Como reaplicar o batom cremoso, líquido, glossy ou matte: veja as dicas para um retoque perfeito!

Na hora de reaplicar o batom o look nunca fica tão bom quanto da primeira vez? Então anote as dicas da matéria e fique sempre impecável! (Foto: Instagram  @eman)
O bocão vermelho precisa ser retocado com cuidado para não manchar ou borrar o visual (Foto: Instagram  @makeupshayla)
 O batom cremoso pode ser reaplicado sem muito mistério, mas o segredo é limpar os lábios antes do retoque (Foto: Instagram  @alatorreee)
Na hora de reaplicar o batom o look nunca fica tão bom quanto da primeira vez? Então anote as dicas da matéria e fique sempre impecável! (Foto: Instagram @eman)

Se o batom usado não for de longa duração, não tem jeito: retocar a cor nos lábios acaba sendo uma necessidade após comer, beber, beijar ou fazer qualquer outra atividade que retire o pigmento da boca e prejudique o look bem caprichado. Nesses momentos de emergência de beleza, para que o resultado do retoque seja tão bom quanto o da primeira aplicação, vale contar com dicas certeiras para reaplicar o batom com perfeição e garantir uma produção incrível por ainda mais tempo. Quer saber como? Continue lendo a matéria e anote alguns truques simples!

Batom cremoso, glossy ou líquido: retirar os resquícios com um papel ajuda a reavivar a cor no retoque

O primeiro mandamento para reaplicar um batom e não deixar aquela sensação de excesso ou manchas no look é retirar ao máximo a primeira camada de cor aplicada com um lenço de papel. O jeito ideal é colocar a folha entre os lábios e pressioná-los para que os restinhos do batom fiquem depositados ali - mas sem esfregar muito para não fazer nenhuma sujeira ou borrar ainda mais o visual, viu?

O motivo desse ritual é porque, em geral, o batom começa a "sumir" do meio para fora e, retocar os lábios ainda com restos do pigmento nos cantos pode deixar a boca manchada e com um degradê de cores indesejado. O que queremos, vale reforçar, é um look uniforme e impecável!

Batom matte: hidratante antes do reaplicar é o truque para eliminar pelinhas ressecadas

Já na hora de retocar um batom matte, o ritual é um pouquinho diferente: aqui, para remover aquelas camadinhas de batom que parecem pelinhas ressecadas soltando da boca, o melhor processo é começar usando um hidratante labial incolor diretamente nos lábios, para hidratá-los antes de reforçar a cor no look. Dessa maneira o visual "craquelado" vai passar bem longe do retoque e o look não vai ficar comprometido mesmo após muuuitas horas.

Corretivo ajuda a disfarçar o borrado em volta da boca para um retoque perfeito

Por fim, a dica de ouro para ter um retoque sem defeito nenhum é usar o corretivo no contorno da boca da maneira certa! Sabe quando, depois de um tempo na balada ou até mesmo no dia a dia, parece que o batom começa a borrar para além dos lábios? Pois para tirar essa manchinha no entorno da boca, basta usar um corretivo do tom da sua pele com a ajuda de um pincel mais fino e chanfrado para acertar os cantinhos - no entanto, vale tomar cuidado com a quantidade do produto para não tirar a naturalidade do visual, viu?

Redação: Raquel Caletto