Cuidado com a pele no inverno: saiba o que colocar e o que tirar na maquiagem

 A pele precisa de alguns cuidados extras durante o inverno. Vem ver quais são! (Foto: Instagram@rocioccamacho)
Hidratante facial e protetor solar não podem sair da rotina no inverno (Foto: Instagram @dennydaily)
O inverno também é a época perfeita para iniciar os seus tratamentos estéticos (Foto: Instagram @jordansimek)

A pele precisa de alguns cuidados extras durante o inverno. Vem ver quais são! (Foto: Instagram@rocioccamacho)

Quando a temperatura começa a cair, é a hora de tirar os looks de inverno do armário e começar a abusar das maquiagens com tons mais frios - como aquele batom vinho que a gente ama ou a sombra escura que você já estava ansiosa pra usar, né?

Mas além de trocar as cores da sua make, o momento também pede alguns novos produtos na sua nécessaire de cuidados com a pele. O hidratante ganha o papel de protagonista e os cosméticos cremosos ocupam o espaço que antes era dos mattes.

Quer saber o que colocar e o que tirar na sua make e pré-make no inverno? A dermatologista Renata Sampaio, membro-efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e responsável pelo Instituto da Pelle, contou tudo pra gente. Vem ver!

Hidratação é o primeiro passo no cuidado com a pele no inverno

Seja antes de começar aquela make POWER de festa ou só antes de colocar o pijama e partir pra cama, o hidratante é sempre o primeiro passo nos cuidados com a pele durante o inverno. Isso porque, os dias mais frios deixam a pele sem aquele brilho natural que a gente adora. "O clima seco do inverno, combinado com o frio, diminui a oleosidade natural da pele, deixando-a esbranquiçada, sem viço e com efeito craquelado", explica a dermatologista.

A solução? Usar e abusar dos hidratantes faciais, até mesmo nas peles oleosas. Mas além deles, a médica Renata Sampaio deixa um alerta: não esquecer dos lábios! Para eles, a dica é deixar um lip balm com agentes hidratantes na bolsa, para evitar que a boca comece a ressecar e cause fissuras. "Além disso, é muito importante evitar umedecer os lábios com a saliva, já que ela piora o ressecamento", alerta a médica.

Dica bônus: de nada vai adiantar hidratar a pele por fora e esquecer de cuidar do corpo por dentro, ok? "Nesse período, é comum as pessoas esquecerem de beber água. Mas, é preciso entender que a hidratação começa de dentro para fora. Por isso, é importante ingerir de 1,5 a 2L por dia", ressalta a dermatologista.

Não esqueça da proteção solar

Com os dias de clima mais frio do inverno, dá pra pular o protetor solar, certo? Errado! Mesmo quando o sol não aparece, os raios solares continuam chegando à superfície terrestre, então para manter a pele saudável e protegida, a dica é usar o filtro logo depois do seu hidratante e reaplicá-lo cerca de 3 vezes ao dia.

3 trocas de produtos para fazer na make

Depois de preparar a pele com o seu hidrante e protetor solar preferidos, é dada a largada para a make! Mas nada de continuar copiando a maquiagem usada durante o verão não, viu? Algumas troquinhas fáceis vão te ajudar a deixar a produção ainda mais bonita e com um ar saudável que é #desejo.

1) BB Cream entra no lugar da base matte: se no verão é a base com cobertura matte e bem sequinha que ganha nosso coração, no inverno o BB Cream - que une também a função hidratante na fórmula - é quem vai ser o preferido para uniformizar a pele. Ele, além de sumir de vez com as marquinhas, vai espalhar mais fácil no rosto e deixar uma sensação agradável e viçosa durante todo o dia.

2) Batom líquido entra no lugar do matte: assim como na pele, os produtinhos matte também começam a perder espaço para os cremosos no inverno. Mas, se você faz parte do time de apaixonadas por lábios sequinhos, o truque é se jogar na versão matte líquida, que vai espalhar mais fácil e ajudar a hidratar a boca.

3) Iluminador e contorno cremosos entram no lugar dos em pó: já na hora de finalizar a pele com um contorno a la Kardashian, a troca mágica é incluir alguns produtos cremosos - como o iluminador. Eles vão deixar a pele com um viço extra que é perfeito para essa época mais fria.

3 tratamentos estéticos para começar já!

Quer uma boa notícia para amar ainda mais o inverno? A estação é perfeita para começar novos tratamentos estéticos para a pele do rosto, como o peeling, o laser fracionado e as hidratações injetáveis. A dermatologista Renata Sampaio contou pra gente como cada um funciona:

- Peeling: "Os peelings ajudam a retardar o envelhecimento cutâneo e clarear manchas adquiridas no verão".

- Laser fracionado: "Os lasers estimulam a produção de colágeno novo, diminuindo a flacidez e a aparência de rugas nos olhos e ao redor dos lábios, por exemplo".

- Hidratações injetáveis: "O ácido hialurônico é aplicado na derme, onde estão localizadas as fibras elásticas. O tratamento promove uma hidratação profunda, renovando o viço e a textura perdida com o tempo".

Redação: Marina Nardino