Como fazer contorno: 3 produtos e 2 técnicas para criar as luzes e sombras no rosto

Imagem mostra mulher loira ao fundo branco, com pincel na mão fazendo contorno no rosto.

J? reparou como cada beauty blogger faz o contorno facial de um jeito diferente? Isso acontece porque, na pr?tica, existem v?rias formas de conseguir criar as luzes e sombras na maquiagem do rosto - e tudo que voc? precisa fazer ? escolher a sua t?cnica e tipo de contorno preferido. Ainda n?o sabe muito bem a diferen?a entre cada um deles? A gente te explica tudo aqui na mat?ria!

Tipos de contorno: varia de acordo com a textura dos produtos

First things first, o primeiro passo deve ser a escolha do tipo de contorno - e por tipo de contorno, entenda produto preferido para fazer o contour do rosto. Para agradar todos os gostos, existem pelo menos duas op??es l?quidas/cremosas e uma "seca".

- Contorno com p?: ? o ?nico tipo de contorno "seco". Ele pode ser feito com dois tons de p? compacto diferentes, ou at? com o seu p? facial de sempre um p? bronzeador. Esse tipo ? perfeito para as iniciantes no assunto porque ? bem mais f?cil de dosar a intensidade tanto da sombra quanto da luz - basta aplicar os p?s aos poucos!

- Contorno com corretivo: ? uma das op??es l?quidas para o contour facial. Aqui, a ideia ? seguir a mesma l?gica de luz e sombra e usar um corretivo claro um corretivo escuro nas regi?es estrat?gicas para conseguir profundidade e destaque no rosto.

- Contorno com base: por fim, ? a op??o que pode ser cremosa ou l?quida - dependendo do tipo de base usada. Esse contorno tamb?m deve seguir a regra de um produto em tom mais escuro e outro em tom mais claro - mas isso n?o elimina o uso da base no tom da sua pele em todo o rosto, ok?

Importante: quando falamos em tom escuro e tom claro, vale lembrar da regrinha! No contorno, o produto para as sombras deve ser um ou dois tons mais escuro que o seu tom de pele, assim como o claro deve ser um ou dois tons mais claro. Anote a?!

T?cnicas para contorno: muda de acordo com o jeito de espalhar

Agora, depois de escolher os produtos que v?o ser usados para o ritual, o segundo passo ? selecionar a t?cnica de contorno que voc? preferir usar. Existem basicamente duas:

- Contorno com pontinhos: ? o tipo de contorno que funciona apenas com produtos l?quidos e cremosos. Ele pode ser feito em pontinhos, quadradinhos ou at? outros desenhos. A ideia ? espalhar os produtos escuros e claros aos poucos pelo rosto e, depois, usar a esponja ou pincel para espalhar e esfumar bem o resultado. ? uma boa maneira de dosar e n?o exagerar - fica a dica!

- Contorno tradicional: j? no estilo tradicional - que d? muito certo com os produtos em p? - a t?cnica ? ir aplicando e esfumando ao mesmo tempo as regi?es do rosto. ? o jeitinho mais simples e f?cil, e pode ser feito facilmente com um pincel de cerdas macias.

Reda??o: Raquel Carletto


Opa, parece que você não está logada! Por favor Ou criar uma conta.