Como se maquiar sem parecer maquiada: dicas para fazer a base se confundir com a pele

Preparar bem a pele e aplicar pouca base são alguns dos segredos
Preparar bem a pele e aplicar pouca base são alguns dos segredos

A beleza natural tem roubado a cena nas passarelas do mundo todo e por isso a pedida do momento é sair de casa com uma maquiagem com cara de "acordei assim". Para chegar lá é preciso saber como preparar a pele para que, ao invés de parecer estar maquiada, ela transmita a impressão de que é naturalmente perfeita. O top maquiador Tim Quinn revelou ao site "Refinery29" seus principais truques que vão desde a preparação até o acabamento, confira!

Preparação da pele é fundamental para um resultado natural

Para ter uma pele parecida com a das modelos internacionais é preciso gastar um bom tempo na preparação: "nos backstages a pele pode ser um processo de 20 ou 30 minutos enquanto a maquiagem é feita em dois minutos" diz o renomado maquiador Tim Quinn. Depois de começar com um tônico ou máscara facial, vêm várias camadas de produtos como óleos, séruns e cremes - todos espalhados em movimentos circulares e com alguns minutos de intervalos entre eles para permitir que cada um será absorvido. Tudo isso tem como objetivo deixar a pele bem hidratada para receber a maquiagem: "se você não tem hidratação adequada na pele e aplica base a pele enlouquece", conta Quinn.

Aplicar corretivo e blush antes da base traz um acabamento mais sutil

Corrigir pequenas manchas e olheiras antes usando corretivo é um passo fundamental para não exagerar na base: quem faz o contrário provavelmente vai passar mais base do que precisa para cobrir as falhas e o resultado vai ser um look artificial. O blush também pode ser passado na frente por quem deseja um resultado bem natural, como se o rubor saísse da própria pele. Mas atenção: o truque só funciona para blushs em creme, já que passar um produto em pó para depois cobrir com base líquida poderia dar muito errado.

Regule a quantidade de base e passe apenas nos lugares necessários

Tim Quinn revela que a maioria das mulheres usa mais base do que o necessário e que esse é o motivo pelo qual não conseguem naturalidade na make. O maquiador sugere aplicar apenas algumas gotas do produto no centro da face e espalhar para fora com a ajuda de uma esponja ou pincel úmidos: "isso faz o look ficar mais natural, não como se você estivesse tentando cobrir alguma coisa", diz. O profissional também revela que, ao contrário do que muita gente pensa, não é necessário passar base no rosto todo, mas apenas nas áreas que estão precisando: "é para ser perfeito, não mascarado", revela.

Finalize tirando excessos e mattificando algumas áreas

Mesmo com todos os cuidados, algumas vezes ocorrem exageros e, para tirar o excesso de base, Tim Quinn ensina um truque básico: "eu passo suavemente um pincel de pó em um hidratante simples e deslizo sobre a pele da mesma forma que eu faria com o pó. Isso tira um pouco da base e adiciona um efeito iluminado sutil", diz o profissional. Para finalizar o trabalho, é preciso aplicar um pouco de pó facial nas áreas que tendem a ficar mais oleosas durante o dia, como testa e nariz: isso vai fazer a make natural durar sem que o brilho fique excessivo.