Como passar base, corretivo e pó para uma maquiagem natural: confira as dicas e aprenda a evitar o efeito pesado na pele

Para o p? compacto, a dica ? usar o produto na vers?o transl?cida e aplicar com um pincel, ao inv?s de esponja, apenas na zona T, que pode ficar oleosa mais r?pido (Foto: Instagram @emmachenartistry)
A base na maquiagem natural pode ser de cobertura leve a m?dia e de acabamento matte, e a dica ? aplic?-la com uma esponja ao inv?s do pincel, logo depois de ter hidratado a pele (Foto: Instagram @brittsully)
A base na maquiagem natural pode ser de cobertura leve a m?dia e de acabamento matte, e a dica ? aplic?-la com uma esponja ao inv?s do pincel, logo depois de ter hidratado a pele (Foto: Instagram @brittsully)
Maquiagem natural: confira como usar corretamente a base, o corretivo e o p? compacto para um visual
Maquiagem natural: confira como usar corretamente a base, o corretivo e o p? compacto para um visual "no-makeup makeup" (Foto: Instagram @chiziduru)

A maquiagem natural est? cada vez mais em alta e se voc? quer fazer a linha "acordei linda", saiba que n?o ? preciso deixar seus produtos de make de lado! Base, corretivo e p? compacto (al?, pele oleosa!), podem ser usados tranquilamente no estilo "no-makeup makeup". A gente sabe que, por vezes, usar todos esses produtos ao mesmo tempo pode deixar o rosto pouco natural, mas o Tudo Sobre Make preparou um guia b?sico de como usar cada um desses produtos para acertar a m?o na maquiagem "fresh". Confira!

Antes de tudo: hidrate o rosto para evitar que a base craquele

O grande segredo da maquiagem natural ? estar com uma pele lisa, uniforme e com os tra?os naturais em destaque, mas sem parecer que voc? est? maquiada. E para isso, ? preciso limpar e hidratar o rosto antes de aplicar a base. Isso serve para deixar a pele macia, sem risco da base craquelar - o que causa aquele famoso aspecto "rebocado". Lave o rosto com um sabonete pr?prio para a face e para o seu tipo de pele e, depois, use um pouquinho de creme hidratante com acabamento sequinho, para n?o deixar a pele oleosa.

A base: produto pode ser aplicado com esponja ?mida para ficar mais natural

Pele preparada, a hora de escolher e aplicar a pr?pria base para a maquiagem "no-makeup" tamb?m tem seus segredos. Prefira as de textura cremosa e cobertura leve ? m?dia, e como a maioria das brasileiras t?m a pele mista ou oleosa, escolha as bases de acabamento matte, para cobrir as marquinhas do rosto. Mas como esse tipo de base pode deixar o rosto com uma apar?ncia opaca, a dica para deixar o toque natural ? aplicar a base com uma esponja, ao inv?s do pincel de make. Com a esponja, d? batidinhas leves com o produto, come?ando do centro para as laterais e, depois, na testa.

Dica: Para dar aquele "glow" natural desse tipo de make, vale acrescentar algumas gotas de iluminador e mistur?-lo ? base. Se o seu iluminador ? em bast?o ou em p?, aplique-o logo depois da base.

O corretivo: dica ? aplicar o produto apenas nas olheiras

Como a make natural leva a menor quantidade de produtos poss?vel, a dica para o corretivo ? aplic?-lo somente na ?rea dos olhos. Se voc? tem olheiras, use um corretivo amarelado ou da cor da sua pele para disfar??-las. Caso contr?rio, vale usar o corretivo apenas para iluminar a ?rea. Nesse caso, ele precisa ser levemente mais claro do que a cor da sua pele e aplicado com a t?cnica do tri?ngulo invertido.

Como fazer: deposite um pouco de corretivo abaixo dos olhos e tamb?m entre o nariz e as bochechas, desenhando um tri?ngulo invertido em forma de pontos. Esfume com um pincel l?ngua de gato pequeno, com uma esponjinha ou os dedos, em leves batidinhas.

O p? compacto: segredo para maquiagem natural ? vers?o transl?cida apenas na zona 'T'

A hora do p? compacto ? sempre uma quest?o, principalmente para quem tem a pele oleosa. Muitas n?o abrem m?o do produto com medo que a pele fique brilhosa ao longo do dia, mas, na make natural, a ideia ? fugir de qualquer aspecto "opaco". Por isso, para us?-lo com naturalidade, existem alguns truques:

1. O primeiro ? escolher um p? compacto transl?cido ao inv?s do p? com cor, para que a pele fique mais leve e n?o corra aquele risco de intensificar ou alterar a cor do rosto;

2. O segundo truque ? aplicar o p? com um pincel espec?fico para p? ao inv?s da esponjinha que costuma vir nas embalagens. Isso porque a esponja n?o esfuma t?o bem quanto um pincel, podendo deixar a pele marcada de produto.

3. Quando for aplicar, deposite o p? apenas na zona "T" do rosto - testa, nariz e queixo -, que costuma ficar mais oleosa. Assim, o produto n?o ir? tirar o "glow" natural do restante do rosto.

Reda??o: Beatriz Doblas

COMPRE O LOOK

Opa, parece que você não está logada! Por favor Ou criar uma conta.