Como aplicar corretivo: maquiadores contam 10 segredos que você não sabia!

É bem difícil admitir, mas a verdade é que a gente demora até aprender como usar o corretivo da forma certa na maquiagem - e quem nunca se empolgou um pouco demais na hora de esconder as imperfeições da pele que atire a primeira pedra! Seja pelo excesso do produto no rosto pesando o visual ou pela escolha de cor fora do tom certo, é super normal que alguns erros aconteçam no meio do caminho, mas a partir de agora, todos eles ficarão no passado. Confira na matéria 10 segredos de maquiadores para aproveitar todas as funções desse item ao máximo e aprenda de uma vez por todas a transformar o corretivo no seu maior aliado!

1- Prepare a pele antes do corretivo

Para que o corretivo cumpra seu papel na make, o truque certeiro é começar preparando a área! Mesmo que pareça só mais um detalhe, hidratar o rosto antes da maquiagem - principalmente a região perto dos olhos, caso a ideia seja esconder as olheiras. "Hidratar em volta do olhar ajuda não só com as linhas de expressão mas também fará com que o produto fixe melhor na pele", garante a maquiadora Suzy Gerstein em entrevista ao site Byrdie.

2- Aplique o produto sempre depois da base

Quem nunca sofreu com a eterna dúvida sobre qual produto é o primeiro na preparação da pele na maquiagem? Para uma make perfeita, comece pela base e, só depois, aplique o corretivo reforçando a cobertura nas áreas específicas que não foram totalmente alcançadas pelo primeiro produto - já que corrigir é sua função, deixe que ele faça esse serviço!

3- Use a consistência certa de corretivo para esconder as olheiras

Quem sofre com olheiras mais escuras costuma achar que quanto mais grosso o corretivo for, melhor será sua cobertura, mas alguns experts discordam: de acordo com maquiadora Suzy Gerstein, esses casos pedem outro tipo de textura. "Eu prefiro os corretivos líquidos e cremosos para a região abaixo dos olhos mais do que as fórmulas secas e grossas porque essas tendem a craquelar a área, enquanto as mais finas dão um aspecto mais natural", explica Suzy.

4- Trabalhe o corretivo em camadas

Sabe aquele aspecto pesado ao redor dos olhos toda vez que você usa o corretivo na make? Se ele não for intencional, talvez seja a hora de mudar seu método: em vez de aplicar um corretivo mais denso e em grande quantidade de uma só vez, desenvolva uma cobertura com um produto líquido, camada por camada. Aqui, o segredo é ter paciência e sempre misturar as camadas feitas com leves batidinhas na região. O resultado é uma maquiagem mais caprichada e um look bem mais clean!

5- Encontre a cor certa para o seu tom de pele

Agora, não adianta ter tanto esforço na hora da aplicação se o tom do corretivo não for o adequado para o seu tom de pele, certo? Por isso, nada de usar produtos muito mais claros na tentativa de iluminar a região escurecida: prefira um corretivo que seja adequado ao seu tom de pele. "Procure uma fórmula que combine exatamente com a sua cor. Produtos muitos claros vão apenas chamar mais atenção para o que você estiver tentanto esconder", alerta a makeup artist na matéria.

6- Invista nos corretivos coloridos para necessidades diferentes

Nem todos os problemas são resolvidos com um único corretivo e, por sorte, existem diversas versões desse produto em cores específicas para anular todos os tipos de olheiras e imperfeições. Corretivos na cor lilás, por exemplo, disfarçam manchas marrons causadas pelo sol; no tom verde neutralizam manchas avermelhadas como as de espinhas; em amarelo amenizam olheiras e hematomas roxos e em laranja, as bolsas azuladas em volta dos olhos.

7- Use a técnica do triângulo invertido nas olheiras

Ainda para quem deseja uma cobertura suave na make, uma dica que não deve ser esquecida é a de aplicar o corretivo com a ajuda da técnica do triângulo invertido em baixo dos olhos. Ao fazer esse desenho na região você estará criando um ponto de luz maior no rosto, evitando que as olheiras se destaquem mais do que devem e uniformizando os tons na pele.

8- Aplique o corretivo nos olhos e lábios para potencializar sombra e batom

Quem faz maquiagens mais dramáticas e elaboradas com frequência sabe que nem sempre o pigmento do batom e da sombra fica exatamente como o esperado, mas é fácil resolver esse problema com uma camada de corretivo na boca e nas pálpebras antes de usar os produtos mais escuros. No caso dos batons, principalmente, a técnica baking para os lábios com o uso do corretivo e do pó é uma dica certeira para arrasar no look!

9- Finalize o produto na pele com o pó

Para selar o corretivo na pele de forma perfeita e deixar o acabamento da make bem poderoso, o pó - seja ele translúcido ou compacto - é o melhor caminho! Uma aplicação leve desse produto dará um aspecto mais bem finalizado é produção e, de quebra, permitirá que o corretivo fique por muito mais tempo no rosto - ou seja, o melhor dos dois mundos! "Eu gosto de usar um lenço de duas camadas e suavemente passar o pó através da folha para o rosto, assim evito que a camada fique muito pesada", revela Suzy.

10- Use o corretivo em pontos diferentes para destacar o rosto

Por fim, vale lembrar que o corretivo pode - e deve - ser usado em locais poucos prováveis para realçar ainda mais a beleza natural feminina. Um bom exemplo disso é por meio da técnica de contorno feita apenas com esse produto para real?ar ainda mais o rosto no jogo de luz e sombras com a make. Quer aprender como fazer? Clique aqui e invista nesse truque para sua próxima produção!


Opa, parece que você não está logada! Por favor Ou criar uma conta.