Dedo ou pincel: qual a melhor forma de aplicar maquiagem?

Pinc?is garantem um acabamento mais preciso ? maquiagem, j? os dedos s?o indicados para produtos cremosos

A maquiagem oferece tantas op??es de texturas e acabamentos, que ?s vezes ? dif?cil escolher qual o melhor m?todo de aplica??o para cada tipo de produto: dedos ou pinc?is. Mas n?o h? certo ou errado, a escolha ? pessoal e varia conforme o gosto de cada um. Entretanto, vale a pena priorizar determinada ferramenta para cada fun??o. Com algumas dicas e truques, n?o h? como errar.

Pinc?is garantem acabamento mais preciso

O pincel ? a ferramenta mais apropriada para aplicar maquiagem, pois garante um acabamento bem feito. "? a melhor maneira de fazer uma finaliza??o bonita em todo o rosto, como um degrad? ou um esfumado, sem deixar marca??es na maquiagem. Outra vantagem ? que ajuda a economizar produto, al?m de ser mais higi?nico. O pincel s? n?o ? indicado para sombras com part?culas de brilho, que acabam sendo varridas, ou para maquiagem cremosa", explica a maquiadora Isa Costa.

Existem diversos tipos de pinc?is, em variados tamanhos, com diferentes finalidades e destinados a determinadas ?reas do rosto, espec?ficos para cada produto ou efeito, mas n?o ? necess?rio possuir um de cada forma. Vale mais a pena apostar em ferramentas de qualidade, que v?o durar bastante tempo, e qwue tenham m?ltiplas fun??es, j? que o pincel pode ser utilizado na pele, nos olhos e na boca, mas ? importante conhecer para o que cada um serve. "Os pinc?is s?o a melhor op??o para qualquer regi?o do rosto, pois d?o um resultado mais uniforme ? pele. J? os dedos podem deixar o resultado final mais pesado", acredita Ronaldo Alonso, hairstylist do sal?o Bel?ssima Beauty.

Dedos s?o a melhor op??o para maquiagem cremosa

Exceto pelo p? solto ou compacto, algumas consist?ncias de maquiagem s?o melhor aplicadas com os dedos. "? mais f?cil aplicar maquiagem cremosa com o dedo, pois o pincel n?o consegue transferi-la para a pele direito, e, se o produto n?o for absorvido, pode formar bolinhas", afirma Isa. "Eu prefiro aplicar corretivos, batons e sombras com os dedos, pois assim consigo um melhor resultado. Fica mais f?cil depositar a quantidade certa de produto sobre a pele, sem deixar excessos", completa Wilian Xavier, maquiador e hairstylist do sal?o Single Hair & Beauty.

Os dedos s?o a ferramenta mais pr?xima na hora de aplicar o corretivo, esfumar a sombra e at? passar batom. Muitos maquiadores s?o adeptos da t?cnica, j? que o calor e o ?leo natural das m?os facilitam a aplica??o dos cosm?ticos, e cada um dos cinco dedos desempenha melhor um tipo de fun??o. O dedo mindinho alcan?a qualquer local pequeno e ? ?timo para aplicar iluminador no canto interno dos olhos. J? o anelar ? indicado para ?reas sens?veis e serve para passar corretivo nas olheiras. O dedo m?dio ? o mais forte e ? ?timo para esfumar sombra. J? para aplic?-la, a melhor op??o ? o indicador. Para tirar o excesso de batom, aposte no polegar.

Higienizar m?os e ferramentas ? fundamental

Mas a aplica??o com os dedos tamb?m traz suas desvantagens, e al?m do acabamento n?o ficar t?o preciso, a oleosidade das m?os pode interferir tanto na make quanto na pr?pria pele. "A gordura natural do dedo pode deixar a maquiagem mais brilhosa, e tamb?m ajuda a formar espinhas e cravos no rosto", explica a maquiadora Isa. Por isso, ? necess?rio lavar bem as m?os antes de come?ar a prepara??o. Os pinc?is tamb?m n?o podem ficar de fora da limpeza. "? importante higienizar com sabonete neutro e deixar secar ao sol todas as ferramentas", ensina Wilian.

Na falta de pinc?is ou para quem n?o gosta de usar os dedos, outras op??es, como cotonetes e esponjas tamb?m s?o bons instrumentos para trabalhar. O cotonete, mais usado para limpar o excesso de maquiagem, pode servir tamb?m para esfumar a sombra ou aplicar batom. As esponjas v?m em diferentes formatos, como triangulares, redondas, ovais e losangos, e cada uma tem sua finalidade. As de l?tex s?o excelentes para espalhar produtos l?quidos, cremosos e pastosos, como base ou corretivo. J? as de espuma s?o mais voltadas para os em p?. Com tantas op??es e variedades, basta escolher sua preferida e caprichar na make.

COMPRE O LOOK

Opa, parece que você não está logada! Por favor Ou criar uma conta.