Como destacar os lábios na maquiagem: aprenda a fazer a técnica do contorno para deixar a boca impecável

Com a técnica do contorno dos lábios, qualquer cor de batom se destaca
Com a técnica do contorno dos lábios, qualquer cor de batom se destaca

Muitas vezes, conquistar o contorno perfeito para os lábios não é tarefa fácil. Batons de textura mais cremosa ou gloss têm tendência a escorrer ao longo do dia, e mesmo os matte ou de longa duração podem ser difíceis de aplicar com precisão. Para solucionar esses probleminhas, além de delinear os limites dos lábios com um lápis de contorno bem sequinho, um excelente truque é o de usar corretivo para garantir uma boca bem definida.

Contornar a boca com corretivo é dica para corrigir erros de aplicação de batom

Além de anular a cor da boca com corretivo antes de aplicar o batom, o produto ainda serve para corrigir pequenos errinhos feitos por falta de firmeza e precisão nas mãos ao aplicar um batom vermelho ou de tom mais escuro. O truque é usar um pincel específico e traçar todo o redor do contorno dos lábios com uma tonalidade bem próxima à cor natural da sua pele. Para um efeito mais tridimensional, um corretivo de tom ligeiramente mais claro garante ilusão de boca mais volumosa. As fórmulas mais sequinhas são as mais indicadas para não errar na hora de definir os lábios, uma vez que garantem maior durabilidade.

Lápis bege pode evitar borrões ao longo do dia

Usar lápis bege no contorno dos lábios é outra excelente dica para manter a definição da cor por mais tempo. Falar e sorrir são movimentos que criam pequenas ruginhas ao redor da boca, que facilitam borrões ao longo do dia. Contornar os lábios com um lápis bege, antes de usar o truque do corretivo, é excelente para preencher estas marquinhas e evitar que o batom escorra para estas linhas de expressão. Usar um lápis de olho nesta cor é o ideal, uma vez que a fórmula específica dos produtos para esta àrea é geralmente mais seca e permite uma aplicação mais precisa.

Usar dois tons de corretivo é ideal para esculpir a boca

Se a intenção é disfarçar ou evidenciar o formato da boca, é possível conseguir um efeito de 'contouring' apostando nos efeitos de sombrear e iluminar. A dica para conquistar lábios mais volumosos é usar um tom de corretivo dois tons mais claro que o da sua pele para fazer o contorno na região central da boca, e um mais escuro nos cantinhos, e a técnica contrária é válida para quando a ideia é dar a ilusão de menor espessura.