Como fazer contorno em diferentes tipos de olho: aprenda a esculpir o olhar com técnicas simples de maquiagem

Aprenda a dar definição, profundidade e dimensão ao seu olhar com algumas técnicas de contorno!
Quem tem pálpebra gordinha, pode apostar em escurecer o côncavo (Foto: Instagram @cinderella_merz)
 As donas de olhos fundos podem apostar em iluminar a parte central da pálpebra móvel (Foto: Instagram @mystyleboxx)
Aplicar uma sombra mais escura na primeira dobrinha da pálpebra dá destaque aos olhos orientais (Foto: Instagram @chiutips)
Aprenda a dar definição, profundidade e dimensão ao seu olhar com algumas técnicas de contorno!

As técnicas de contorno para esculpir o rosto também podem ser aplicadas em outras áreas do rosto para conseguir um look com mais dimensão e profundidade, sabia? Os olhos também podem ganhar forma e definição com os jogos de luz provocados pela técnica. De acordo com cada formato de olho, há alguns truques simples para os transformar e destacar, fazendo uso de duas tonalidades de sombra e do delineador preto. Identifique o seu tipo de olho e aprenda a realçá-lo com estas dicas de make super práticas!

Escurecer o côncavo é segredo para olhos com pálpebra gordinha

Para começar, assim como um contorno de rosto, é necessário ter à mão uma sombra matte dois tons mais clara que o seu tom de pele e outra dois tons mais escura. Donas de pálpebras gordinhas tendem a ter dificuldade para definir e dar profundidade ao olhar, e, para esculpir este tipo de olho, a dica é a de aplicar a tonalidade mais clara no centro da pálpebra até ao cantinho interno, e mais escura ao longo da dobra da pálpebra até ao canto externo. Para ainda mais definição, aposte num lápis kajal preto ou marrom e faça um traço bem rente à linha de cílios superior, e esfume levemente com um pincel-esponja.

Ilusão de maior profundidade destaca olhos orientais

Donas de olhos orientais têm geralmente uma dobra quase imperceptível, e há que criar a ilusão de maior profundidade para destacar o olho. O primeiro passo é aplicar a sombra mais escura ao longo da linha de cílios superior e esfumar em direção ascendente, completando até à dobra da pálpebra com o tom mais claro. Por fim, um traço de kajal no canto externo esfumado e algumas camadas de máscara de cílios dão o toque final.

Para dar dimensão a olhos fundos, sombra clara em toda a pálpebra é chave

Já quem tem olhos fundos tende sofrer com olheiras mais marcadas, e para disfarçar este problema, há que aplicar a sombra mais clara em toda a pálpebra e subindo em direção à sobrancelha. Desta forma, a luz chama a atenção para esta àrea, dando a ilusão de que está mais cheia. De seguida, pegue a sombra mais escura e faça um contorno leve do canto externo em direção ao nariz, e esfume também a linha de cílios inferior com esta tonlidade.