Como fazer contorno com pontinhos: blogueira Luana Landeiro ensina passo a passo da técnica

Como fazer contorno com pontinhos: blogueira Luana Landeiro ensina passo a passo da técnica
01 Siga o passo a passo e aprenda a fazer a maquiagem com contorno facial de pontinhos! (Foto: Maybelline NY)
Siga o passo a passo e aprenda a fazer a maquiagem com contorno facial de pontinhos! (Foto: Maybelline NY)
02 Comece aplicando uma base que tenha exatamente o seu tom de pele, e deposite o produto com os dedos em todo o rosto (Foto: Maybelline NY)
Comece aplicando uma base que tenha exatamente o seu tom de pele, e deposite o produto com os dedos em todo o rosto (Foto: Maybelline NY)
03 Depois, espalhe a base com um pincel duo-fibra fazendo movimentos circulares até uniformizar o tom de pele (Foto: Maybelline NY)
Depois, espalhe a base com um pincel duo-fibra fazendo movimentos circulares até uniformizar o tom de pele (Foto: Maybelline NY)
04 Depois, esconda as olheiras com um corretivo, depositando 3 pontinhos em forma de triângulo invertido abaixo dos olhos (Foto: Maybelline NY)
Depois, esconda as olheiras com um corretivo, depositando 3 pontinhos em forma de triângulo invertido abaixo dos olhos (Foto: Maybelline NY)
05 Esfume o corretivo dando batidinhas com uma esponja triangular (Foto: Maybelline NY)
Esfume o corretivo dando batidinhas com uma esponja triangular (Foto: Maybelline NY)
06 Para começar o contorno, faça pontinhos no rosto com uma base de cor mais clara do que o tom de sua pele (Foto: Maybelline NY)
Para começar o contorno, faça pontinhos no rosto com uma base de cor mais clara do que o tom de sua pele (Foto: Maybelline NY)
07 Faça pontinhos com a base clara abaixo dos olhos, nas têmporas, no ossinho do nariz, na metade da testa, no arco do cupido e no queixo (Foto: Maybelline NY)
Faça pontinhos com a base clara abaixo dos olhos, nas têmporas, no ossinho do nariz, na metade da testa, no arco do cupido e no queixo (Foto: Maybelline NY)
08 Depois, use uma base mais escura para criar pontinhos no côncavo da bochecha, para afinar essa área do rosto (Foto: Maybelline NY)
Depois, use uma base mais escura para criar pontinhos no côncavo da bochecha, para afinar essa área do rosto (Foto: Maybelline NY)
09 Faça o mesmo passo do outro lado do rosto, criando duas linhas pontilhadas no côncavo da bochecha (Foto: Maybelline NY)
Faça o mesmo passo do outro lado do rosto, criando duas linhas pontilhadas no côncavo da bochecha (Foto: Maybelline NY)
10 Crie pontinhos com a base escura também na linha do maxilar (Foto: Maybelline NY)
Crie pontinhos com a base escura também na linha do maxilar (Foto: Maybelline NY)
11 Faça uma linha pontilhada também na testa, rente à raiz dos cabelos (Foto: Maybelline NY)
Faça uma linha pontilhada também na testa, rente à raiz dos cabelos (Foto: Maybelline NY)
12 Com uma esponja de make, esfume todos os pontinhos mais claros, começando pela área abaixo dos olhos (Foto: Maybelline NY)
Com uma esponja de make, esfume todos os pontinhos mais claros, começando pela área abaixo dos olhos (Foto: Maybelline NY)
13 Depois, esfume os pontinhos claros do queixo, do arco do cupido, do nariz e da testa (Foto: Maybelline NY)
Depois, esfume os pontinhos claros do queixo, do arco do cupido, do nariz e da testa (Foto: Maybelline NY)
14 Em seguida, esfume os pontinhos mais escuros das bochechas (Foto: Maybelline NY)
Em seguida, esfume os pontinhos mais escuros das bochechas (Foto: Maybelline NY)
15 Com a ajuda da esponja, esfume os pontinhos escuros do nariz com leves batidinhas (Foto: Maybelline NY)
Com a ajuda da esponja, esfume os pontinhos escuros do nariz com leves batidinhas (Foto: Maybelline NY)
16 Termine esfumando com leveza também os pontinhos escuros da testa (Foto: Maybelline NY)
Termine esfumando com leveza também os pontinhos escuros da testa (Foto: Maybelline NY)
17 Com um pincel grande e fofo, aplique um pó compacto translúcido com leveza em todo o rosto para selar o contorno (Foto: Maybelline NY)
Com um pincel grande e fofo, aplique um pó compacto translúcido com leveza em todo o rosto para selar o contorno (Foto: Maybelline NY)
18 Aplique um blush com um pincel específico no topo das maçãs do rosto, esfumando em direção as têmporas (Foto: Maybelline NY)
Aplique um blush com um pincel específico no topo das maçãs do rosto, esfumando em direção as têmporas (Foto: Maybelline NY)
19 Para finalizar a maquiagem, aplique o batom Color-Sensational 401 - Nunca Diga Nunca (Foto: Maybelline NY)
Para finalizar a maquiagem, aplique o batom Color-Sensational 401 - Nunca Diga Nunca (Foto: Maybelline NY)
20 Sua maquiagem com contorno feito com pontinhos está pronta! (Foto: Maybelline NY)
Sua maquiagem com contorno feito com pontinhos está pronta! (Foto: Maybelline NY)

