Como aplicar pó compacto com esponja: confira as dicas para evitar o aspecto pesado no rosto

Umedeça a espoja com água para deixar o acabamento da make mais natural (Foto: Instagram @kokoandchanel)
Usar a esponja em forma de gota garante uma aplicação mais uniforme e deixa a make com um aspecto mais natural (Foto: Instagram @DulceCandy)
A chave para uma aplicação impecável do pó compacto para quem não abre mão de usar a esponja é sempre passar o produto dando leves batidinhas no rosto (Foto: Shutterstock)
Umedeça a espoja com água para deixar o acabamento da make mais natural (Foto: Instagram @kokoandchanel)

Passar um tempão caprichando na make para sair bem nas fotos e depois notar que o rosto ficou com um aspecto pesado é uma experiência que todas já passaram! Para evitar o temido "efeito de reboco" no rosto, existem alguns truques, e a forma de usar a esponja na hora de aplicar o pó compacto faz toda a diferença. Entenda!

Esponjas em formatos triangulares ou em gota são as mais indicadas

As esponjas achatadas e retas podem até ajudar em alguns momentos da maquiagem, mas para aplicar a base ou o pó compacto, as triangulares ou em gota são as mais indicadas. Isso acontece porque as pontas angulosas destas esponjas permitem contornar as áreas mais difíceis do rosto, como as laterais do nariz ou os cantinhos dos olhos. Assim, ao invés de acumular produto nessas zonas, a ferramenta ajuda a espalhar com mais facilidade e eficácia, garantindo um resultado mais leve e natural.

Umedecer levemente a esponja antes de usar o pó deixa a maquiagem mais natural

Essa dica é infalível e vale a pena testar na próxima vez que você for preparar a sua pele para fazer a maquiagem! Assim como é importante manter a esponja úmida ao aplicar a base, o mesmo é válido para o pó compacto. Para que o produto não fique em destaque no rosto dando um efeito arificial ao look, molhe a ferramenta com água corrente ou mineral, espere ela "crescer" ao ficar saturada e então esprema bem para retirar o excesso. Desta forma, é possível fazer com que o pó realmente se "funda" com a pele, ao invés de aplicar uma camada que apenas fica sobre ela.

Veja qual é a melhor forma de usar a esponja para aplicar o pó compacto

A chave para uma aplicação impecável do pó compacto para quem não abre mão de usar a esponja é sempre passar o produto dando leves batidinhas no rosto, pressionando o produto contra a pele. Quando se arrasta o pó, o resultado não fica uniforme e pode ficar artificial. Por isso, é importante começar com uma camada fina e depois passar uma quantidade maior do pó, se necessário, nas regiões mais oleosas.

Higienização das esponjas é fundamental!

Há quem não se preocupe muito com isso, mas a higienização das esponjas é tão importante quanto a técnica de aplicação escolhida por você para o sucesso da maquiagem. Isso acontece porque o acúmulo de produtos na ferramenta pode gerar fungos e bactérias que além de alterar algumas propriedades do pó compacto, também pode causar espinhas, alergias e outras inflamações na sua pele. Para lavar, basta usar sabonete líquido comum e espremer bem sob água corrente até remover todas as impurezas do seu interior.