Como fazer uma maquiagem perfeita: 11 passos indispensáveis!

Quer deixar a maquiagem perfeita? Confira 8 passos que você não pode deixar de fora! (Foto: Maybelline NY)
Reservar um tempo para limpar e hidratar a pele faz toda a diferença no resultado da maquiagem (Foto: Maybelline NY)
Não esquecer das sobrancelhas é um detalhe simples que faz toda a diferença na maquiagem  (Foto: Maybelline NY)
Quer deixar a maquiagem perfeita? Confira 8 passos que você não pode deixar de fora! (Foto: Maybelline NY)

Não dá para negar que a maquiagem perfeita é um detalhe superimportante no look. Não que só dê para ficar linda e poderosa com ela, mas uns produtinhos aqui e outros ali ajudam a valorizar os traços e dar um verdadeiro up na produção. Mas, para que todos os detalhes fiquem impecáveis, é preciso seguir alguns cuidados específicos - como reservar um tempo para limpar e hidratar a pele, escolher a base de tom certo e iluminar alguns pontos do rosto para um efeito mais fresh. Quer saber como seguir tudo isso? Confira 11 passos que você não pode deixar de lado se quiser uma make perfeita!

Passo 1: Limpe o rosto com atenção

Um cuidado importante para deixar a maquiagem impecável é fazer uma limpeza caprichada na pele - afinal, se você aplicar os produtos no rosto cheio de impurezas, a cobertura não vai ficar tão bonita, não vai durar e ainda há o risco de entupir os poros.

Sendo assim, faça o seguinte: lave o rosto com um sabonete específico para o seu tipo de pele ou use a dupla água micelar e algodão para tirar todas as sujeirinhas e remover a oleosidade.

Passo 2: Hidrate a pele com uma máscara de argila

Você sabia que uma boa hidratação também faz toda a diferença no resultado da maquiagem? Por isso, uma dica de ouro para quem quer deixar a pele bem cuidada e com um glowy natural é reservar um tempinho para esse passo!

Vale usar um hidratante específico para o seu tipo de pele antes de começar a aplicar os produtinhos de make. Mas, se quiser um efeito mais potente, o segredo é usar uma máscara de argila - um dos itens queridinhos do momento entre as mulheres que não dispensam os cuidados com a cútis. Não sabe muito bem como usar o produto? É só conferir essa matéria aqui para ver o passo a passo!

Passo 3: Aplique uma base leve e que acompanhe perfeitamente seu tom de pele

Depois de limpar e hidratar o rosto, é hora de aplicar o produto que vai ajudar a deixar a pele lisinha e uniformizada - a base. Mas, para que o look fique perfeito com ela, é preciso escolher uma versão que acompanhe seu tom de pele e que entregue uma boa cobertura sem deixar o rosto artificial.

Por isso, para conseguir comprar uma base para chamar de sua, descubra o subtom da sua pele - como explica essa matéria aqui - e teste o produto na mandíbula à luz natural. Além disso, também prefira as que contam com um acabamento mais leve para que o efeito fique bem natural e use um pincel de cerdas cheias para fazer a cobertura.

Passo 4: Use corretivo para esconder olheiras e manchinhas mais insistentes

É cobertura impecável que você quer? Então, não dá para esquecer do corretivo! Aplicado depois da base, ele vai te ajudar a esconder olheiras, espinhas e qualquer manchinha mais escura que comprometa o acabamento.

Em geral, o corretivo deve acompanhar sempre a cor da base, mas as versões coloridas podem ser ótimas aliadas na camuflagem das manchas mais insistentes - como é explicado detalhadamente aqui.

Passo 5: Aplique pó na "zona T"

Depois de fazer toda a cobertura da pele, a dica é aplicar um pouco de pó para selar os produtos e dar uma controlada no brilho. Mas, para não acabar com uma maquiagem super artificial, o segredo é dar umas pinceladas apenas na "zona T" - ou seja, na testa e nariz, onde a oleosidade fica mais concentrada.

Passo 6: Garanta o efeito corado com um toque de blush

Mesmo que a sua ideia seja fazer uma maquiagem mais natural, do tipo "acordei linda", não dá para deixar o blush de lado - afinal, é ele quem garante aquele efeito corado e saudável que faz toda a diferença no look. Então, depois de terminar de preparar a pele, use um pincel bem fofinho para dar umas pinceladas com o produto nas laterais do rosto, esfumando bem para evitar o efeito marcado.

Passo 7: Ilumine os pontos altos do rosto para valorizar seus traços

Se você ama tendências já sabe que a maquiagem glowy é a queridinha do momento - e, por isso, o iluminador nunca fica de fora da nécessaire de quem quer uma pele fresh e impecável.

Para conseguir o look, o importante é aplicar o produto nos pontos altos do rosto - como testa, nariz, alto das bochechas e o "v" superior da boca. Mas, se desejar valorizar o olhar com um glamour a mais, aplique também nos cantinhos internos dos olhos.

Passo 8: Faça um esfumado na pálpebra móvel

Na maquiagem dos olhos, vale apostar num esfumado poderoso! Se quiser um efeito mais dramático, a dica é usar sombras escuras com um smokey eye clássico ou em todo o contorno. Mas, se preferir seguir um estilo mais natural, use as versões clarinhas e neutras - como nude ou marrom, por exemplo.

Passo 9: Capriche no delineado gatinho e nas camadas de máscara de cílios

Depois do esfumado, a dica de ouro para valorizar ainda mais o olhar é adicionar o clássico delineado gatinho na pálpebra móvel - com um traço bem preciso e que favoreça o formato dos seus olhos. Feito isso, para dar o toque final, não deixe de caprichar nas camadas de máscara nos cílios superiores e inferiores.

Passo 10: Não esqueça de preencher as sobrancelhas

Outro detalhe importante para deixar a maquiagem perfeita é não esquecer das sobrancelhas! Por isso, depois de preparar os olhos seguindo o estilo que você mais gosta, não esqueça de preenchê-las com um lápis e de alinhar os fiozinhos com a máscara específica.

Por fim, para garantir um acabamento mais natural, use o iluminador de sobrancelhas no contorno, esfume bem e pronto!

Passo 11: Contorne os lábios com um lápis antes de aplicar o batom

Para finalizar, é só escolher o seu batom preferido para destacar os lábios. Pode ser um vermelhão poderoso ou um nude clássico, você quem decide de acordo com o seu estilo! Mas, independentemente do tom escolhido, o truque para conseguir um acabamento impecável é fazer o contorno da boca - principalmente o do arco do cupido - com um lápis que acompanhe a mesma cor do produto.

Redação: Nívia Passos