O contorno facial continua sendo febre máxima na maquiagem! Até mesmo na make do dia a dia, um simples pó mais escuro consegue dar impressão de bochechas esculpidas ou nariz mais fino. Para quem ainda não pegou o jeito do contorno com traços, a blogueira Luana Landeiro, do blog ABC de Beleza, ensina o passo a passo da técnica feita com pontinhos, e tudo o que você vai precisar é uma base mais escura e uma base mais clara do que o tom de sua pele, já que a ideia é criar um jogo de luzes que afine os traços do rosto. Siga o passo a passo e aprenda!

1. Aplique uma base da cor da sua pele

Antes de fazer o contorno, é importante uniformizar o tom da pele e esconder aquelas manchinhas que a gente não gosta. Use uma base que tenha a tonalidade certa e que você já costuma usar. É importante que ela tenha cobertura média e acabamento "fresh" e leve para que o contorno fique perfeito e não "craquele". Aplique gotinhas desta base em todo o rosto e, com um pincel duo-fibra, espalhe de dentro para fora, sem esquecer também do pescoço.

2. Corretivo como triângulo invertido em todo o rosto

Para esconder as olheiras, use um corretivo abaixo dos olhos aplicando o produto em forma de triângulo invertido. Três pontinhos é o suficiente para cobrir essa área: depois é sé esbater muito bem com uma esponja de formato triangular.

3. Comece o contorno com uma base clara

Chegou a hora de fazer o contorno! Primeiro, a ideia é iluminar e realçar os traços mais altos do rosto, ou seja, onde a luz bate primeiro, com uma base de cor mais clara do que o tom de sua pele. Por isso, faça pontinhos com os próprios dedos nestas áreas: abaixo dos olhos, têmporas, ossinho do nariz e testa. No arco do cupido e no queixo, faça apenas uma gotinha.

4. Use uma base mais escura para afinar

Agora, chegou a vez de afinar e disfarçar alguns traços do rosto, como bochechas, nariz e maxilar. Use uma base mais escura do que o tom de sua pele e comece a pontilhar a linha do contorno da bochecha, que vai desde a orelha até uma distância de dois dedos do cantinho da boca. Depois, crie pontinhos nas laterais e na ponta do nariz, na linha do maxilar e também na testa, rente à raiz dos cabelos.

5. Espalhe os pontinhos com uma esponja

Todos os pontinhos feitos, agora é hora de esbater os produtos. Use uma esponja de make para dar batidinhas leves e garantir um aspecto natural e sem riscos. Comece a esfumar os pontinhos mais claros, começando pela área abaixo dos olhos, e depois, espalhe todos os pontinhos escuros dando batidinhas com a esponja. Aqui, a dica para espalhar a base com mais facilidade e garantir uma make que dure muito mais tempo é usar a esponja levemente umedecida. Mas lembre-se que, como a base é matte, é importante que a aplicação seja rápida para o produto não secar e atrapalhar o resultado final.

6. Pó compacto no rosto inteiro para fixar o contorno

Depois de esbater as bases do contorno, use um pó compacto para selar os produtos no rosto. É importante que ele seja translúcido para não alterar as cores da pele. Use um pincel grande e fofo e aplique o pó compacto em pouca quantidade por todo o rosto.

7. Blush no topo das maçãs para um aspecto saudável

Com o rosto esculpido e contornado, o blush ainda é essencial para dar um toque corado à make. Use um pincel de tamanho médio e com ponta chanfrada e, com a mão bem leve, aplique o produto no topo das maçãs em direção as têmporas.

8. Batom e delineado gatinho pra finalizar

Depois da preparação de pele, você pode finalizar a make do jeitinho que você mais gostar. No tutorial, Luana fez um delineado gatinho poderoso e arrematou a produção com o batom roxo Color Sensational 401 - Nunca Diga Nunca, uma das tendências para o inverno.

Se você adorou o look, não deixe de assistir aqui para ver o vídeo completo do passo a passo!