Creme para as mãos e álcool em gel podem fazer o esmalte durar menos?

Conheça o efeito de cada produto e faça o esmalte durar por mais tempo
Conheça o efeito de cada produto e faça o esmalte durar por mais tempo

Um dos maiores desejos do universo feminino é ter unhas feitas que durem ao menos uma semana sem lascar ou perder o brilho. Quem costuma higienizar as mãos com álcool em gel ou tem sempre na bolsa um creme hidratante para essa área, costuma ter dúvidas se esse tipo de produto pode influenciar na preservação do esmalte. Saiba o que cada um deles pode causar e conserve a beleza dos dedos por mais tempo.

Álcool em gel facilita as lascas e a perda do brilho

Higienizar as mãos é um hábito necessário durante o dia a dia, mas quem costuma utilizar álcool em gel para essa função já deve ter notado que o esmalte não dura muito tempo. Isso acontece porque o álcool resseca a área deixando-o mais suscetível às lascas. Outro problema relacionado ao produto é a perda quase que imediata do brilho: os elementos que deixam a unha lustrosa são delicados e se abalam facilmente com a forte ação da substância. Para manter a região sempre higienizada, prefira a técnica tradicional da lavagem com água, mas escolha um sabonete neutro para que a química presente nos outros não cause esses mesmos problemas.

Creme para as mãos ajuda a manter o visual de unha feita por mais tempo

Ao contrário do álcool, os cremes para a mão têm a função de hidratar a área e ainda podem conter ativos como queratina e cálcio que ajudam no fortalecimento das unhas. Eles ainda ajudam a manter as cutículas com uma aparência saudável e, como deixam toda a mão mais bonita, acabam prolongando o visual de unha feita por mais tempo. Alguns produtos carregam na embalagem o aviso para não usá-los no mesmo dia da esmaltação sob o risco de interferir no brilho, mas após esse período - quando o esmalte estiver completamente seco - o caminho está liberado.

O único cuidado necessário no uso de cremes para as mãos está na hora de fazer as unhas. Passar um pouco do produto antes para deixar as cutículas mais hidratadas é até bom, mas ele precisa ser completamente removido quando chegar a hora da esmaltação. A oleosidade contida no creme impede que o esmalte conquiste uma aderência satisfatória, o que pode resultar em unhas descascando antes do tempo desejado. Para evitar o problema, limpe bem a área com a ajuda de uma toalha ou lave com água e sabonete neutro.