Cuidados com as unhas: entenda para que serve a borracha protetora do alicate de cutículas

Borracha protetora do alicate ajuda a dar mais precisão na hora de remover as cutículas (Foto: Shutterstock)
A proteção de latex pode aparecer na ponta e no cabo do alicate, formando um arco (Foto: Shutterstock)
Borracha protetora do alicate ajuda a dar mais precisão na hora de remover as cutículas (Foto: Shutterstock)

Uma novidade no mundo das unhas está gerando algumas dúvidas para quem tem o hábito de fazer a própria manicure. A borrachinha que protege o alicate, conhecida também como protetor de latex, é um instrumento que facilita a cutilação e promete deixar a manicure mais prática e também com maior precisão. Para tirar as dúvidas sobre esse novo acessório, a manicure Mônica Cunha contou qual a função do protetor e quais os benefícios do seu uso. Confira!

Para que serve o protetor de alicate?

A manicure conta que a principal função do protetor, que geralmente é feito com o material de latex, é proteger a ponta do alicate, que precisa estar bem afiada para não ferir as cutículas. "Toda manicure sabe que uma ponta afiada e reta faz o corte perfeito da cutícula e por isso deve ser conservada", afirma a especialista Mônica Cunha.

Porém, além da proteção da pontinha do alicate, o acessório de borracha também pode surgir no cabo do instrumento, criando um formato de arco. Nesse caso, o protetor aparece como o melhor amigo das manicures para evitar cortes na mão e ainda fazer o alicate durar muito mais tempo. "O protetor confere um maior conforto no manuseio do alicate, aliviando a pressão que a mola faz ao fecharmos a mão na hora do corte. A importância de usar essa proteção será de diminuir a pressão durante o movimento de fechar a mão, podendo assim amenizar os danos nos tendões pelo esforço repetitivo", esclarece.

Protetor também faz o alicate durar mais tempo

Apesar de ser mais usado pelas manicures, para quem cuida das próprias unhas com frequência, o acessório também é uma ótima ajuda: "O protetor funciona como um apoio para que a cutilação seja mais prática e rápida. Por isso, torna o processo de fazer as unhas mais dinâmico, menos cansativo e também prolonga a vida útil do alicate, já que o instrumento protege a sua ponta contra o amasso e ajuda a renovar o efeito de mola do alicate", explica a manicure Mônica Cunha.

Descubra como usar o protetor de alicate:

A manicure Mônica Cunha também indicou a melhor forma de usar o acessório, que pode parecer um pouco peculiar nos primeiros olhares. "O protetor deve ser colocado unindo os dois lados do alicate, fazendo movimento de fechar para cortar a cutícula. Depois, ao abrir a mão levemente, o volta com menos pressão ao estado de aberto!", ensica a manicure.