Batons claros: como neutralizar os lábios para manter a cor fiel

O batom nude se tornou o queridinho de muitas mulheres, já que é básico, combina com qualquer tom de pele e é ótimo para complementar aquela maquiagem que dá destaque aos olhos. Porém, nem sempre a cor vista no produto é a mesma que aparece na aplicação sobre os lábios. Isto acontece porque a pigmentação natural da pele se sobressai, e acaba modificando a aparência final. A melhor maneira de reverter esse problema é neutralizar os lábios para que a cor do batom fique fiel.

Apagar lábios com corretivo cria "tela em branco" para o batom

Para garantir lábios macios e lisinhos, é fundamental fazer uma esfoliação com produto apropriado para a área uma vez por semana. Outro item fundamental é o hidratante labial. Ele deve ser aplicado diariamente, quantas vezes forem necessárias, pois a pele dessa região é muito fina e precisa de cuidados adequados, já que o sol, o tempo seco e o vento podem causar rachaduras e descamações. Há lip balms com função dois em um, ideais para o dia a dia, que além de hidratar também dão cor.

Quando o batom claro é aplicado nos lábios, a cor vista na pele pode não ser exatamente igual é do produto, o que acaba por alterar o resultado final da maquiagem. Para não correr esse risco, a melhor solução é neutralizar a pigmentação dessa área com corretivo ou base, que irá igualar o tom dos lábios ao da pele para que o batom mantenha sua cor. "É como em um desenho. Se você passar um lápis de cor em uma folha branca e em uma azul, a branca é que vai manter a cor do lápis mais fiel", explica a maquiadora Isa Costa.

Truque também deve ser usado em batons escuros

O truque deve ser usado antes da aplicação de qualquer cor de batom, e não só dos nudes, já que quase todos os tons podem ser alterados pela pigmentação dos lábios. "Isso só não acontece com as cores muito escuras, como o vinho. Mas, dos mais claros até os vermelhos essa diferença fica bem perceptível", afirma Isa. Dá preferência a bases ou corretivos com solução oil-free, que garantem um rápida absorção e não alteram a textura do batom.

Para que a aparência final fique mais bonita e com aspecto profissional, é indicado usar um lápis para contornar os lábios antes do preenchimento do batom. "Ele vai fazer a moldura da boca. Mas o lápis precisa ser do tom exato do batom porque essa marcação não deve aparecer nunca", enfatiza a maquiadora. Para a aplicação do batom, escolha sua ferramenta preferida, o próprio produto, os dedos ou um pincel. Não há regras quanto a isso, e o ideal é fazer da maneira que traga mais conforto.


Opa, parece que você não está logada! Por favor Ou criar uma conta.