipo de base mais indicado para quem tem pele oleosa, já que elas não contém óleo e têm fórmulas mais suaves que não bloqueiam tanto os poros. Por isso, elas têm menos probabilidade de causar as indesejadas espinhas. Além disso, elas são mais hidratantes e menos propensas a craquelar, o que faz com que sejam ideais para as peles secas.

Embora sejam feitas à base d’água, algumas bases dessa categoria contém silicone - mas em uma quantidade tão pequena que não influencia no resultado final.

Bases feitas com silicone controlam o brilho

As bases que têm silicone em sua composição também são muito populares. Sabe quando você busca um produto que crie aquele efeito matte perfeito e ajude a controlar o excesso de brilho da pele? Esse é o tipo de base perfeito para isso, além de deixar os poros bem menos visíveis.

Elas também têm a água como um dos principais ingredientes, mas o silicone aparece em uma quantidade mais significativa, o que garante uma aparência bem diferentes daquelas à base d’água.

Visualizar esta foto no Instagram.

Uma publicação compartilhada por Katrina (@princess.kaae_) em

A base com óleo combina com as peles secas

Esse é o tipo menos comum de base: é bem mais difícil de encontrar um produto feito com óleo que aqueles feitos com água ou silicone. Mesmo assim, muitas mulheres amam o efeito desse tipo de make nas peles mais secas. Isso porque a presença de óleo evita que o rosto fique ressecado e a base fique craquelada.

Se o objetivo for a hidratação, opte por produtos com ácido hialurônico - eles serão ainda melhores para as peles secas. Por outro lado, se você tem pele oleosa o ideal é ficar longe das bases oleosas e preferir as oil free.

Redação: Gabrielle Nunes