Como fazer a cobertura da pele sem base: 5 passos para uma maquiagem leve e sem imperfeições

Saiba o que fazer para deixar a pele bonita na maquiagem sem usar base! (Foto: Instagram @roxxsaurus)
Mesmo sem base, você pode fazer uma maquiagem mais incrementada para o dia a dia - com o clássico cat eye, por exemplo (Foto: Instagram @thatsheart)
Mesmo sem base, dá para esconder as olheiras e manchinhas com o corretivo (Foto: Instagram @makeupshayla)
Saiba o que fazer para deixar a pele bonita na maquiagem sem usar base! (Foto: Instagram @roxxsaurus)

Responsável por deixar a pele com um acabamento impecável, a base é aquele tipo de produto #musthave, que nunca pode faltar na nécessaire. Mas quem disse que só dá para fazer maquiagem com ela? Apostando em uma boa hidratação e nos produtinhos certos, dá para exibir uma make superlevinha e com o glam natural que já virou trend nas passarelas e entre as it-girls. Nos dias de temperatura muito quente, quando o excesso de cobertura na pele só incomoda, essa é a opção perfeita para o dia a dia! Saiba como conseguir o look em 5 passos:

Passo 1: Limpe o rosto e faça a preparação da pele com gelo

Antes de mais nada, você precisa remover todas as impurezas do rosto com um sabonete facial ou água micelar. Depois, a dica é usar alguns cubinhos de gelo para preparar a pele antes da maquiagem, já que eles ajudam a fechar os poros, aumentar a maciez e, ainda, a tirar o aspecto avermelhado.

Para fazer isso, é só enrolar os cubos de gelo em uma toalha de algodão limpa e, em seguida, pressionar essa compressa no rosto por 5 a 10 minutos. Não esqueça de dar mais atenção às áreas inflamadas ou com vermelhidão.

Passo 2: Use um creme hidratante específico para o seu tipo de pele

Para ficar com a pele bonita sem base, é muito importante caprichar na hidratação! Com o uso de um bom creme hidratante, além de evitar que o rosto fique descamando, você consegue um toque glam natural que vai deixar sua make ainda mais bonita e digna das it-girls.

E até mesmo quem sofre com o excesso de oleosidade não deve ignorar esse passo, ok? Para conseguir o efeito desejado sem aumentar o brilho, é só usar um hidratante bem levinho e específico para o seu tipo de pele.

Passo 3: Aposte nos corretivos para camuflar as olheiras e esconder as manchas mais evidentes

Depois de deixar a pele bem hidratada, é hora de esconder as pequenas imperfeições para que você fique in love com a sua make mesmo sem base. Para isso, será preciso recorrer a dois tipos de corretivo: um que acompanhe o seu tom e outro mais claro.

Comece aplicando o produto mais escuro nas manchinhas, espinhas e nas olheiras. Depois, para iluminar e evitar o aspecto cansado, aplique o corretivo mais claro por cima das áreas que foram camufladas e nos pontos altos do rosto - como maçãs do rosto, topo do nariz e arco do cupido. Esse toque final não pode faltar se você quiser um look bem fresh!

Passo 4: Aplique um pouco de pó translúcido para segurar a oleosidade e selar o corretivo

Como o corretivo é o produto principal da sua make, ele precisa durar até o fim do dia, certo? Por isso, depois de esconder olheiras e manchas, a dica é aplicar uma leve camada de pó translúcido - o mais fino de todos - na área abaixo dos olhos. Isso vai ajudar a fixar o corretivo, garantir um acabamento mais bonito e também vai aumentar a sua duração.

Passo 5: Não esqueça do blush para garantir um toque corado

Depois de preparar e fazer a cobertura da pele sem base, o toque final fica por conta do blush! Antes de partir para a maquiagem dos olhos para fazer o clássico cat eye ou caprichar nas camadas de máscara para um efeito power nos cílios, a dica é dar umas leves pinceladas de blush nas maçãs do rosto para garantir um efeito corado. Se desejar um visual em um mood mais glam, também pode usar um pouco de iluminador nas laterais do rosto.


Redação: Nívia Passos