Contorno facial: descubra como fazer a técnica com o tom certo para cada tipo de pele!

O tom de pele influencia no tom usado para os produtos usados no contorno facial para cada mulher (Foto: Instagram  @eman)
A ideia é usar tons escuros e claros que combinem com a tonalidade de cada pele no contorno facial para o verão (Foto: Instagram  @matiamubysofia)
O iluminador deve ser escolhido de acordo com o tom de pele de cada mulher. Saiba as dicas na matéria (Foto: Instagram  @sheriivxi)
O tom de pele influencia no tom usado para os produtos usados no contorno facial para cada mulher (Foto: Instagram @eman)

Deixar a pele iluminada e contornada do jeito certo na maquiagem de festa ou até mesmo do dia a dia não é bem um makeup challenge, mas exige um pouquinho de atenção: uma vez que o tom adequado para contorno facial muda de acordo com o tipo de pele, é importante saber escolher as cores de iluminador, pó bronzeador e blush que correspondam exatamente ao rosto moreno, clarinho ou negro - tudo para que o resultado final seja o mais natural possível! Quer saber como escolher os produtos da cor certa para você? Veja as dicas e arrase no contour daqui pra frente!

Dois tons abaixos e dois tons acima é a regrinha de ouro do contorno facial

Na hora de escolher as tonalidades certas para criar o contorno no rosto, a dica é usar a teoria dos dois tons. Na regrinha, basta considerar que as sombras devem ser feitas com um produto dois tons acima do seu tom natural e as luzes sempre com um produto dois tons abaixo do seu normal. Seguindo essa lógica você foge da aparência marcada e pouco natural, deixando apenas um aspecto leve e realçado nas áreas que deseja contornar. Simples e sem erro!

Mas e o blush? Também escolhido de acordo com o tom de pele, a regrinha para a cor de blush que mais combina com o rosto de cada mulher varia de um jeito diferente. Para saber como, é só clicar aqui e descobrir!

Subtom dos produtos deve acompanhar a cor de fundo da pele

Outro conselho na hora de escolher os produtos de make compatíveis com o seu tipo de pele é observar o subtom presente na pele em cada um dos itens usados. Isso é importante porque mesmo que eles sejam dois tons mais escuros ou mais claros, pós bronzeadores, iluminadores e corretivos podem ter tons de fundo rosados ou amarelados - e a escolha deve ser sempre condizente com o subtom da pele de cada um.

Como descobrir: para saber qual é a nuance do produto, basta analisar seu acabamento à luz do dia - mas para saber se a sua pele é quente ou fria, basta analisar a cor das veias da pele: se forem de tom esverdeado, a pele tem o tom de fundo amarelado; se forem azuladas, o subtom da pele é rosado.

Contorno strobing só com o iluminador é uma boa pedida para o visual de verão

Já para quem quiser entrar na onda das makes mais naturais que são tendência para o verão, investir no strobing é a melhor saída! No entanto, na hora de escolher o iluminador para por a técnica em prática, muita atenção: pessoas com tons de pele mais escuros devem apostar nos tons dourados para realçar o rosto enquanto mulheres mais clarinhas podem se jogar nos tons de champange e rosados.

Redação: Raquel Carletto