Como fazer contorno com pó: veja as dicas e acerte no passo a passo para realçar a maquiagem

Aprenda a fazer o contorno com pó e deixe suas produções mais marcantes até mesmo para a make do dia a dia (Foto: Instagram @ivanikolinav)
 O contorno usando pó é prático e fácil, ideal para mulheres que precisam otimizar a rotina de beleza (Foto: Instagram @asiyami_gold)
O jogo de luz e sombras no contorno em pó é feito de forma sutil para um look natural (Foto: Instagram  @stephsa)
Aprenda a fazer o contorno com pó e deixe suas produções mais marcantes até mesmo para a make do dia a dia (Foto: Instagram @ivanikolinav)

Já ouviu falar na técnica de "contorno seco"? Esse tipo de contour facial com pó é bem fácil de fazer e já conquistou muita gente - especialmente as fãs do resultado natural e impecável! Simples e rápido, esse tipo de contorno não exige blush e nem bronzeador: tudo que você precisa é ter 3 versões de pó compacto (um que seja do seu tom, outro um tom mais claro e, por fim, algum em um tom mais escuro) para, com eles, afinar, ressaltar e enaltecer sua beleza natural! Que tal? Confira as dicas e truques desse efeito e arrase!

Passo #1: Use sua base e pó compacto normalmente para preparar a pele

Antes de colocar em prática a técnica do contorno com pó, é importante começar a base da maquiagem corretamente. Se estivermos falando de uma make de festa, é importante escolher uma base de média ou alta cobertura (que seja do tom da sua pele) e espalhar o produto em todo o rosto - sem exagerar na quantidade caso queira um look mais fresh e clean que nem o das famosas. Em seguida, é só aplicar uma camada beeeem fininha do pó compacto no seu tom de pele e partir para o contorno!

Passo #2: pó mais clarinho na parte central do rosto cria o efeito iluminado

Começando o contour com pó pelos pontos de luz, é a hora de iluminar a pele na parte central do rosto. Basta escolher o pó compacto opaco que seja um tom mais claro que a sua pele e aplicá-lo na linha central do nariz, abaixo dos olhos e meio da testa.

Dica: o pó mais claro não deve ficar super aparente na make, viu? Em nome da produção mais sutil, a ideia é criar uma iluminação leve e bem esfumadinha na parte central do rosto, por isso, se você não conseguir "ver" o pó claro no rosto, é sinal de que ele está fazendo o papel da maneira certa!

Passo #3: pó escuro com cor fria ajuda a dar um ar mais natural para as sombras

Na hora de criar as sombras, vale separar as seções que devem ser escurecidas - de leve - pelo pó um tom mais escuro no contorno. Veja as dicas abaixo:

Nariz: aqui, o segredo é usar uma quantidade menor de pó e um pincel de esfumar sombras fininho para contornar o nariz da forma como você quiser. Narizes largos, triangulares ou arredondados pedem tipos diferentes de sombra - e para saber qual é o seu caso, basta clicar aqui e ver exatamente onde criar a linha com o pó escuro.

Laterais do rosto: para devolver as sombras naturais do rosto que a base acaba anulando ao uniformizar a pele, o segredo é fazer uma careta como a "duck face" e descobrir onde o seu rosto cria curvinhas naturais. Em geral, deve-se aplicar o pó escuro bem esfumado abaixo do ossinho da bochecha, indo até próximo das orelhas.

Raiz dos cabelos: naturalmente, a parte de cima da testa - aquela bem próxima dos fios - é mais escura do que o centro. Levando isso em consideração, basta aplicar um pouco do mesmo pó escuro beeem de leve na região e esfumar bastante!

Use um pincel limpo para esfumar os tons na make

Uma dica final e bem importante para um resultado impecável - e também para quando você exagerar sem querer no pó escuro do contorno - é esfumar bem o resultado. Um bom conselho é deixar um pincel médio e limpo próximo de você e contar com ele sempre que quiser amenizar a make ou espalhar a cor com o acabamento mais natural possível. Simples assim, viu?!

Redação: Raquel Carletto