Bases nutritivas para unhas: saiba quais são os benefícios deste tipo de produto

As bases nutritivas contêm um composto ativo que, além de proteger as unhas, deixando-as preparadas para receber o esmalte, melhoram sua saúde de acordo com as necessidades.  Cada fórmula é desenvolvida de acordo com a finalidade proposta, tendo as ceramidas como base.
As bases nutritivas contêm um composto ativo que, além de proteger as unhas, deixando-as preparadas para receber o esmalte, melhoram sua saúde de acordo com as necessidades. Cada fórmula é desenvolvida de acordo com a finalidade proposta, tendo as ceramidas como base.

A indústria de beleza conta com cada vez mais tecnologia para inovar seus cosméticos, visando melhorar sua qualidade e também trazer benefícios dermatológicos às consumidoras. Com os esmaltes não é diferente, e já existem no mercado bases que prometem nutrir, fortalecer e nivelar as unhas. Entenda como estes produtos funcionam e quais os benefícios proporcionados por eles.

Fórmulas são desenvolvidas com compostos ativos indicados para cada finalidade


As bases nutritivas contêm um composto ativo que, além de proteger as unhas, deixando-as preparadas para receber o esmalte, melhoram sua saúde de acordo com as necessidades. "A eficácia das bases está diretamente ligada ao tipo de nutriente que ela contém. De acordo com a associação de vitaminais e minerais, podem resolver mais de um problema", explica a dermatologista Vivilaine Campelo.

Cada fórmula é desenvolvida de acordo com a finalidade proposta, tendo as ceramidas como base. O composto nutritivo, indicado para unhas quebradiças, deve conter estimulantes, como o chá verde e o ginseng. Já os produtos que combatem a fraqueza devem ser reforçados com itens de ação fortalecedora, como o flúor e o cálcio. As bases que prometem corrigir as ondulações das unhas podem ser reforçadas com microesferas de cerâmica.

Produto penetra nas unhas e pode ser usado sozinho ou com esmalte


O produto atua penetrando nas unhas, então, pode ser usado sozinho ou antes de esmaltes coloridos. "O produto faz o selamento das três camadas da unha, evitando assim que ela lasque. Algumas bases atuam como barreira anti-quebra, protegendo unhas enfraquecidas, enquanto outras restauram o nível de minerais e o nível hidratação das unhas", explica a profissional do Instituto da Pelle.

Para quem sofre com unhas quebradiças, enfraquecidas ou desniveladas, o ideal é passar uma ou duas camadas da base nutritiva apenas uma vez por semana. O produto é considerado um tratamento dermatológico, por isso, deve ser indicado por um profissional especializado. "Começamos sempre com o tratamento tópico. E, de acordo com a resposta do paciente, associamos o tratamento oral", explica Vivilaine.