Como maquiar cada formato de olho: do delineador à sombra, confira dicas para valorizar o olhar na maquiagem!

Sombras claras e muitas camadas de m?scara de c?lios ajudam a real?ar os olhos pequenos (Foto: Instagram @alatorreee)
Os efeitos de luz ajudam a disfar?ar os olhos fundos (Foto: Instagram @amirawaldesai)
Os efeitos de luz ajudam a disfar?ar os olhos fundos (Foto: Instagram @amirawaldesai)
O truque principal para disfar?ar olhos ca?dos ? destacar a parte superior com efeito esfumado (Foto: Instagram @ashleyvera_)
O truque principal para disfar?ar olhos ca?dos ? destacar a parte superior com efeito esfumado (Foto: Instagram @ashleyvera_)
Quem tem olhos com a p?lpebra escondida - deve apostar em um delineado fino (Foto: Instagram @cindercella)
Quem tem olhos com a p?lpebra escondida - deve apostar em um delineado fino (Foto: Instagram @cindercella)
Quem tem olhos grandes pode usar e abusar dos tons escuros na hora de fazer a maquiagem (Foto: Instagram @glorys_beauty )
Quem tem olhos grandes pode usar e abusar dos tons escuros na hora de fazer a maquiagem (Foto: Instagram @glorys_beauty )
O delineado com tra?o preciso e sem o detalhe
O delineado com tra?o preciso e sem o detalhe "gatinho" ? a melhor op??o para quem tem olhos afastados (Foto: Instagram @sharatamarit )
Misturar tons claros e escuros ? o segredo para quem tem olhos pr?ximos (Foto: Instagram @beautymalene)
Misturar tons claros e escuros ? o segredo para quem tem olhos pr?ximos (Foto: Instagram @beautymalene)

Nada como caprichar na maquiagem para deixar o look perfeito em cada formato de olho! Do visual com tons escuros e bem marcados ao mais b?sico com cores neutras, ? importante tomar alguns cuidados para valorizar os tra?os e ficar ainda mais linda. Por isso, antes de aplicar o delineador, a sombra e os demais produtinhos para conseguir o efeito desejado, vale seguir algumas dicas espec?ficas para cada formato de olho. Confira!

1 - Olhos pequenos

Um dos maiores desafios na hora de maquiar olhos pequenos ? tomar cuidado para n?o deix?-los parecendo ainda menores do que s?o - principalmente, quando a ideia ? fazer um olhar bem marcado com tons escuros. Por isso, o l?pis de olho nude e a m?scara de c?lios s?o os dois produtos que nunca podem faltar na nec?ssaire de quem deseja fugir desse efeito: o primeiro deve sempre ser usado na linha d'?gua inferior - mesmo quando o l?pis escuro aparecer na parte externa da raiz dos c?lios - e o segundo deve ser aplicado em v?rias camadas para que os fios fiquem longos e volumosos.

Na hora de aplicar a sombra, esfume bastante a p?lpebra m?vel e prefira tons neutros ou mais claros, como o prata, para dar uma iluminada na regi?o. J? para evitar que o delineador diminua os olhos, a dica ? fugir dos tra?os grossos e fazer uma linha fina e precisa.

2 - Olhos grandes

Enquanto as mulheres com olhos pequenos devem preferir as sombras neutras ou iluminadas, aquelas que t?m o olho mais destacado devem usar e abusar dos tons escuros para dar profundidade ao olhar. Nesse caso, a dica ? esfumar o produto por toda a p?lpebra m?vel a partir da raiz dos c?lios superiores.

Al?m disso, o contorno com l?pis preto e o delineado com tra?o mais grosso tamb?m s?o boas pedidas para diminuir a apar?ncia da regi?o - mas este ?ltimo deve estar bem reto e rente ? linha dos c?lios para n?o entregar um efeito contr?rio.

3 - Olhos pr?ximos

O segredo para valorizar esse tipo de olho ? fazer uma combina??o de sombras claras e escuras, porque a mistura dos dois tons ajudar? a criar a impress?o de olhos mais afastados. Depois de escolher as duas op??es, ? super simples fazer o truque: basta aplicar o produto mais escuro no cantinho externo dos olhos e o mais claro no interno para dar uma iluminada.

Na hora de contornar, a dica ? fugir do l?pis preto e aplicar apenas o mais claro na linha d'?gua inferior; j? para delinear, o segredo ? fazer o tra?o a partir da metade do olho para fora e terminar com o cl?ssico "gatinho". A finaliza??o fica por conta de v?rias camadas de m?scara de c?lios nos fios superiores e inferiores, refor?ando o produto nos c?lios externos para criar um efeito alongado.

4 - Olhos afastados

Brincar com o efeito de sombra e luz ? o segredo para disfar?ar os olhos muito pr?ximos. Mas, para corrigir os que aparecem mais afastados, o truque ? esfumar toda a p?lpebra com uma determinada cor e aplicar um tom mais escuro no cantinho externo dos olhos e no c?ncavo. Para delinear, a dica ? fazer um tra?o preciso sem o detalhe do "gatinho", j? que seu efeito alongado pode acabar deixando a impress?o de que os olhos s?o ainda mais afastados.

Se desejar usar l?pis preto ou marrom, fa?a o tra?o na parte externa da raiz dos c?lios e conte com a ajuda de um pincel para esfumar a cor e deixar o olhar com um acabamento mais bonito.

5 - Olhos ca?dos

Esse formato de olho ? aquele que apresenta o canto externo inferior um pouco mais ca?do que o normal. Mas, recorrendo a uns truques b?sicos de maquiagem, ? super simples disfar?ar esse detalhe e deixar o look impec?vel!

O segredo principal ? destacar a ?rea superior para levantar o olhar: aplique uma sombra escura no canto externo fazendo um leve esfumado em dire??o ? sobrancelha, como se estivesse fazendo um delineado gatinho. Na hora de usar, de fato, o delineador, siga esse mesmo formato - mas com um tra?o fino e bem rente ? raiz dos c?lios.

6 - Olhos fundos

Para quem tem olhos fundos, o truque principal ? evitar as sombras muito escuras e apostar nos efeitos de luz! Os tons mais fechados podem ser usados para marcar o c?ncavo de maneira bem suave, mas o ideal ? fazer o esfumado com os mais claros e aplicar iluminador nos cantinhos internos dos olhos.

Na hora de aplicar o delineador, a dica ? fazer um tra?o fino no canto interno e engrossar um pouco no externo - sem esquecer de abusar das camadas de m?scara de c?lios e aplicar l?pis branco ou nude na linha d'?gua inferior para refor?ar o toque glam e abrir o olhar.

7 - Olhos cobertos

Como esse formato deixa a p?lpebra escondida, o segredo ? aplicar a sombra ultrapassando o c?ncavo para criar a impress?o de que ela est? ? mostra. Al?m disso, para destacar ainda mais a regi?o, use um tom mais escuro nos cantinhos externos e na p?lpebra inferior.

Para marcar a linha d'?gua inferior, prefira o l?pis branco ou nude para n?o correr o risco de diminuir o olhar; e, na hora de delinear, fa?a um tra?o bem fino do meio dos olhos ao canto externo, evitando ultrapassar esse limite.

COMPRE O LOOK

Opa, parece que você não está logada! Por favor Ou criar uma conta.