Como cuidar das cutículas: guia para hidratar e reduzir as pelinhas ao redor das unhas

Aprenda o passo a passo para cuidar das suas cutículas (Foto: Shutterstock)
Aprenda o passo a passo para cuidar das suas cutículas (Foto: Shutterstock)

Se você ama deixar as unhas perfeitas, deve saber que o cuidado com as cutículas é muito importante, tanto na hora da manicure como no dia a dia. Cuidar da pele ao redor das unhas contribui para a saúde delas e para deixar suas mãos bonitas e hidratadas. Mas é preciso saber o que fazer para tratar corretamente as cutículas.

Quer aprender a hidratar e amolecer as cutículas da forma certa, para deixá-las bonitas e reduzidas? Então vem conferir esse passo a passo que a gente preparou para te ajudar a ficar com as mãos lindas.

Que produtos eu devo usar nas unhas e cutículas?

Para deixar as cutículas macias e hidratadas, você precisa escolher os produtinhos ideais para essa finalidade. Você precisa de dois produtos para cuidar adequadamente das unhas: um creme que amoleça as cutículas e um óleo vegetal para hidratar a pele e as unhas.

Em primeiro lugar, você pode optar por um hidratante de mãos ou por produtos específicos para a hidratação das cutículas. O ideal é sempre preferir aqueles que têm características amolecedoras de cutículas, já que os redutores de cutículas são mais agressivos e podem deixar a pele ressecada e até mesmo enfraquecer as suas unhas.

Já para os óleos hidratantes, o ideal é que sejam feitos apenas com óleos vegetais. Os produtos com óleo de damasco, de jojoba ou de semente de uva são muito usados para a hidratação, mas você também pode escolher outras opções.

Passo a passo para cuidar das cutículas

Cuidar das cutículas é importante tanto para deixas as mãos mais bonitas como para ajudar na fixação do esmalte. Mas o ideal é que você apenas afaste a pele e não remova totalmente - como muitas pessoas ainda fazem. Quer aprender como cuidar corretamente das cutículas? Confira o passo a passo.

1º passo: Depois de escolher o melhor creme hidratante ou amolecedor de cutículas para você, comece o tratamento aplicando uma camada generosa do produto em todas as unhas.

2º passo: Espalhe bem o creme pelas unhas e cutículas, massageando suavemente enquanto faz isso.

3º passo: Para deixar a pele bem molinha, é importante usar um pouco de água. O ideal é molhar um pedaço de algodão e colocar sobre a unha - fazendo uma espécie de capinha. Isso porque deixar as unhas em contato direto com a água pode enfraquecê-la e mesmo fazer com que ela escame.

4º passo: Com uma espátula de metal, use o lado arredondado para afastar as cutículas com cuidado. Não use muita força para fazer isso, já que exagerar no processo pode causar manchas, ondulações e enfraquecimento nas unhas.

5º passo: Agora, use o lado pontiagudo para terminar de afastar as peles. Faça isso sempre com suavidade e ser forçar a unha ou a cutícula.

6º passo: Depois da espátula, passe um palito de laranjeira por todo o contorno da cutícula, para garantir que não tem nenhuma pelinha solta ou levantada que precise ser retirada. Se o palito prender em algum lugar, é sinal de que aquele local precisa ser mais cuidado.

7º passo: Para deixar as pelinhas ainda mais suaves, passe uma escovinha de unhas por cima da cutícula, ao redor de toda a unha.

8º passo: Se, depois disso, as pelinhas duras ou levantadas ainda prenderem o palito, use um alicate com cuidado para retirar o excesso de pele. O alicate não é proibido, mas ele deve ser usado apenas em casos específicos, quando for necessário.

9º passo: Agora é hora da hidratação. Use o óleo vegetal por toda a unha e cutícula para hidratar bem o local.

10º passo: Se for fazer a esmaltação, não esqueça de usar o removedor de esmaltes na unha para retirar os óleos. Mas passe apenas nas unhas, evitando as cutículas.

Redação: Gabrielle Nunes