Cremoso, matte, líquido ou gloss: saiba a maneira ideal de aplicar cada tipo de batom

Confira dicas para não errar na hora de aplicar todos os tipos de batom
Confira dicas para não errar na hora de aplicar todos os tipos de batom

Após um longo período de predominância da beleza natural, os batons coloridos, como o vermelho e o rosa, estão de volta com força total. Ocupando as passarelas de grifes como Burberry Prorsum, Missoni, Zac Posen e Topshop original, os tons apareceram com diferentes texturas e acabamentos, provando que as próximas temporadas de moda vão abrir espaço para todos os estilos. Para não correr o risco de errar na aplicação, confira dicas da melhor forma de aplicar cada tipo de batom.

Lápis labial pode servir como batom

Mesmo que reserve ainda algum preconceito, lembrando os lábios volumosos e super marcados com batom cintilante dos anos 1990, o lápis labial pode ser sim um grande aliado de beleza. Se a ideia for conquistar uma boca mais exuberante, como a de Kylie Jenner, vale apostar no lápis para criar o contorno, ultrapassando levemente a linha dos lábios, e em seguida completar com o batom escolhido. O produto pode servir ainda como fixador, aplicado antes da tonalidade escolhida para aumentar a duração do batom nos lábios. Porém, se a intenção for desfilar lábios nude, o lápis pode substituir o cosmético e entrar na lista de produtinhos multifuncionais. Basta criar o contorno dos lábios e em seguida preencher com o próprio bastão do produto o centro da boca, sempre posicionando-o lateralmente.

Batom em bastão pode ser aplicado direto nos lábios

A versão mais clássica de todos os batons, o produto em bastão pode ser aplicado diretamente da bala, para que assim não perca a pigmentação ideal. Para aumentar a fixação, vale começar a make dos lábios com uma base e em seguida criar o contorno da boca com a ajuda de um lápis labial. "Para batons matte muito secos, a melhor aplicação é direta da própria bala. Já os batons muito cremosos eu sempre uso lápis para segurar e não escorrer", afirmou a maquiadora Carla Barraqui, sócia do Salão Majestic.

Para aplicar o batom, seja ele cremoso ou matte, comece criando um x com o própria bala do produto para marcar o arco do cupido. Depois basta preencher o restante dos lábios e finalizar dando leves batidinhas com o dedo, para deixar o efeito mais natural e evitar que o cosmético se acumule em alguma área.

Produto líquido tem melhor resultado quando aplicado com os dedos

Já quando a escolha é o batom líquido, a melhor opção é apostar na ponta dos dedos para manusear o produto. O ideal é aplicá-lo no centro dos lábios e espalhar em direção aos cantinhos com leves batidinhas. Para os produtos de secagem rápida, no entanto, não deve-se apertar os lábios superiores contra os inferiores, para evitar que o efeito não fique uniforme. "Após aplicar o batom líquido, o ideal é esperar com lábios entre abertos ele secar", ensinou a maquiadora Carla Barraqui.

Gloss labial pode ser aplicado com pincel

Sucesso absoluto nos anos 1990, o gloss promete voltar com tudo nas próximas temporadas de moda e, por isso, merecem uma atenção especial para sua aplicação. O produto ganha um efeito mais perfeito quando espalhado com a ajuda de um pincel, que pode ser o que já vem no produto ou um específico. O ideal é começar depositando o produto no centro dos lábios inferiores e espalhar para os cantinhos. "É importante depositar sempre apenas no meio dos lábios. Se aplicar em todo o lábio, o batom pode escorrer", explicou a make-up artist Carla Barraqui. Para os superiores, basta friccionar os lábios para deixar o gloss uniforme.