Cromoterapia: saiba como usar as cores na sua maquiagem e entenda melhor sobre a terapia

O batom vermelho garante um toque mais poderoso na maquiagem e, aliado a cromoterapia, ainda pode ajudar funcionar como um estimulante (Foto: Instagram @rachleary  )
Saiba mais sobre cromoterapia e veja como usar as cores ao seu favor na hora de fazer a maquiagem! (Foto: Instagram @maybelline)
O azul é uma cor que transmite tranquilidade e, quando aparece no delineado, ainda deixa o look mais moderninho (Foto: Instagram @katiejanehughes)
O batom vermelho garante um toque mais poderoso na maquiagem e, aliado a cromoterapia, ainda pode ajudar funcionar como um estimulante (Foto: Instagram @rachleary)

Você sabia que é possível usar a cromoterapia na maquiagem? Muito utilizada no passado na Grécia e no Egito Antigo, esse tratamento terapêutico faz uso das cores para garantir equilíbrio entre corpo, mente e emoção. Nela, como a ideia principal indica que cada cor é capaz de atuar em um certo centro de energia, dá até para aproveitar os benefícios de cada uma para usar a maquiagem a seu favor - como um batom vermelho nos lábios para um efeito estimulante ou uma sombra azul para ficar em um mood mais tranquilo, por exemplo. Ficou curiosa com a possibilidade? Saiba mais detalhes!

Cromoterapia aproveita as cores para tratar desequilíbrios no corpo

Antes de começar a ver como usar a terapia das cores na maquiagem, nada melhor que saber um pouquinho sobre como funciona essa técnica e como ela pode ser útil. Vamos lá?

Para muitas pessoas que só conhecem a cromoterapia de nome, ela não passa de um papo esotérico. No entanto, esse procedimento que trabalha com as cores para garantir equilíbrio emocional e físico é reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) desde 1976, e costuma ser usada como um recurso extra no tratamento de alguns pacientes.

Fazendo uso do rosa e das sete cores do arco-íris - vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta -, seu objetivo é atuar em determinados centros de energia do corpo - conhecidos como chakras - para reequilibrar tudo o que está fora de ordem. Dessa forma, através de diferentes técnicas com os tons certos, é possível controlar problemas emocionais, como ansiedade e depressão, e até complicações físicas.

Roupa e maquiagem podem ser usadas a favor da cromoterapia

Nas sessões de cromoterapia, o paciente fica deitado ou sentado enquanto as cores começam a ser trabalhadas sobre ele através de um banho de luz. Mas, além dessas técnicas específicas feitas com um profissional, o paciente também pode ser orientado sobre como usar ou excluir determinadas tonalidades no seu dia a dia - como na hora de escolher as roupas, por exemplo, ou pensar na maquiagem.

Quer usar a make a seu favor? Veja os benefícios de cada cor:

Vermelho: Por ser estimulante, a cor pode ser usada em benefício de quem sofre com problemas de depressão e ainda impulsiona novas conquistas. Além disso, também tem propriedades que ajudam a circulação do sangue e até os nervos. Então, se estiver em busca de equilíbrio em uma dessas áreas, se jogue no batom vermelho!

Verde: Como tem propriedades calmantes, o verde é ótimo para quem tem problemas com negatividade por conferir mais equilíbrio. Já em relação ao físico, tem a ver com o chakra cardíaco. Se identificou? Lembre do tom na hora de escolher a sombra ou apostar em um delineado mais moderninho.

Violeta: Você sabia que o violeta é considerado uma cor que tem conexão com o mundo espiritual? Por isso, na cromoterapia, ele é muito usado para proporcionar uma melhor relação entre o emocional e as crenças. Assim, se desejar essa consequência, turbine a terapia das cores providenciando um batom com essa tonalidade.

Laranja: É a cor ideal para quem está precisando de boas vibrações e uma nova energia depois de situações estressantes; já fora do emocional, é usada para estimular o sistema respiratório e até aliviar caibrãs. Moderninho e cheio de estilo, o batom laranja pode ser um bom aliado nesse caso!

Azul: A cor é conhecida por atuar no sistema nervoso central por contar com propriedades calmantes e suavizantes. Do lado físico, auxilia o sistema respiratório; enquanto, no emocional, traz mais relaxamento. Quer adicionar a cor na maquiagem para completar a terapia? Aposte em delineados e sombras com esse tom! Ou, se desejar um look mais ousado, invista em um batom moderninho com essa tonalidade.

Anil: Assim como o azul, o anil também atua no sistema nervoso central e traz propriedades calmantes. Além disso, também é ótimo para controlar os batimentos cardíacos, a pressão sanguínea e trazer paz mental. Para usar na maquiagem, a dica é fazer um esfumado colorido com esse tom!

Amarelo: Tem quem não goste de amarelo em nada do look... Mas você sabia que essa cor é ótima para ajudar quem não se considera uma pessoa com muito controle, além de favorecer o coração e o sistema circulatório? Por isso, para seguir a vibe da terapia das cores, use o tom para fazer um delineado moderninho e diferente.

Rosa: Para fechar a lista das cores que são usadas na cromoterapia, vem o rosa! Ele é ótima para os nervos e, inclusive, turbina o efeito de todas as demais tonalidades. Para usar na maquiagem, você pode apostar em um batom pink poderoso ou seguir a tendência do rosinha monocromático.

Redação: Nívia Passos