Como fazer as unhas dos pés em 7 passos: veja dicas para acertar na pedicure!

Aprenda a fazer as unhas dos pés com as dicas rápidas e fáceis da matéria! (Foto: Instagram @feetoftheeworld)
Como fazer as unhas dos pés pode ser um desafio para muita gente, mas não é tão difícil quanto parece (Foto: Instagram @cplsarips)
A escolha do esmalte para os pés pode ser feita do jeito que você preferir (Foto: Instagram @pedicurchik)
Aprenda a fazer as unhas dos pés com as dicas rápidas e fáceis da matéria! (Foto: Instagram @feetoftheeworld)

Ainda não sabe como fazer as unhas dos pés e está procurando um passo a passo para iniciantes? Então, veio ao lugar certo! Mas pode ficar tranquila que o ritual todo é tão fácil quanto fazer as unhas das mãos, viu?

Tudo que você precisa para acertar no resultado final é fazer alguns ajustes, arranjar um local iluminado, posição confortável e, claro, seguir todas as dicas e truques aqui da matéria. Veja agora cada uma das etapas e arrase nas pontinhas dos pés!

Passo #1: remova os resquícios de esmalte da unha

O primeiro passo é deixar a unha limpinha e pronta para ser trabalhada, por isso, comece retirando o esmalte antigo da unha com a ajuda de um removedor de esmaltes. Ele é uma opção menos agressiva do que a acetona e, por consequência, é beeem mais seguro para a saúde das pontinhas dos dedos!

Passo #2: umedeça a cutícula na água morna

Ainda no começo é preciso amolecer as cutículas e deixar que elas fiquem mais fáceis de trabalhar, certo? Então, o próximo passo é mergulhar os pés em uma bacia com água morna por cerca de dois minutinhos!

Aqui, vale colocar algum óleo essencial na água para tornar tudo mais relaxante e, de quebra, hidratar bem a pele e a cutícula dos pés - mas essa opção fica a seu critério!

Dica extra: aproveite esse tempinho esperando que as cutículas amoleçam para desinfetar os utensílios como a espátula e o alicate, por exemplo.

Passo #3: aposte na esfoliação e hidratação dos pés

Passado o tempinho dedicado à etapa 1, é importante fazer uma esfoliação caprichada nos pés para remover toda a pele morta e ressecada dessa área, viu? Comece fazendo massagem entre os dedos, planta dos pés e vá até o calcanhar também!

Depois, lave os pés para remover o esfoliante e termine com um hidratante de corpo na mesma região em que o esfoliante foi aplicado.

Passo #4: corte e lixe as unhas do tamanho que preferir

Agora é hora de nivelar o tamanho das unhas com um cortador ou tesoura, retirando aquele excesso da parte branquinha do jeito que preferir! Depois, para nivelar bem direitinho, use o lado mais clarinho da lixa de unha para arrematar a parte cortada.

Dica de posição: vai ser preciso encontrar uma posição confortável para alcançar as pontinhas dos pés, né? Pois então, experimente apoiar o pé em uma superfície mais alta ou, então, sentar posicionando os pés no seu colo.

Passo #5: retire ou hidrate as cutículas dos dedos dos pés

Se você gosta das unhas "fundinhas" feitas com alicate, primeiro comece empurrando as cutículas para fora, desgrudando elas dos cantinhos. Em seguida, use o alicate começando por uma das laterais da unha, depois vá para o outro e termine removendo a cutícula da base.

Mas se você prefere não retirar as cutículas, tudo bem, viu? Um bom truque nesse caso é hidratar bastante as bordinhas - seja usando ceras específicas ou cremes hidratantes! Se quiser mais detalhes do processo, é só clicar aqui.

Passo #6: aplique a base ou esmalte escolhido e prontinho!

Já caminhando para o fim, agora é a vez da esmaltação! Comece aplicando uma camada de base nutritiva em todas as pontinhas dos pés e, se quiser deixar tudo mais colorido, continue a esmaltação normalmente.

É só escolher qual será o esmalte da semana, aplicá-lo em todas as unhas. Aqui, a dica é aplicar a primeira camada na bem no centro das unhas e depois uma em cada lateral.

Passo #7: limpe os cantinhos borrados e finalize a esmaltação

E para finalizar com chave de ouro a esmaltação das unhas dos pés, só falta remover as sujeirinhas das laterais com a ajuda de um palito de laranjeiras embebido no removedor de esmaltes.

Por fim, aplique um óleo secante para acelerar o processo ou finalize as unhas dos pés com um top coat ou extra-brilho.

Redação: Raquel Carletto