Contorno para o inverno 2017: confira o que muda na técnica e saiba os detalhes para arrasar na maquiagem dos dias frios

O contorno continua em alto no inverno 2017 e aparece com tons mais opacos (Foto: @iluvsarahii)
O contorno continua em alto no inverno 2017 e aparece com tons mais opacos (Foto: @iluvsarahii)
A pele com contorno leve é a tendência para este inverno! Conheça mais sobre a trend e saiba como deixar a make impecável (Foto: Instagram  @danielalopezosorio)
A pele com contorno leve é a tendência para este inverno! Conheça mais sobre a trend e saiba como deixar a make impecável (Foto: Instagram @danielalopezosorio)
As sombras leves no nariz e na lateral do rosto são perfeitas para o look do dia (Foto: Instagram  @lipstickncurls)
As sombras leves no nariz e na lateral do rosto são perfeitas para o look do dia (Foto: Instagram @lipstickncurls)
O pó bronzeador usado na lateral do rosto, embaixo das bochechas, é o que dá o toque de rosto afinado e bem valorizado (Foto: Instagram  @madeleineschoen)
O pó bronzeador usado na lateral do rosto, embaixo das bochechas, é o que dá o toque de rosto afinado e bem valorizado (Foto: Instagram @madeleineschoen)
O iluminador bem destacado nas têmporas também é tendência para a estação mais fria (Foto: Instagram  @makeupbytreenz)
O iluminador bem destacado nas têmporas também é tendência para a estação mais fria (Foto: Instagram @makeupbytreenz)
A tendência 'no makeup' está de volta - e com tudo! É por isso que as makes mais naturais estão super em alta (Foto: Instagram  @arnell.armon)
A tendência 'no makeup' está de volta - e com tudo! É por isso que as makes mais naturais estão super em alta (Foto: Instagram @arnell.armon)
Os pontos contornados na make noturna são os mesmos, mas agora a ideia é deixar um ar mais leve e sutil na produção (Foto: Instagram  @nazaninkavari)
Os pontos contornados na make noturna são os mesmos, mas agora a ideia é deixar um ar mais leve e sutil na produção (Foto: Instagram @nazaninkavari)
A cor nas bochechas ajuda a entregar um look com ar de saúde no visual (Foto: Instagram  @cassersemis)
A cor nas bochechas ajuda a entregar um look com ar de saúde no visual (Foto: Instagram @cassersemis)
Até mesmo nas maquiagens para o dia é possível fazer um contorno bem delicado e caprichado (Foto: Instagram  @makeupbygriselda)
Até mesmo nas maquiagens para o dia é possível fazer um contorno bem delicado e caprichado (Foto: Instagram @makeupbygriselda)
A make toda clarinha e bem destacada com o iluminador também é aposta para produções simples de inverno (Foto: Instagram @sophia_mitch)
A make toda clarinha e bem destacada com o iluminador também é aposta para produções simples de inverno (Foto: Instagram @sophia_mitch)
A testa, ponta do nariz e arco do cupido são os locais que devem ser iluminados com o glow certo na make (Foto: Instagram  @symphanisoto)
A testa, ponta do nariz e arco do cupido são os locais que devem ser iluminados com o glow certo na make (Foto: Instagram @symphanisoto)

Quem pensa que todo contorno facial é igual está muito enganada, viu? Apesar da técnica mais famosa ser aquela bem marcada criando o efeito de sombras no rosto, a novidade é que a maquiagem contour tendência para esse inverno vem com uma pegada bem mais sutil e diferente em alguns detalhes - tudo para entrar na onda de make caprichada e natural que está voltando com força dos anos 1990! Agora, para saber o que muda na intensidade e acabamento do blush, pó bronzeador e iluminador usados para o contorno perfeito, continue lendo a matéria e pegue todas as dicas!

Produções de inverno vem com traços menos marcados no contorno facial

Embora um rosto bem esculpido e contornado tenha sido o mais usado por um bom tempo nas maquiagens, as antenadas provavelmente já notaram que as produções das fashionistas e blogueiras do Instagram estão um pouquinho mais leves. É que, nesse inverno, dividindo espaço com o estilo Kardashian de afinar o nariz e destacar a face, o contorno menos intenso e mais harmonizado tem sido o preferido para as makes de qualquer ocasião, seja um programa informal com amigos ou evento super chique.

Acabamento mais opaco do blush se equilibra com o brilho do iluminador na maquiagem para a estação

Sobre a textura e o acabamento do contorno que é a cara desse inverno, vale lembrar que o blush e pó bronzeador com efeito mais opaco é o preferido para deixar o rosto bem sóbrio e valorizado na maquiagem. Porém, não esquecendo da tendência de pele iluminada para aquele ar de saúde que todas nós amamos, o outro item de make que não pode ficar de fora é o iluminador em pontos estratégicos da produção. Ele é o responsável por trazer o glow certo aos locais do rosto em que o sol ilumina naturalmente, como as têmporas, o 'C' em volta do olhos, a pontinha do nariz e o arco do cupido, na curvinha de cima da boca.

Técnica 'strobing' é opção discreta enquanto contorno tradicional leve segue em alta para makes noturnas

Agora, mesmo que o contorno leve seja regra geral para o dia e para a noite, é possível fazer algumas adaptações e dar um toque diferente e charmoso nesses dois períodos. De manhã, para o look do trabalho, faculdade ou escola, vale investir no contorno feito só com iluminador da técnica "strobing", ou inserir o BB cream na produção e optar pelo "non-touring", por exemplo.

Já para a noite, a dica é apostar no contorno clássico bem de leve, com o rosinha de leve nas bochechas, marrom sutil na lateral do rosto e em volta do nariz, e o iluminador caprichado nas têmporas. Para saber todos os detalhes de uma maquiagem completa e bem feita com esses três itens, clique aqui e veja um passo a passo certeiro!

Redação: Raquel Carletto