Como passar base, corretivo e pó para uma maquiagem natural: confira as dicas e aprenda a evitar o efeito pesado na pele

Maquiagem natural: confira como usar corretamente a base, o corretivo e o pó compacto para um visual "no-makeup makeup" (Foto: Instagram @chiziduru)
Para o pó compacto, a dica é usar o produto na versão translúcida e aplicar com um pincel, ao invés de esponja, apenas na zona T, que pode ficar oleosa mais rápido (Foto: Instagram @emmachenartistry)
A base na maquiagem natural pode ser de cobertura leve a média e de acabamento matte, e a dica é aplicá-la com uma esponja ao invés do pincel, logo depois de ter hidratado a pele (Foto: Instagram @brittsully)
Maquiagem natural: confira como usar corretamente a base, o corretivo e o pó compacto para um visual "no-makeup makeup" (Foto: Instagram @chiziduru)

A maquiagem natural está cada vez mais em alta e se você quer fazer a linha "acordei linda", saiba que não é preciso deixar seus produtos de make de lado! Base, corretivo e pó compacto (alô, pele oleosa!), podem ser usados tranquilamente no estilo "no-makeup makeup". A gente sabe que, por vezes, usar todos esses produtos ao mesmo tempo pode deixar o rosto pouco natural, mas o Tudo Sobre Make preparou um guia básico de como usar cada um desses produtos para acertar a mão na maquiagem "fresh". Confira!

Antes de tudo: hidrate o rosto para evitar que a base craquele

O grande segredo da maquiagem natural é estar com uma pele lisa, uniforme e com os traços naturais em destaque, mas sem parecer que você está maquiada. E para isso, é preciso limpar e hidratar o rosto antes de aplicar a base. Isso serve para deixar a pele macia, sem risco da base craquelar - o que causa aquele famoso aspecto "rebocado". Lave o rosto com um sabonete próprio para a face e para o seu tipo de pele e, depois, use um pouquinho de creme hidratante com acabamento sequinho, para não deixar a pele oleosa.

A base: produto pode ser aplicado com esponja úmida para ficar mais natural

Pele preparada, a hora de escolher e aplicar a própria base para a maquiagem "no-makeup" também tem seus segredos. Prefira as de textura cremosa e cobertura leve à média, e como a maioria das brasileiras têm a pele mista ou oleosa, escolha as bases de acabamento matte, para cobrir as marquinhas do rosto. Mas como esse tipo de base pode deixar o rosto com uma aparência opaca, a dica para deixar o toque natural é aplicar a base com uma esponja, ao invés do pincel de make. Com a esponja, dê batidinhas leves com o produto, começando do centro para as laterais e, depois, na testa.

Dica: Para dar aquele "glow" natural desse tipo de make, vale acrescentar algumas gotas de iluminador e misturá-lo à base. Se o seu iluminador é em bastão ou em pó, aplique-o logo depois da base.

O corretivo: dica é aplicar o produto apenas nas olheiras

Como a make natural leva a menor quantidade de produtos possível, a dica para o corretivo é aplicá-lo somente na área dos olhos. Se você tem olheiras, use um corretivo amarelado ou da cor da sua pele para disfarçá-las. Caso contrário, vale usar o corretivo apenas para iluminar a área. Nesse caso, ele precisa ser levemente mais claro do que a cor da sua pele e aplicado com a técnica do triângulo invertido.

Como fazer: deposite um pouco de corretivo abaixo dos olhos e também entre o nariz e as bochechas, desenhando um triângulo invertido em forma de pontos. Esfume com um pincel língua de gato pequeno, com uma esponjinha ou os dedos, em leves batidinhas.

O pó compacto: segredo para maquiagem natural é versão translúcida apenas na zona 'T'

A hora do pó compacto é sempre uma questão, principalmente para quem tem a pele oleosa. Muitas não abrem mão do produto com medo que a pele fique brilhosa ao longo do dia, mas, na make natural, a ideia é fugir de qualquer aspecto "opaco". Por isso, para usá-lo com naturalidade, existem alguns truques:

1. O primeiro é escolher um pó compacto translúcido ao invés do pó com cor, para que a pele fique mais leve e não corra aquele risco de intensificar ou alterar a cor do rosto;

2. O segundo truque é aplicar o pó com um pincel específico para pó ao invés da esponjinha que costuma vir nas embalagens. Isso porque a esponja não esfuma tão bem quanto um pincel, podendo deixar a pele marcada de produto.

3. Quando for aplicar, deposite o pó apenas na zona "T" do rosto - testa, nariz e queixo -, que costuma ficar mais oleosa. Assim, o produto não irá tirar o "glow" natural do restante do rosto.

Redação: Beatriz Doblas