Base para rosto: 6 dicas para acertar na hora de usar a base na maquiagem

Confira essas dicas para garantir um resultado perfeito com a sua base (Foto: Instagram @thejayway1)
Confira essas dicas para garantir um resultado perfeito com a sua base (Foto: Instagram @thejayway1)

A base é um dos passos mais importantes de qualquer make: seja para a maquiagem simples do dia a dia ou para aquele visual poderoso para a noite, é ela que nivela a pele, esconde as imperfeições e prepara o rosto para receber o resto da make. Mas, para o resultado ficar perfeito, é importante saber escolher o produto ideal e usá-lo da forma certa.

Se você ainda tem um pouco de dificuldade na hora de deixar a base com aquele efeito bem natural, a gente separou 6 dicas - que vão da escolha do produto até a finalização - para te ajudar.  Vem aprender a usar a base para deixar a pele perfeita e a make com cara de profissional.

1- A escolha da cor da base é fundamental e merece sua paciência

Para o resultado da sua make ser o melhor possível, é super importante escolher uma base no mesmo tom da sua pele. Além das cores que vão do bem claro até o mais escuro, existem produtos com tom de fundo quente, neutro e frio. Por isso, é preciso ter calma e cuidado na hora de ver qual é a base que melhor se adapta à cor da sua pele. Separamos uma matéria com todas as dicas de como escolher a melhor cor de base pra você.

2- Descubra qual fórmula funciona melhor para o seu tipo de pele

Existem bases com fórmulas bem variadas e cada uma delas se adapta melhor a um tipo de pele. Além de escolher se você prefere um produto em pó ou cremoso, você precisa descobrir qual tipo de cobertura é mais indicada para você. Enquanto as peles secas funcionam melhor com bases hidratantes e suaves, as de alta cobertura são mais indicadas para as peles oleosas e acneicas.

3- Nunca deixe de hidratar a pele antes de começar a make

Muitas pessoas pulam essa etapa na hora de se maquiar, mas hidratar a pele pode fazer toda a diferença no resultado e na durabilidade da sua make. Use um hidratante facial recomendado para o seu tipo de pele e espere até que seja totalmente absorvido, deixando aquela cobertura bem suave. Aí sim você pode começar a maquiagem - e com a pele hidratada, a base tem bem menos chance de craquelar.

Visualizar esta foto no Instagram.

Uma publicação compartilhada por Anna Gabriela (@annalovesu) em

4- O primer também é indispensável para preparar a sua pele

Depois que o hidratante for totalmente absorvido, é importante usar um primer. Ele prepara a pele para receber a make e ajuda a criar um resultado perfeito. Para escolher o melhor primer para você, também é fundamental levar em conta o seu tipo de pele, já que as fórmulas podem ser mais hidratantes ou mais sequinhas.

5- Comece usando apenas um pouquinho de base

Na hora de aplicar a base do seu rosto, não precisa usar muito produto. Comece usando apenas um pouquinho nos locais que precisam de mais cobertura, como as olheiras e as marquinhas na pele. Depois, vá adicionando um pouco mais de base até criar uma cobertura homogênea em todo o rosto. Assim, você consegue um visual bem mais natural.

6- Não se esqueça de usar o pó compacto para selar a base

Depois de aplicar a base e o corretivo na pele, vale usar um pó compacto - ou translúcido - para selar a make. Assim, você consegue aumentar a fixação e a durabilidade do produto e ainda evita que a pele fique oleosa com facilidade. Ele também ajuda a deixar o resultado mais homogêneo e evita aquele brilho excessivo.

Redação: Gabrielle Nunes