Como passar batom matte: 5 dicas para acertar na aplicação

Aprenda a passar batom matte sem errar (Foto: Instagram @katerinawilliamsxo)

O batom matte é um queridinhos das brasileiras e faz toda a diferença para deixar a make perfeita. Mas você sabe passar esse tipo de batom sem borrar?

Esse é um problema muito comum, mas com algumas dicas dá pra solucionar e fazer aquele bocão mara para a make de festa ou do dia a dia. Quer aprender como passar batom matte sem errar - e sem precisar perder horas no processo? Então vem conferir esses truques que a gente separou especialmente para você!

Hidrate os lábios antes de aplicar o batom

Para a cobertura de qualquer batom ficar perfeita, é importante manter os lábios bem hidratados. Isso é ainda mais importante com os batons matte, já que eles são mais sequinhos e podem deixar um aspecto ressecado se a sua boca não estiver bem hidratada. Por isso, além de usar um hidratante labial, vale investir em uma esfoliação na boca antes de passar o batom escolhido.

Contornar a boca ajuda a não borrar

Outro problema comum na hora de passar o batom matte é fazer o contorno certinho. Isso acontece tanto nas versões líquidas como nos batons em bala. Para evitar que o resultado fique borrado, a melhor solução é usar um lápis de boca na mesma cor do batom escolhido para fazer o contorno dos lábios. Aí, você só precisa preencher com o batom e é mais fácil conquistar o resultado perfeito.

Visualizar esta foto no Instagram.

Uma publicação compartilhada por Diana (@dianachamomile) em

Faça um “v” com o batom no arco do cupido

Fazer o desenho certinho do arco do cupido pode ser um desafio, principalmente se o batom da vez for o matte e com secagem rápida, né? Para fazer isso com perfeição, comece fazer um “v” no local com o batom, tomando cuidado para não deixá-lo muito pontudo e nem torto. Assim, você garante que o arco do cupido fique lindo.

Evite fazer muitas camadas com o batom matte

Por ser um tipo de batom que seca bem rapidinho, muitas mulheres acabam acumulando muitas camadas de batom matte na tentativa de corrigir errinhos. Embora possa parecer uma boa solução, isso pode fazer a make durar menos tempo e seus lábios podem acabar ficando craquelados. O ideal é passar o batom matte bem rapidinho e evitar usar muitas camadas.

Corrija os cantinhos borrados com demaquilante

Mesmo as mulheres mais experientes às vezes borram um pouquinho na hora de passar o batom. Quando isso acontece, não precisa limpar toda a make. Você pode usar um cotonete com demaquilante para limpar apenas os cantinhos borrados e, depois, passar um pouquinho de corretivo para cobrir as manchas. Assim, o batom matte fica perfeito.

Redação: Gabrielle Nunes

Opa, parece que você não está logada! Por favor Ou criar uma conta.