Como começar uma maquiagem? Confira as dicas para saber como se maquiar sozinha do jeito certo

Veja como começar a maquiagem e fazer a produção sozinha sem errar a ordem dos produtos (Foto: Instagram @lisette)
A base deve vir antes do corretivo na maquiagem para garantir uma acabamento leve e natural (Foto: Instagram @marimariamakeup)
Entenda como fazer uma maquiagem sozinha acertando a ordem dos produtos de make na produção (Foto: Instagram @shanigrimmond)
Veja como começar a maquiagem e fazer a produção sozinha sem errar a ordem dos produtos (Foto: Instagram @lisette)

Ainda não sabe como começar a maquiagem? Precisa de um help para entender qual a ordem dos produtos na produção? Então, vem com a gente!

Para acabar com as dúvidas, separamos algumas dicas sobre preparação da pele, ordem certa dos produtos de make e por onde começar a fazer o visual de festa - seja para a make do dia quanto para o look da noite.

Veja o que fazer e o que não fazer na hora de se maquiar sozinha!

Dica #1: limpeza e hidratação são os dois primeiros passos de qualquer maquiagem

Uma publicação compartilhada por(@thecurlybee) em

Para começar, o primeiríssimo passo deve ser limpar a pele com uma água micelar e deixá-la bem hidratada com um creme facial antes de começar a make com base, corretivo, pó e outros itens.

Por quê? Não higienizar bem o rosto e deixar de usar um hidratante facial na pele antes da make pode provocar cravos e espinhas pelo acúmulo de sujeira nos poros - mas além disso, pode comprometer bastante o acabamento do look, sabia?

Se o rosto não estiver limpo e hidratado, a pele vai acabar sugando os produtos de maquiagem em busca de água e o resultado é um visual todo craquelado e nada duradouro!

Dica #2: base de make deve vir antes do corretivo na hora de preparar a pele

Agora, já com a pele preparada, lembre-se: a maquiagem começa sempre pela base - e não pelo corretivo!

Por quê? O papel da base é uniformizar todo o rosto, enquanto o papel do corretivo é apenas corrigir as imperfeições que a base, sozinha, não consegue esconder.

Por isso - e em nome de um look mais leve, se essa for a sua proposta - deixe sempre o concealer por último, usando o item apenas onde alguma manchinha estiver aparente!

Dica #3: comece pela sombra na maquiagem de festa

Vai fazer uma make de festa com aquela sombra power? Então, lembre-se: comece a produção pela maquiagem dos olhos fazendo a sombra, corrigindo a sobrancelha e valorizando os cílios.

Por quê? Se você fizer a produção dos olhos já na pele feita, é provável que os resquícios do pó de sombra caiam no rosto com base e carimbem o visual - o que não é nada bom, né?

Para evitar o problema, basta fazer todo o smokey eye, limpar qualquer sujeirinha na pele e, em seguida, continuar a make normalmente com base, corretivo, pó e itens de contorno.

Dica #4: aplique primeiro as sombras mais claras e depois as escuras na make dos olhos

Se a dúvida é sobre como começar a make dos olhos, eis a dica de ouro: comece sempre pela sombra clara que irá ficar em toda pálpebra para, depois, criar o efeito com a sombra escura.

Por quê? Quando se lida com cores de sombra, é sempre mais fácil escurecer do que clarear, certo? Para conseguir deixar a sombra clara bem destacada - e não precisar aplicar a cor clarinha por cima da escura - o truque é usar o pó mais escuro por último!

Redação: Raquel Carletto