Como fazer contorno: 3 produtos e 2 técnicas para criar as luzes e sombras no rosto

Saiba quais são as formas de fazer o contorno facial na maquiagem e escolha a sua preferida (Foto: Instagram @alissajanay)
Saiba quais são as formas de fazer o contorno facial na maquiagem e escolha a sua preferida (Foto: Instagram @alissajanay)

Já reparou como cada beauty blogger faz o contorno facial de um jeito diferente? Isso acontece porque, na prática, existem várias formas de conseguir criar as luzes e sombras na maquiagem do rosto - e tudo que você precisa fazer é escolher a sua técnica e tipo de contorno preferido. Ainda não sabe muito bem a diferença entre cada um deles? A gente te explica tudo aqui na matéria! 

Tipos de contorno: varia de acordo com a textura dos produtos

Visualizar esta foto no Instagram.

Uma publicação compartilhada por Jessy Padilla (@jessy__makeup) em

First things first, o primeiro passo deve ser a escolha do tipo de contorno - e por tipo de contorno, entenda produto preferido para fazer o contour do rosto. Para agradar todos os gostos, existem pelo menos duas opções líquidas/cremosas e uma "seca".

- Contorno com pó: é o único tipo de contorno "seco". Ele pode ser feito com dois tons de pó compacto diferentes, ou até com o seu pó facial de sempre + um pó bronzeador. Esse tipo é perfeito para as iniciantes no assunto porque é bem mais fácil de dosar a intensidade tanto da sombra quanto da luz - basta aplicar os pós aos poucos!

- Contorno com corretivo: é uma das opções líquidas para o contour facial. Aqui, a ideia é seguir a mesma lógica de luz e sombra e usar um corretivo claro + um corretivo escuro nas regiões estratégicas para conseguir profundidade e destaque no rosto.

- Contorno com base: por fim, é a opção que pode ser cremosa ou líquida - dependendo do tipo de base usada. Esse contorno também deve seguir a regra de um produto em tom mais escuro e outro em tom mais claro - mas isso não elimina o uso da base no tom da sua pele em todo o rosto, ok?

Importante: quando falamos em tom escuro e tom claro, vale lembrar da regrinha! No contorno, o produto para as sombras deve ser um ou dois tons mais escuro que o seu tom de pele, assim como o claro deve ser um ou dois tons mais claro. Anote aí!

Técnicas para contorno: muda de acordo com o jeito de espalhar

Visualizar esta foto no Instagram.

Uma publicação compartilhada por A S H L E Y M A R I E (@makeupbyamarie) em

Agora, depois de escolher os produtos que vão ser usados para o ritual, o segundo passo é selecionar a técnica de contorno que você preferir usar. Existem basicamente duas:

- Contorno com pontinhos: é o tipo de contorno que funciona apenas com produtos líquidos e cremosos. Ele pode ser feito em pontinhos, quadradinhos ou até outros desenhos. A ideia é espalhar os produtos escuros e claros aos poucos pelo rosto e, depois, usar a esponja ou pincel para espalhar e esfumar bem o resultado. É uma boa maneira de dosar e não exagerar - fica a dica!

- Contorno tradicional: já no estilo tradicional - que dá muito certo com os produtos em pó - a técnica é ir aplicando e esfumando ao mesmo tempo as regiões do rosto. É o jeitinho mais simples e fácil, e pode ser feito facilmente com um pincel de cerdas macias.

Redação: Raquel Carletto