Como transformar um batom cremoso em matte e vice-versa? Especialista ensina truques para mudar a textura

Aprenda truques para transformar um batom cremoso em matte e vice-versa
Aprenda truques para transformar um batom cremoso em matte e vice-versa

Não é sempre que uma cor maravilhosa garante que aquele batom vai cair bem na maquiagem. Às vezes a tonalidade certa aparece na textura errada, mas sempre existe um jeito de resolver o problema. O maquiador Guilherme Camilo, que tem anos de experiência com os pincéis, ensina a transformar um batom cremoso em matte e vice-versa. Isso sem falar naquele batom cintilante que também pode ter seu brilho amenizado, confira as dicas!

Aprenda a deixar um batom cremoso com a mesma textura sequinha do matte

O acabamento mattificado está em alta há algum tempo e deixa os lábios com um aspecto sequinho mantendo toda a atenção apenas na cor. O mesmo não acontece com os batons de textura cremosa, que exibem um leve brilho nos lábios. Para transformar um produto cremoso em matte, Guilherme ensina: "depois de passar o batom, finalize com um pó translúcido, que vai secar, mas não vai mudar a cor", conta. Segundo o maquiador, a aplicação do pó deve ser feita preferencialmente com uma esponja, mas também funciona com um pincel. Caso fique algum excesso de pó nos lábios, o profissional aconselha: "pegue um pouco do batom com o dedo e devolva cor para os lábios dando leves batidinhas", diz.

Maquiador ensina a dar uma aparência mais natural e hidratada ao batom matte

Conhecido por deixar um acabamento bem sequinho nos lábios, o batom matte também pode tirar um pouco da naturalidade da boca. Quem gosta de uma aparência mais hidratada, mas não quer abrir mão de uma cor que só existe na versão mattificada, pode seguir o conselho de Guilherme: "passe o batom normalmente e depois aplique um pouco de hidratante labial por cima usando a ponta dos dedos", ensina o expert, que ainda diz que o truque também pode ser feito com gloss por quem gosta de um efeito mais molhado.

Batons cintilantes podem ficar mais discretos através de misturinhas

Nem todo momento pede brilho nos lábios, mas às vezes a cor de um batom cintilante é tudo o que falta para completar um look. Nessas horas Guilherme diz que não é possível eliminar as partículas cintilantes por completo, mas que dá para amenizar um pouco o brilho: "o que pode ser feito é misturar texturas. Escolha um batom matte de tonalidade parecida e faça um mix", aconselha.