Como transformar um batom matte ou cremoso com o efeito vinílico: confira as dicas e aprenda!

Para modificar a textura dos batons, a dica é aplicar uma camada do top coat labial (Foto: Instagram @maybelline)
Saiba como transformar o batom cremoso ou matte com o efeito vinílico! (Foto: Instagram @sharifaeasmin)
Além de deixar batons escuros e coloridos ainda mais intensos, o top coat labial também pode ser usado sozinho ou com o discreto nude (Foto: Instagram @curlsfothegirls)
Para modificar a textura dos batons, a dica é aplicar uma camada do top coat labial (Foto: Instagram @maybelline)

As mais antenadas no mundo da maquiagem já sabem: o efeito vinílico é a tendência da vez para os lábios! Depois do reinado absoluto do batom matte, com seu acabamento super seco e sofisticado, chegou a hora de apostar no estilo wet para deixar a boca supervolumosa e com uma cor mais viva. Quer aderir à moda e transformar seu batom sequinho ou cremoso com o brilho extra desse estilo laqueado? Descubra o que fazer!

Top coat labial é o segredo para deixar qualquer batom com o efeito vinílico

Parecido com o gloss, mas com um efeito ainda mais espelhado, o acabamento vinílico parece ter vindo para ficar! Além de se destacar entre as it-girls do Instagram, várias estrelas também já aderiram ao estilo glam para completar seus looks impecáveis dos red carpets.

Se você também já se apaixonou pela tendência, a boa notícia é que dá para deixar os tradicionais batom matte e cremoso com esse efeito laqueado recorrendo a um produtinho curinga e super prático: o top coat labial! Incolor e com alta duração, ele garante lábios volumosos e realça qualquer tom - do nude ao vermelho - com uma simples camada.

Passo a passo para transformar o batom matte ou cremoso:

Para incrementar qualquer batom com o efeito wet, não tem mistério: basta aplicar uma camada do top coat labial para ver a transformação instantânea! Mas, como os lábios são os protagonistas nesse tipo de maquiagem, vale seguir algumas dicas para garantir um acabamento impecável. Confira o passo a passo da aplicação para não ter nenhuma dúvida:

1 - Faça uma esfoliação nos lábios para que nenhuma pelinha atrapalhe o acabamento do batom. Ninguém quer que esses farelinhos desagradáveis fiquem grudando no efeito molhado do top coat, certo?

2 - Feito isso, aplique um hidratante labial;

3 - Escolha o batom cremoso ou matte de sua preferência. Nude, vermelho, roxo... Tanto faz - o efeito vinílico fica ótimo comm qualquer tom e pode até ser usado sozinho! Para não errar, é só levar em conta que tipo de maquiagem você deseja para o dia, a ocasião e, claro, o seu estilo.

4 - Para garantir um contorno bem certinho, use um lápis da mesma cor do batom para fazer o desenho dos lábios. É bem simples: comece fazendo um "x" no arco do cupido e, depois, contorne as extremidades. Se desejar uma cor duradoura e mais intensa, você também pode pintar toda a boca com o produto;

5 - Com o contorno feito, é só aplicar o batom matte ou cremoso de sua preferência. Se você já tiver usado um batom em lápis na etapa anterior e não desejar mais nenhum outro reforço por cima dele, pode ignorar esse passo e partir para o próximo;

6 - Agora, é hora de aplicar o top coat! Para não correr o risco de exagerar na quantidade, a dica é aplicar o produto por cima do batom usando a pontinha de um dos dedos;

7 - Pronto: seu batom matte ou cremoso ganhou todo o glamour do efeito vinílico!

Redação: Nívia Passos