Como substituir o primer para olhos: 4 jeitos diferentes de fixar a sombra na maquiagem

O top coat labial é um dos produtos curingas para fixar a sombra (Foto: Instagram @makeupbytreenz)
Veja em que produtos apostar para substituir o primer de olhos na hora da maquiagem (Foto: Instagram @crisurena)
Outra dica para aumentar a fixação é aplicar sombra cremosa antes de usar a versão em pó (Foto: Instagram @roxxsaurus)
O top coat labial é um dos produtos curingas para fixar a sombra (Foto: Instagram @makeupbytreenz)

Para que a sombra dure a noite toda ou para que um tom apagadinho fique mais pigmentado, aplicar um primer de olhos é o truque indicado para resolver o problema. Mas, se você não tem um em casa, a boa notícia é que dá para recorrer a outros produtinhos para deixar sua maquiagem perfeita - como o top coat labial e a própria base, por exemplo. Confira a matéria para saber mais detalhes!

1 - Top coat labial

Com o efeito vinílico em alta, o top coat labial virou um produtinho must have entre as mais antenadas com maquiagem. Aplicado puro ou por cima de um batom de outro acabamento, ele entrega um efeito glossy que deixa a cor mais viva e que ainda dá destaque aos lábios por deixar a impressão de que eles estão mais volumosos. Mas, além dessa função, o produto também pode ser um ótimo aliado para substituir o primer e ajudar a fixar a sombra.

Como usar: aplique o top coat diretamente na pálpebra - ou em todo o contorno do olho, se desejar um esfumado mais marcante - e, depois, passe a sombra de sua preferência por cima. Assim que você usar o produto, a pele vai ficar um pouco pegajosa por causa de sua textura glossy, mas não precisa se preocupar: quando a sombra for aplicada, esse aspecto molhadinho vai sumir.

2 - Corretivo

O corretivo é indispensável para quem quer uma maquiagem impecável! Além de cobrir espinhas e manchinhas pelo rosto, ele ajuda a camuflar as olheiras para que a pele fique com uma textura uniforme ao receber a base. Na falta de um primer de olhos, o produto ainda entrega mais vantagens: também funciona muito bem como um fixador de sombras!

Como usar: usando a pontinha dos dedos ou um pincel específico, passe o corretivo na pálpebra e onde mais desejar que a sombra apareça; depois, aplique o produto por cima e faça o esfumado no estilo que você gosta. Assim como acontece com o top coat labial, a duração será bem maior e a cor também ficará mais intensa.

3 - Base

Quando a ideia é deixar o batom com uma cor mais intensa e duradoura, um truque muito usado é aplicar um pouco de base nos lábios. Então, por que não fazer isso antes do esfumado? Na falta de um primer de olhos, ela também está entre as opções para aumentar a duração da sombra e deixar seu tom mais vivo.

Como usar: a aplicação é a mesma do corretivo! Usando os dedos ou um pincel, espalhe a base na pálpebra e onde mais desejar; depois, aplique a sombra e esfume bem!

4 - Sombra cremosa antes da versão em pó

Como a sombra de textura cremosa tem uma fixação impecável, outra dica é usá-la antes de aplicar a versão em pó. Além de contarem com uma aplicação superprática, elas intensificam ainda mais a cor por já preparem os olhos com o mesmo tom da sombra escolhida.

Como usar: aplique a sombra cremosa com os próprios dedos, dando pequenas batidinhas. Se surgir alguma marcação indesejada, é só usar um pincel fofinho e esfumar fazendo movimentos de "vai-e-vem". Feito isso, é só usar a sombra em pó que você escolheu e pronto!

Redação: Nívia Passos