Como hidratar cutículas ressecadas: 5 dicas para acabar com as peles secas ao redor das unhas

Saiba o que fazer para manter a hidratação das cutículas em dia! (Foto: Shutterstock)
Removendo as cutículas com alicate ou não, é muito importante caprichar na hidratação. Além de deixar as unhas mais bonitas, esse cuidado ainda facilita a manicure (Foto: Shutterstock)
As unhas ficam com uma aparência mais bonita quando as cutículas estão hidratadas (Foto: Shutterstock)
Saiba o que fazer para manter a hidratação das cutículas em dia! (Foto: Shutterstock)

Para exibir unhas impecáveis, não basta só usar uma nail art moderninha ou um esmalte poderoso: também é preciso tirar um tempinho para hidratar as cutículas! E isso também vale para quem prefere remover tudo com alicate - já que, sem esse cuidado, a pontinha dos dedos fica com um aspecto ressecado que em nada valoriza o look. Quer adotar esse hábito, mas não sabe o que fazer para manter a hidratação em dia? Calma, a gente te ajuda! Confira a matéria:

1. Use hidratante depois de lavar as mãos com água

Toda vez que você lava as mãos com água e sabão, sua cutícula fica um pouquinho mais ressecada por entrar em contato com alguns componentes mais agressivos. Por isso, para evitar o problema e proteger a pontinha dos dedos, a dica é ter o cuidado de sempre usar um creme hidratante depois de fazer isso. Suas unhas agradecem e sua pele também!

2. Invista na esfoliação

Você sabia que a esfoliação também ajuda a manter as cutículas hidratadas? Além de deixar a película ao redor da unha mais fininha - olha a dica para quem não remove tudo com alicate! -, ela também ajuda a eliminar o ressecamento.

Na hora de fazer a técnica, você pode usar um produto específico ou apostar em uma receitinha caseira mesmo - como a mistura de açúcar e mel, por exemplo. Uma vez na semana já é suficiente!

3. Aplique um creme hidratante e deixe agir com as mãos dentro de uma luva

Para turbinar a a esfoliação, um bom truque é deixar a hidratação agindo por um tempo nas unhas. É bem simples: basta retirar todo o esfoliante com água e, em seguida, aplicar um hidratante. Feito isso, é só colocar as mãos dentro de uma luva de plástica e deixar o produto agindo por, mais ou menos, 20 minutos.

4. Massageie as cutículas com óleo de hidratação ou ceras específicas

Outro truque para deixar as cutículas com a hidratação em dia é usar um óleo de hidratação - ou até mesmo uma cera específica para a região - diretamente nas cutículas. Na hora da aplicação, para potenciliazar o efeito, tenha o cuidado de massagear bem a região, unha por unha.

5. Beba bastante água

Como a hidratação vem de dentro para fora, é importante consumir bastante água para repor os líquidos que a gente perde durante o dia e - além de ficar mais saudável - deixar os cabelos, a pele e até as unhas mais bonitas.

Sendo assim, para que as outras dicas realmente tragam resultado, nada de esquecer da água, certo? Beba, em média, de 2 a 3 litros por dia. Você logo vai sentir a diferença nas cutículas!

Redação: Nívia Passos