Blush, contorno ou iluminador: qual a sequência correta de maquiagem para a pele? Descubra!

No caso do iluminador em bastão, existe uma exceção à regra (Foto: Instagram @makeupshayla)
Blush, contorno ou iluminador: você sabe qual vem primeiro? Descubra! (Foto: Instagram @theerealkarlaj)
Para que a pele fique impecável, é necessário seguir uma ordem específica de aplicação dos produtos (Foto: Instagram @larlarlee)
No caso do iluminador em bastão, existe uma exceção à regra (Foto: Instagram @makeupshayla)

Na preparação da pele na maquiagem, você já sabe que a base vem antes do corretivo, certo? Depois disso, ainda vêm vários outros produtinhos para finalizar o rosto de forma impecável: o contorno, para deixar os traços bem finos, o iluminador, para garantir o aspecto "fresh" e o blush, para deixar um efeito coradinho nas bochechas. Mas qual é a ordem certa para aplicar cada um deles na make? Descubra!

O primeiro passo depois da base e corretivo é o contorno

Depois de aplicar a base e o corretivo, é importante esperar que os produtos sequem totalmente na pele - o que pode levar aproximadamente uns 5 minutos - antes de aplicar qualquer produto. Mas se você está na correria, vale agilizar o processo com um truquezinho bem simples: é só passar um pouco de pó translúcido em todo o rosto e pronto!

Agora, é hora de aplicar o contorno: ele deve ser feito com um produto em pó ou cremoso ligeiramente mais escuro que a sua base - um a dois tons abaixo. Depois é só seguir as regras que você já conhece (ou pode conferir nessa matéria aqui) e deixar os traços de seu rosto ainda mais perfeitos!

Blush deve ser aplicado depois do contorno

Em seguida, é hora de dar um ar de saúde ao rosto com um pouco de blush! Depois de escolher a cor perfeita para a sua pele - você também pode ver aqui como descobrir - é hora de aplicar o produto nas bochechas. Com um pincel fofo e com a ponta diagonal, espalhe a cor com batidinhas suaves no topo das maçãs do rosto, esfumando até que fique homogêneo.

Iluminador é o último passo da preparação da pele na maquiagem

Agora que o rosto já está uniformizado, contornado e corado, é hora de aplicar o iluminador nos pontos mais altos do rosto! A dica é usar um pincel vassourinha - aquele achatado e que realmente parece o item de limpeza - já que ele espalha melhor o produto; ou, se você prefere o iluminador líquido, e esfumar muito bem nos lugares que você quer destacar. No ossinho da maçã do rosto, abaixo da sobrancelha, na pontinha do nariz, no arco do cupido, no cantinho interno dos olhos... você decide onde mais quer que o brilho se destaque!

Se o iluminador for em bastão, ele deve vir antes do blush

Existe uma exceção para a ordem certa desses três produtinhos: se o seu iluminador for daqueles em bastão! Neste caso, é importante aplicar o produto antes do blush - de contrário, é possível que o bastão espalhe os pigmentos rosados nas bochechas de uma forma bagunçada no rosto, o que deixa um aspecto manchado no visual. Assim, a dica é passar o iluminador nos pontos desejados e depois espalhar com os dedos, dando leves batidinhas. Em seguida, é só aplicar o blush!

Redação: Leonor Militão